18/05/2023 às 11h54min - Atualizada em 19/05/2023 às 00h00min

Dia do Orgulho Geek: segmento cresce dentro de plataformas de venda de conteúdo

Esse alto consumo do público Geek está diretamente ligado com os criadores do mesmo grupo que, atualmente, correspondem a uma parcela significativa dos perfis ativos nos sites

SALA DA NOTÍCIA Rodrigo Bauso
KR2 Comunicação
PixaBay

Com o crescimento dos sites de venda de conteúdo online, alguns estudos começam a classificar os principais consumidores de cada plataforma. Nesse cenário, segundo o site Similar Web, 85% do público da Privacy, maior plataforma do segmento na América Latina, são os famosos Geeks.

Os chamados Geeks são definidos como entusiastas ou especialistas em tecnologia e aqueles que têm grande inclinação para interesses como computadores, jogos de videogame, histórias em quadrinhos e outras vertentes da cultura pop. Eles estarem no topo do ranking da Privacy não é surpresa. De uns anos para cá, plataformas como Netflix, HBO Go e Amazon vêm apostando fortemente no público Geek, tendo em vista seu alto índice de interesse e engajamento em conteúdos do mundo digital.

Falando especificamente do universo das plataformas de venda de conteúdo, como a Privacy, esse alto consumo do público Geek está diretamente ligado com os criadores do mesmo grupo que estão na plataforma. 

Segundo Amber, criadora de conteúdo Geek na Privacy desde 2022, sua entrada na plataforma foi motivada por pedidos de fãs que a acompanhavam em eventos de cosplay. “Comecei muito nova no meio cosplayer e consegui bastante público através de aparições em eventos e lives, assim comecei a fazer ensaios e vender packs. Contudo, necessitava de uma plataforma que me desse estrutura, segurança e um melhor rendimento. Após pedidos e indicações, encontrei tudo isso na Privacy”, conta.

A lucratividade também é outro ponto que atrai esse público para a plataforma. “Graças a Privacy, consegui minha independência financeira, atualmente vivo com estabilidade e qualidade, além de me proporcionar viagens e experiências incríveis. Pretendo me mudar de cidade e realizar alguns investimentos futuramente, acredito que a plataforma vai contribuir muito na realização de mais este sonho”, finaliza Amber.

De acordo com pesquisa realizada pelo Grupo Omelete em parceria com a empresa de tecnologia Mind Miners, os Geeks brasileiros de 16 a 24 anos são maioria, equivalentes a 58%, seguidos de 23%, entre 25 e 30 anos. O setor ainda apresenta um público maduro e financeiramente independente ao somar 26% de casados. “Sempre me identifiquei e gostei de jogos eletrônicos, assistir animes e séries, me inspirava muito em garotas desse nicho. Isso tudo me aproximou muito desse público que é a maioria dos meus assinantes. Procuro sempre interagir com eles”, diz Linx, criadora de conteúdo na Privacy desde 2020.

Devido a dominância dos Geeks, os termos mais procurados na Privacy são ‘Games’, ‘Cosplay’ e ‘Heróis’. Nesse cenário, resta aos criadores se adequar às demandas. “Adoro fazer todo tipo de cosplay, filmes, séries, games e animes. Estou sempre aberta a sugestões de quais personagens eles gostariam de me ver produzir e amo quando eles interagem comigo”, revela Pam Feet, criadora na plataforma de 2022.
Link
Notícias Relacionadas »