27/12/2023 às 18h42min - Atualizada em 07/01/2024 às 11h35min

Confira as 7 principais tendências de tecnologia para 2024

Especialista em infraestrutura de TI listou as principais tendências do mundo tech para o próximo ano e seus devidos impactos

Assessoria Comunicação Conectada
Sylvia Bellio, CEO e Co-fundadora da itl.tech, empresa eleita por quatro anos consecutivos o Maior Canal de Vendas Dell Technologies
Imagem de vecstock no Freepik

O cenário tecnológico vivenciou uma rápida evolução nos últimos anos que impulsionou, não apenas o surgimento de novas ferramentas, mas também mudanças culturais e sociais significativas no cotidiano das pessoas. A ascensão da inteligência artificial generativa, por exemplo, transformou a maneira como vivemos, trabalhamos e nos relacionamos com a tecnologia.

À medida que nos aproximamos de 2024, a expectativa em torno das tendências tecnológicas continua a crescer exponencialmente, apresentando o vislumbre de um futuro promissor e dinâmico. Para Sylvia Bellio, especialista em infraestrutura de TI e CEO da itl.tech — empresa eleita por quatro anos consecutivos o Maior Canal de Vendas Dell Technologies — é importante ficar de olho nas tendências desde agora.

“Considerando a constante evolução da tecnologia, é crucial que todos nós, especialmente as mulheres empreendedoras, estejamos atualizados sobre as tendências que estão moldando o cenário dos negócios”, afirma.

A especialista participou recentemente do evento Partner Advisory Board da Dell Technologies (PABs) em Austin, Texas, nos Estados Unidos. Segundo Bellio, alguns dos principais temas abordados na reunião foram ligados à inteligência artificial, cibersegurança, entre outros. “Sou parceira da Dell há mais de 15 anos, sinto que este foi um dos melhores eventos que já participei”, diz Sylvia.

Pensando nisso, a especialista separou sete principais tendências tecnológicas para 2024, confira a seguir;

  1. Inteligência Artificial (IA): A IA está revolucionando indústrias inteiras, desde a saúde até a automação de processos empresariais. A tendência é que os sistemas fiquem cada vez mais inteligentes e autossuficientes. “Com a inteligência artificial generativa cada vez mais acessível, o mercado de trabalho deverá se adaptar a novos cargos e novas demandas, enquanto algumas posições ficam obsoletas”, explica Sylvia. “Se manter atualizado sobre essa ferramenta é fundamental, mesmo para quem não atua no setor tecnológico”.
  1. Multi Cloud: A arquitetura Multi Cloud vem sendo peça importante dentro das empresas, pois se refere ao ambiente de nuvem no qual uma ou mais plataformas são usadas, incluindo recursos de nuvem privada, nuvem pública, margem para criar, operar, acessar e proteger aplicativos e usuários. Com essa metodologia, as companhias podem aumentar a agilidade e flexibilidade, implantando e gerenciando diversos aplicativos de forma consistente em múltiplas nuvens. Além disso, elas podem escolher o fornecedor de nuvem de acordo com as suas necessidades. A adoção dessa tecnologia promove inovação e possibilita às empresas atuarem com mais rapidez, gastando menos e reduzindo os riscos.
  1. Realidade Aumentada (RA) e Realidade Virtual (RV): RA e RV estão criando novas experiências em setores como entretenimento, educação e treinamento. “Apesar do aparente fracasso do metaverso, as tecnologias de realidade ainda possuem um grande campo de atuação, principalmente com o avanço do home office e do trabalho à distância”, explica. Ambas as tendências têm um grande impacto na indústria do entretenimento e nos setores de vendas. “Além de produtos, as empresas hoje visam vender experiências e a RA e RV são as principais maneiras de se obter isso online”, destaca.
  1. Tecnologias de Energia Limpa: A busca por soluções de energia sustentável e limpa é uma prioridade global. “Com o avanço das práticas ESG, é fundamental investir em tecnologias limpas, principalmente frente ao cenário global que estamos enfrentando”, alerta Sylvia. O impacto das tecnologias de energia limpa são muito positivas para o planeta, reduzindo os gastos de água, energia, além de reduzir os impactos do desmatamento.
  1. Cibersegurança Avançada: À medida que as ameaças cibernéticas se tornam mais sofisticadas, a cibersegurança avançada é essencial. “Cibersegurança deixou de ser uma preocupação para empresas e governos e deveria ser considerada uma prioridade para todas as pessoas. Vivemos conectados, nossos dados estão online e, por isso, é preciso conhecer os riscos para saber como nos proteger”, diz a especialista. Dessa maneira, o investimento em medidas e políticas de cibersegurança impactam diretamente a segurança e o bem-estar das pessoas online — prevenindo golpes e o vazamentos de dados pessoais, por exemplo.
  1. Computação Quântica: A computação quântica é um campo multidisciplinar que abrange aspectos da ciência da computação, da física e da matemática. Essa tecnologia promete resolver problemas complexos de forma mais eficiente do que os computadores tradicionais e, apesar de não ser acessível para o público geral, está em pleno desenvolvimento.
  1. Tecnologias de Saúde Digital: A saúde digital está transformando a assistência médica, com inovações como aplicativos de monitoramento de saúde e telemedicina. Como consequência, tratamentos e consultas médicas se tornarão mais acessíveis.


