02/08/2022 às 11h36min - Atualizada em 04/08/2022 às 01h00min

Cinco motivos para personalizar o atendimento ao cliente

Zenvia indica passos para tornar a experiência única

SALA DA NOTÍCIA RPMA Comunicação
Reprodução/Pexels

São Paulo, agosto de 2022 – Não é novidade que as empresas estão investindo grande parte de seus recursos em tecnologia. Uma das áreas que vêm sendo transformadas dentro das organizações é a relacionada ao atendimento ao cliente. Cada vez mais, as companhias estão buscando aprimorar o relacionamento com seus públicos por meio de soluções multicanais que garantam a cobertura do atendimento de ponta a ponta.

Mas só tecnologia não é suficiente. Para oferecer um serviço mais assertivo, o lado humano é essencial e se traduz em conhecer seus clientes, o que passa por identificar quem são, quais são seus costumes, quais canais de comunicação utilizam com mais frequência e para quê, e como preferem ser impactados. A partir deste mapeamento, é possível definir os passos que serão dados para a personalização do atendimento ao cliente rumo a uma jornada de compra completa.

Pensando nisso, a Zenvia, plataforma de experiência do cliente, lista cinco motivos para colocar a estratégia de personalização em ação e agregar valor à marca.

  1. Valorize a expressão individual

Uma mesma marca pode atender diferentes públicos e, mesmo fazendo parte de um grupo em comum, cada pessoa tem suas particularidades. Por isso, é necessário estar sempre de olhos abertos para captar o que cada cliente deseja e precisa para se sentir valorizado. Ao ter uma comunicação personalizada, é possível suprir necessidades do consumidor, gerando sentimento de pertencimento e acolhimento, além de ter a possibilidade de superar as expectativas.

 

  1. Mais assertividade na comunicação

No atendimento presencial, é importante que a equipe seja treinada para perceber as nuances de cada pessoa, com o objetivo de oferecer a melhor abordagem e, consequentemente, opções únicas. Para os negócios online e pós-vendas, é necessário adaptar a linguagem que será utilizada e definir quais canais são mais adequados para chegar aos clientes. Assim, a marca consegue demonstrar mais segurança e conhecimento de cada pessoa que está dentre seu público de interesse, podendo gerar mais negócios.

 

  1. Construa relacionamento

O pós-venda é indispensável para manter aquecido o relacionamento com o cliente, além do interesse pela marca. Quando alguém recebe um tratamento personalizado durante o atendimento, se sente mais valorizado e compreendido. Esses sentimentos despertam conforto e realização, contribuindo para que a pessoa queira voltar à loja, seja ela presencial ou online. 

 

  1. Aumente a percepção de valor

Com o atendimento personalizado, os clientes se sentem mais reconhecidos e passam a enxergar mais valor agregado nos produtos e serviços que estão consumindo. Desse modo, sentem-se mais dispostos a pagar mais caro e há mais chances de fidelização.

 

  1. Melhore a experiência do cliente 

A experiência começa na primeira vez em que se ouve falar da marca. Se as expectativas são atendidas, as chances de voltar e efetuar novas compras são maiores. Mas para que o sucesso seja um companheiro na jornada, é necessário que a comunicação seja assertiva e que as falhas, se acontecerem, sejam resolvidas de forma rápida, assertiva e com benefícios aos clientes. Lembre-se: quanto mais alguém se sente compreendido e tem seus desejos atendidos, mais feliz e engajado com a marca ficará. E isso se deve, em boa parte, ao atendimento personalizado do início ao fim.

 

Sobre a Zenvia  

Com atuação em toda a América Latina e mais de 14 mil clientes, a Zenvia é movida pelo propósito de criar um novo mundo de experiências, por meio de uma plataforma que empodera as empresas na criação de experiências únicas de comunicação para seus clientes. No Mundo Zenvia, acreditamos que a evolução tecnológica e a experiência humana, combinadas, são capazes de unificar a comunicação em toda a jornada do consumidor e nos canais de sua preferência. Para saber mais, acesse o  e confira os nossos perfis no LinkedIn, Facebook, Instagram, YouTube e Twitter.  

 


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