18/05/2023 às 11h55min - Atualizada em 19/05/2023 às 00h00min

De meios de pagamento a investimentos: a transformação do mercado financeiro é a transformação da forma como a sociedade lida com o dinheiro

SALA DA NOTÍCIA Daniela Nabhan
Para que as instituições financeiras sigam crescendo de forma sustentável, a contratação de parceiros com expertise para levar as melhores opções em termos de tecnologia é essencial

De acordo com pesquisa da Mastercard, 86% dos brasileiros utilizaram ao menos um meio de pagamento digital em 2021 e 78% da população utilizou mais desse tipo de operação do que dinheiro vivo.


A bancarização do Brasil acontece de forma consistente. Segundo estudo promovido pela Minsait Payments, 84% dos brasileiros já possuem conta bancária. Atualmente, o país vê crescer as opções de pagamento de compras, com grande adesão da população, que tem a tendência a aceitar inovações. O Pix, por exemplo, já é a forma de pagamento mais utilizada, aos poucos deixando para trás dinheiro e cartões de débito e crédito.

Por conta deste cenário, é importante que o setor financeiro se torne cada vez mais digital. “Para que este mercado siga crescendo de forma sustentável, a contratação de parceiros com expertise para levar as melhores opções em termos de tecnologia é essencial”, diz Osmar Balthazar Gomes, diretor de Desenvolvimento da E-Deploy Consulting. “Ter um time comprometido, com conhecimento amplo de tecnologia e que consegue atender as principais tendências do mercado deve ser um diferencial a ser levado em consideração na contratação de parceiros”.

A E-Deploy Consulting atua no setor e tem em sua carteira de clientes marcas de peso, como Cielo e Pag Seguro. Além de implementar sistemas e ser responsável pela criação e sustentação de apps, a empresa também está preparada para atender as necessidades de digitalização deste setor. “É interessante observar como o mercado financeiro foi transformado nos últimos anos. Acredito que o surgimento das fintechs e dos bancos digitais tenham sido responsáveis pelo entendimento da necessidade de mudança daqueles que já estavam estabelecidos”, explica Osmar. “Os bancos digitais atingem as faixas etárias mais jovens e acabam contribuindo para o aumento da bancarização do Brasil, já que possuem menos exigências cadastrais para abertura de contas”.

O setor, seja relacionado com o sistema bancário, seja com outros serviços – como seguros e investimentos – precisa seguir em constante transformação para atender aos anseios da sociedade pós pandemia. Realizar este tipo de atualização constantemente se utilizando somente de equipes internas pode comprometer o crescimento e a expansão para a prestação de novos serviços. Por isso, a contratação de um parceiro de tecnologia se mostra o caminho mais otimizado. “Também temos as questões de segurança, de LGPD, que devem ser colocadas como ponto prioritário quando se trata de avanço na digitalização. Quando uma instituição financeira contrata um outsourcing de TI, tem a possibilidade de estar sempre atualizado com as ferramentas mais atuais em termos de segurança. Isso deve ser levado em consideração na contratação”, afirma Osmar Gomes.

A consultoria pós-implementação também deve ser levada em consideração. A E-Deploy Consulting, por exemplo, realiza suporte em diversos níveis para que os clientes tenham garantidos o funcionamento estável de suas soluções. A empresa possui três graus de atendimento: suporte básico, no qual o problema é identificado e priorizado; suporte que realiza a resolução de possíveis problemas e atendimento realizado por profissionais especializados em segmentos específicos.

“Acreditamos que as instituições financeiras têm uma longa jornada que irá transformar não apenas seus próprios negócios, mas também a forma como a sociedade brasileira se relaciona com seus produtos e serviços. E estamos mais do que prontos para colaborar com essa mudança tão importante”, finaliza o executivo.
 
Link
Notícias Relacionadas »