21/07/2023 às 10h02min - Atualizada em 22/07/2023 às 00h00min

MDR: conheça o novo serviço que está transformando o universo da segurança de dados

Trata-se de uma estratégia de segurança desenvolvida especialmente para empresas que não possuem equipes dedicadas, em tempo integral, a proteção de dados

Redação

Optar por meios assertivos para garantir a segurança de dados é um desafio cada vez maior. De acordo com um levantamento divulgado pela Fortinet, em agosto do ano passado, o Brasil registrou 31,5 bilhões de tentativas de ataques cibernéticos durante o primeiro semestre de 2022. O estudo realizado pelo laboratório de inteligência e ameaças, FortiGuard Labs apontou que esse número representa aumento de 94% em comparação com o mesmo período em 2021, com 16,2 bilhões de registros.

As empresas estão suscetíveis a ataques hacker, ransomware, invasões, entre outras variáveis que colocam a segurança dos dados em risco. Para driblar e evitar situações como essas, é necessário investir em ferramentas de antivírus e firewall, que podem auxiliar em alguns casos, mas não garantem proteção total.

Sylvia Bellio, CEO e Co-fundadora da itl.tech, empresa eleita por quatro anos consecutivos o Maior Canal de Vendas Dell Technologies, comenta sobre a blindagem digital e como é importante tratar a segurança de dados como prioridade, principalmente dentro das companhias. “Com o aumento de profissionais atuando de forma híbrida, por exemplo, os equipamentos estão fora da área de segurança de um sistema, e por mais parametrizado e controlado que este seja, eles estão abertos às invasões de criminosos e porta de entrada para vírus indesejados”.

“Esses perigos podem estar desde o momento em que os dados vão da máquina para a nuvem ou durante a implantação de um novo sistema, por exemplo”, cita Sylvia.

MDR (Managed, Detection and Response): a inovação à serviço da segurança digital 

Em meio a este cenário, um novo serviço surgiu com a proposta de impactar positivamente o universo da segurança de dados. O MDR (Managed, Detection and Response) é uma estratégia de segurança desenvolvida especialmente para empresas que não possuem equipes dedicadas em tempo integral para cuidar da segurança de dados. 

Esse serviço é formado por uma equipe global de operações de segurança, que atua durante 24 horas por dia para prevenir ataques aos dados. Durante os monitoramentos, os especialistas detectam, em tempo real, eventuais ameaças e ainda alimentam ferramentas de BI e IA com informações colhidas durante a vigilância.

“Através desse gerenciamento, é possível agir em caso de necessidade para prevenir danos à rede, realizando a análise de pontos vulneráveis e as respectivas correções. No entanto, caso seja verificada alguma atividade maliciosa, os profissionais fazem um estudo mais aprofundado para identificar as causas e trabalhar em soluções “, explica Sylvia.

Segundo a especialista em cibersegurança, o MDR não substitui ferramentas existentes, mas pelo contrário, já que ele foi desenvolvido para potencializar o aproveitamento de todos esses recursos. “Há um ganho colateral, pois através da atividade de detecção e resposta, você aumenta a acuracidade quanto às vulnerabilidades existentes no ambiente”.

“Apesar dos dados atuais de mercado, em relação aos golpes digitais, nosso compromisso, enquanto profissionais de tecnologia, é buscar, constantemente, ferramentas para otimizar processos e garantir o máximo de segurança aos usuários e as empresas. Esse é nosso compromisso para com cada um e estamos empenhados em honrá-lo sempre da melhor forma”, finaliza a CEO da itl.tech. 

 

Sobre Sylvia Bellio

CEO e Co-fundadora da itl.tech - empresa eleita por quatro anos consecutivos o Maior Canal de Vendas Dell Technologies. Organizadora do Projeto Conte sua História que tem como objetivo divulgar, compartilhar histórias de mulheres da vida real. O primeiro livro do projeto foi lançado em 2020 – Mulheres Além do Óbvio. 

Iniciou a carreira no setor financeiro, atuando como gerente da área administrativa de uma grande Instituição Financeira.

É autora dos livros “Simplificando TI”, “Impressões Digitais” e “TI de Salto”. Com mais de 20 anos de experiência no mercado de Tecnologia, conduz sua equipe de arquitetos de soluções e executivos de negócios para se posicionarem lado a lado com os profissionais de TI na busca de soluções para resolver os desafios de negócios das empresas.

Introduziu no Brasil fabricantes como: DotHill Systems de armazenamento FC; EqualLogic armazenamento ISCSI; Force10 de networking; Compellent de armazenamento FC|ISCI, entre tantas outras fabricantes. 

Tem papel de destaque no empoderamento feminino dentro do universo da Tecnologia.  É a única mulher a compor o conselho das empresas parceiras da Dell Technologies no Brasil. Membro do DWEN Dell Women’s Entrepreneur Network e participante das últimas edições do evento. Integrante do WPN Women Partner Network. Integrante do Female Force Latam.


 
Link
Notícias Relacionadas »