Avanço da tecnologia com a participação de mulheres empreendedoras

Por fim, Sylvia, que é uma ativista das mulheres na tecnologia e no empreendedorismo, ainda falou sobre a importância do seu papel no setor tecnológico. "Não apenas estamos testemunhando avanços incríveis, mas também contribuindo ativamente para a evolução dessas tecnologias. Juntas, podemos moldar o futuro!”, ressalta.


Sobre Sylvia Bellio

CEO e Co-fundadora da itl.tech — empresa eleita por quatro anos consecutivos o Maior Canal de Vendas Dell Technologies. Organizadora do Projeto Conte sua História que tem como objetivo divulgar, compartilhar histórias de mulheres da vida real. O primeiro livro do projeto foi lançado em 2020 – Mulheres Além do Óbvio.

Iniciou a carreira no setor financeiro, atuando como gerente da área administrativa de uma grande Instituição Financeira.

É autora dos livros “Simplificando TI”, “Impressões Digitais” e “TI de Salto”. Com mais de 20 anos de experiência no mercado de Tecnologia.

Conduz sua equipe de arquitetos de soluções e executivos de negócios para se posicionarem lado a lado com os profissionais de TI na busca de soluções para resolver os desafios de negócios das empresas.

Introduziu no Brasil fabricantes como: DotHill Systems de armazenamento FC; EqualLogic armazenamento ISCSI; Force10 de networking; Compellent de armazenamento FC|ISCI, entre tantas outras fabricantes.

Tem papel de destaque no empoderamento feminino no universo da Tecnologia.  É a única mulher a compor o conselho das empresas parceiras da Dell Technologies no Brasil. Membro do DWEN Dell Women’s Entrepreneur Network e participante das últimas edições do evento. Integrante do WPN Women Partner Network. Integrante do Female Force Latam.

Sobre a Itl.tech

Presente no mercado há mais de 20 anos, a empresa é especializada em soluções de Armazenamento de Dados e Business Continuity e Hiperconvergência.

Considerado o maior canal de vendas Dell do Brasil. Faz parte da elite dos canais Dell, pois é Titanium, degrau mais alto do programa Partner Direct.

Oferece toda linha de produtos Dell EMC através de um modelo de negócios direto com o fabricante e suportado pelos melhores profissionais de pré-vendas, vendas e pós-vendas do segmento.

Atua com base no conceito de ser, realmente, um provedor de soluções, não apenas mais um revendedor de produtos. A companhia participa ativamente junto aos projetos de seus clientes, suportando-os da pré-venda à pós-venda, provendo todos os serviços de suporte e assistência técnica que as soluções demandarem.

Dentre o vasto portfólio, pode-se destacar os Servidores, Storages, Networking, Software, Serviços, Desktops e notebooks buscando sempre oferecer a melhor relação custo-benefício do mercado.

Acesse: www.itltech.com.br


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »