20/07/2023 às 19h13min - Atualizada em 21/07/2023 às 00h00min

Especialista fala como o consumo de vinho pode diminuir número de infartos; casos superam aumento de 150%

O sommelier Bruno Porto comentou sobre como a ingestão da bebida contribui com a saúde do coração

Dmitry Juan Silva Barreto Goes
Arquivo pessoal
Um levantamento feito pelo Instituto Nacional de Cardiologia (INC) mostrou que, de 2008 a 2022, o número de internações causadas por infarto aumentou no Brasil. Entre os pacientes do sexo masculino, o número chegou a 158% ao deixar de 5.282 para 13.645. Já entre as mulheres, a alta foi de 157% em que saltou de 1.930 para 4.973.

De acordo com o sommelier Bruno Porto, que ministra aulas em um instituto em São Paulo, o aumento dos casos de pessoas com problemas de coração tem levado ao crescimento por ações que diminuam os ataques cardíacos. Segundo ele, o conhecimento sobre as propriedades do vinho para contribuir em uma vida saudável está entre os motivos que levam os alunos a participarem das aulas.

“Embora muita gente ainda não tenha essa preocupação, tenho visto cada vez mais os alunos interessados nos temas que abordo sobre a importância do consumo do vinho em benefício à saúde. Nos últimos tempos, as pessoas passaram a se interessar pelos conteúdos que ministro durante meus cursos sobre as contribuições que a bebida traz para o coração”, explicou o especialista.

O especialista diz que entre as contribuições que o consumo da bebida pode trazer para o sistema cardiovascular está na melhora da circulação do sangue pelo corpo. “O consumo moderado do vinho promove a elevação dos níveis de HDL - conhecido popularmente como “bom colesterol”. Em alguns casos essa melhora pode ser em 12%, algo semelhante ao conquistado na prática esportiva”, comentou Bruno. “Além disso, o vinho possui um efeito antioxidante, vasodilatador e anti-agregante plaquetária”.

Por fim, o sommelier ressaltou sobre a importância de fazer o consumo consciente da bebida para não provocar um efeito reverso. “Embora estudos comprovem os benefícios do vinho para a saúde do coração, é bom sempre ressaltar que as pessoas devem ter moderação no momento de beber para que não gere danos ao coração”, completou.

 
Link
Notícias Relacionadas »