16/07/2019 às 10h26min - Atualizada em 16/07/2019 às 10h30min

Aplicativo gratuito facilita acesso aos direitos trabalhistas

Com o objetivo de auxiliar os brasileiros a terem acesso aos direitos trabalhistas, o aplicativo eSocialOk, desenvolvido pela Ponte Azul Inovação Tecnológica em parceria com o BNE - Banco Nacional de Empregos, qualifica os dados dos trabalhadores no eSocial, programa do Governo que unifica os cadastros da Caixa Econômica Federal, Previdência Social, Receita Federal e Ministério do Trabalho.

DINO
https://www.esocialok.com.br/
Homem utilizando o celular em uma fábrica.


O Decreto nº 8373/2014 instituiu o Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial), uma medida de desburocratização do Governo Federal. Esta unificação dos dados diminui de forma significativa a divergência de informações entre as quatro principais instituições (Caixa Econômica Federal, FGTS, Ministério do Trabalho e Previdência Social). O objetivo é simplificar a prestação das informações referentes às obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas.

Apesar de tamanha importância para a população, milhares de brasileiros não realizaram seu cadastro no eSocial. Para ter acesso aos direitos previdenciários e trabalhistas, todos precisam se qualificar, inclusive os familiares dos trabalhadores e os autônomos.

Foi pensando nisso que a Ponte Azul Inovação Tecnológica desenvolveu o aplicativo eSocialOk, que auxilia de forma gratuita o usuário a qualificar suas informações em apenas dois passos. 

A Ponte Azul Inovação Tecnológica, em parceria com o BNE - Banco Nacional de Empregos, lançou o aplicativo eSocialOk para ajudar os brasileiros a se qualificarem para o eSocial. Por meio dele, o usuário tem seus dados validados na Caixa Econômica Federal, Previdência Social, Receita Federal e no Ministério do Trabalho e assim passa a garantir sua participação no projeto eSocial.gov.br.

Ao final do processo, o aplicativo gera um certificado que poderá ser arquivado ou compartilhado com o departamento de Recursos Humanos da empresa contratante ou com o contador, comprovando o cumprimento dessa obrigação governamental.

O objetivo do eSocialOk é contribuir para os processos de desburocratização da nação. “A grande maioria dos trabalhadores e autônomos do Brasil prefere usar o celular do que ir aos órgãos públicos e enfrentar longas filas para usar os serviços do Governo. Agora a qualificação do eSocial está na palma da sua mão, ficou simples e rápido.”, afirma Marcelo Silva, presidente do BNE.com.br.

O aplicativo está disponível para download gratuito em celulares do sistema Android e, em breve, também para iPhone.



Website: https://www.esocialok.com.br/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Qual sua Rede Social Favorita?

47.2%
26.8%
16.3%
8.9%
0.8%