21/07/2023 às 18h07min - Atualizada em 21/07/2023 às 20h00min

Espro celebra a formatura dos alunos do Programa AWS re/Start

Participantes do programa de treinamento gratuito de desenvolvimento em tecnologia de nuvem estão prontos para oportunidades de emprego em suas comunidades locais

Isaac dos Santos Toledo
www.espro.org.br
AWS re/Start

No dia 14 de julho, o Espro (Ensino Social Profissionalizante) realizou a formatura dos primeiros 24 alunos do AWS re/Start em São Paulo. O AWS re/Start é um programa de treinamento de desenvolvimento de força de trabalho que prepara indivíduos para carreiras de computação na nuvem e os conecta a potenciais empregadores. Não é necessário conhecimento prévio em tecnologia para participar. O programa é gratuito para o aprendiz e focado em ajudar indivíduos desempregados ou subempregados a iniciar uma nova carreira.

De acordo com o AWS Global Digital Skills Report, 85% dos trabalhadores relatam que agora precisam de mais conhecimento técnico para realizar suas tarefas, em decorrência de mudanças em seus postos de trabalho, devido à pandemia. Além disso, de acordo com o Draup, em 2021, havia 7,8 milhões de oportunidades de empregos em 45 países, porém, existiam apenas 2,8 milhões de profissionais especializados em nuvem, resultando em uma lacuna de cinco milhões de talentos. Juntos, Espro e AWS re/Start estão construindo um pipeline global diversificado e inclusivo de novos talentos em nuvem, envolvendo indivíduos em situação de desemprego ou subemprego que, de outra forma, não teriam acesso a essa carreira.

Projetado para oferecer suporte a pessoas desempregadas ou subempregadas, e sem necessidade de experiência em tecnologia para se inscrever, o AWS re/Start fornece aos participantes novas habilidades profissionais e de computação em nuvem. Após a conclusão do programa, o Espro apoiará os formandos com conexões diretas com os potenciais empregadores. Os alunos do AWS re/Start recebem treinamento específico para funções como especialista em suporte técnico, administrador de sistemas, líder de automação em nuvem, engenheiro de infraestrutura e muito mais.

“O mercado de trabalho exige atualmente conhecimentos multidisciplinares. Atento a isso, o Espro busca diversificar suas parcerias e projetos para oferecer cada vez mais opções ao jovem nesse momento importante de integração ao mundo do trabalho, permitindo que ele escolha o caminho que considera mais adequado para ser protagonista da sua vida pessoal e profissional”, afirma Alessandro Saade, superintendente executivo do Espro.

Com o apoio de mentores profissionais e instrutores credenciados, os participantes obtêm uma base de conhecimento em computação em nuvem que irá impulsioná-los para trabalhos em nuvem de nível básico. O treinamento inclui o desenvolvimento de habilidades em programação, rede, segurança e bancos de dados relacionais por meio de aprendizado baseado em cenários do mundo real, laboratórios práticos e cursos. Graduados do Espro têm hard skills, habilidades profissionais e, a partir de agora, estão certificados pela  AWS, credencial reconhecida pelo setor que valida as habilidades de computação em nuvem. O programa AWS re/Start faz parte do compromisso da Amazon de ajudar 29 milhões de pessoas em todo o mundo a desenvolver suas habilidades tecnológicas com treinamento gratuito em habilidades de computação em nuvem até 2025.

Mais informações sobre o Espro podem ser obtidas em espro.org.br. Empregadores interessados ​​em aproveitar graduandos qualificados do AWS re/Start, devem preencher o formulário de interesse do empregador.

Sobre o Espro

O Espro (Ensino Social Profissionalizante) atua na inserção de adolescentes e jovens em vulnerabilidade social no mundo do trabalho, por meio da socioaprendizagem, oferecendo uma extensa jornada gratuita, que começa nos Projetos de Formação para o Mundo do Trabalho (patrocinados ou personalizados para nossos parceiros) e segue no Programa de Aprendizagem Profissional ou no Programa de Estágio. Dessa forma, a entidade cumpre cinco dos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU: trabalho decente e crescimento econômico, redução das desigualdades, educação de qualidade, saúde e bem-estar e erradicação da pobreza.

O objetivo principal do Espro é permitir aos jovens do Brasil desenvolver seus talentos para que assumam o protagonismo da construção do seu futuro e de uma sociedade mais inclusiva, bem como apoiar suas famílias e comunidades, seja por meio de projetos de capacitação ou assistência social.

Em 44 anos de existência, a entidade, que atua em âmbito nacional, encaminhou 521 mil jovens para sua primeira oportunidade de emprego e realizou 1,1 milhão de atendimentos sociais, englobando visitas domiciliares, acompanhamentos psicológicos, visitas técnicas, oficinas de geração de renda, encaminhamentos para a rede de apoio e outras iniciativas para desenvolver e melhorar a vida e o ambiente na jornada destes jovens e das comunidades onde vivem.

As empresas e parceiros do Espro têm acesso a um portfólio completo de soluções de recrutamento de jovens com a finalidade de transformar a sociedade por meio de projetos de impacto social idealizados para cada uma de suas necessidades.

O Espro tem 8 filiais e 50 núcleos regionais espalhados pelo Brasil, alcançando 992 municípios, capacitando anualmente mais de 25 mil jovens por meio dos programas e projetos. Para ampliar sua capilaridade nacional, a entidade criou a Rede de Aprendizagem Espro (RAE) que estabelece alianças com outras organizações para fazer o acolhimento dos jovens de forma colaborativa, por meio do seu Sistema de Aprendizagem (SAE).

Informações para a imprensa:

2PRÓ Comunicação

Isaac Toledo – [email protected]

Telefone: (11) 9-3373-1977


Link
Notícias Relacionadas »