24/07/2023 às 15h44min - Atualizada em 24/07/2023 às 16h00min

A importância da Educação Neuroconsciente para a prevenção de traumas na Infância

Idealizadora da abordagem educacional baseada em neurociências, Telma Abrahão falou sobre os impactos das experiências adversas da infância na vida adulta

Márcia Stival Assessoria
Márcia Stival Assessoria
Jaime Leme
Pessoas que enfrentaram abusos físicos e emocionais constantes durante a infância tendem a viver com sentimentos secretos de inadequação, incômodo ou a sensação de “falei/fiz algo de errado e agora não vão mais gostar de mim” na vida adulta. Na maioria dos casos, podem acabar se afastando ou se isolando com medo de serem rejeitados.

De acordo com Telma Abrahão, isso acontece porque abusos constantes podem deixar o sistema nervoso em estado de alerta, gerando sintomas como depressão, ansiedade, hiper vigilância, baixa autoestima, insônia, problemas de socialização e também de relacionamento.


“O estado do nosso sistema nervoso impacta a qualidade dos nossos pensamentos, emoções e também nossas atitudes. Tudo isso com o objetivo de manter a nossa sobrevivência, já que esse é um mecanismo de proteção de vida. O problema é que esse sistema ao ficar ativado o tempo todo faz com que a pessoa tenha pensamentos e sentimentos negativos.”, explica ela.

A especialista em Neurociência e Desenvolvimento Infantil afirma que essas reações são um reflexo do impacto das experiências adversas vividas no passado e ressalta que prevenir traumas na infância é essencial para garantir que as crianças se tornem adultos emocionalmente resilientes e saudáveis: “Por isso é extremamente necessário compreender os impactos negativos de uma educação baseada no medo e reconhecer que o caminho para mudar isso é o conhecimento. A Educação Neuroconsciente é uma abordagem totalmente pautada na ciência, com foco na saúde mental, emocional e física desde a infância, buscando a compreensão da biologia e neurociência por trás do desenvolvimento humano”.

Autora dos best-seller’s, “Pais que Evoluem” e “Educar é um ato de amor, mas também é ciência”, Telma Abrahão tem mudado a vida de milhares de famílias através de seu trabalho nas redes sociais, com mais de 13 livros publicados. Ela fundou a Academia de Certificação Neuroconsciente, com certificações, chanceladas pelo MEC, para profissionais da saúde e da educação.
 
Link
Notícias Relacionadas »