21/07/2023 às 17h56min - Atualizada em 22/07/2023 às 00h00min

Papa Francisco em Lisboa

Capital portuguesa receberá Sua Santidade e milhares de jovens para a Jornada Mundial da Juventude

Mestieri PR
www.visitlisboa.com
visitlisboa
Lisboa foi a cidade escolhida pelo Papa Francisco para a próxima Jornada Mundial da Juventude (JMJ), um acontecimento religioso e cultural que será realizado entre os dias de 2 e 6 de agosto, tendo como tema o versículo do Evangelho de Lucas sobre a visita de Maria à sua prima Isabel: "Maria levantou-se e partiu apressadamente" (Lc 1,39).

Inicialmente previsto para 2022 e adiado em função da pandemia de Covid, o evento reunirá milhares de jovens de todos os continentes. Será a segunda visita do atual Papa em Portugal, já que em maio de 2017 ele presidiu as cerimônias no Santuário de Fátima, no âmbito do centenário das aparições da Bem-Aventurada Virgem Maria, na Cova da Iria.

A programação oficial desta edição da JMJ inicia-se com recepções e encontros entre Sua Santidade e autoridades políticas, diplomáticas e religiosas em locais, como o Palácio Nacional de Belém, o Centro Cultural de Belém, a Nunciatura Apostólica e o Mosteiro dos Jerónimos. No dia seguinte, estão previstas reuniões com jovens na Universidade Católica Portuguesa e na Scholas Occurrentes, em Cascais e, na sequência, será a vez da Cerimônia de Acolhimento dos peregrinos, na Colina do Encontro (Parque Eduardo VII).

Já no dia 4, o Papa participará da confissão de jovens na Cidade da Alegria (Jardim Vasco da Gama) e, ao final da tarde, retornará à Colina do Encontro para a Via-Sacra com os jovens.

O penúltimo dia será marcado pela visita ao Santuário de Nossa Senhora de Fátima e à Cova da Iria — que, pela primeira vez, receberá a visita de um Papa fora de uma peregrinação internacional.

No domingo (6), o Papa Francisco se deslocará ao Parque Tejo para a celebração da Santa Missa para o Dia Mundial da Juventude, de onde seguirá ao Encontro com os Voluntários da JMJ, no Passeio Marítimo de Algés, antes de regressar ao Vaticano.
“Este é um dos maiores eventos a nivel mundial que reúne milhares de pessoas em Lisboa, reforçando não só a nossa capacidade de bem receber, mas que dá a conhecer uma capital ainda para muitos desconhecida, assegurando uma experiência inesquecível para quem nos visita”, destaca Paula Oliveira, Diretora Executiva da Associação Turismo de Lisboa (ATL).

Lisboa espera acolher mais de um milhão de pessoas durante as Jornadas Mundiais da Juventude.

Sobre a Associação Turismo de Lisboa (ATL)
Fundada em 1998, a ATL é uma organização sem fins lucrativos constituída através de uma aliança entre entidades públicas e privadas que operam no setor do turismo. Atualmente conta com cerca de 900 associados, tendo como principal objetivo melhorar e incrementar a promoção de Lisboa como destino turístico e, consequentemente, aprimorar a qualidade e competitividade. Informações:
www.visitlisboa.com
https://www.instagram.com/visit_lisboa/
https://www.facebook.com/visitlisboa
https://twitter.com/TurismodeLisboa
 
Link
Notícias Relacionadas »