23/07/2019 às 09h52min - Atualizada em 23/07/2019 às 10h03min

Novo método para consumo de água de coco natural é aposta de empresa para revolucionar mercado e impulsionar economia

Invenção de coco verde natural descascado com tecnologia pull-tab, a mesma do Sistema Easy Opening das latinhas de alumínio, conquista o mercado nacional pela proposta prática e sustentável da inovação.

DINO
http://www.edencoco.com.br


O mais novo lançamento do setor alimentício é a empresa EdenCoco Brasil, resultado da visão de um jovem empreendedor que observou uma lacuna no mercado nacional, decorrente da dificuldade no manejo do coco verde in natura.

Inegavelmente, até o surgimento da EdenCoco, o consumo, tanto da água quanto da polpa de coco verde natural, era restrito às populações litorâneas.

Ainda assim, o consumo era limitado aos quiosques beira-mar e, sem dúvida, tal consumo era dificultoso e, por vezes, pouco higiênico. Com efeito, era impossível abrir um coco verde sem auxílio de facões afiados.

Apesar disso, o consumo dos derivados de Cocos nucifera – nome científico do coco verde - aumentou de maneira exponencial nos últimos anos.

Em 2018, o Brasil atingiu a condição de maior produtor e exportador de água de coco do mundo e, até 2020, a projeção é de um aumento de 9,2% no consumo deste commodity. 

A indústria do coco verde é, atualmente, uma das mais fortes no país e o faturamento chega a R$ 1,1 bilhão/ano. (Fonte: G1)

 

Benefícios do Coco Verde

A saber, o coco verde tem inúmeros nutrientes e benefícios a saúde. De fato, a água do coco verde é o melhor repositor hidroeletrolítico natural que existe, com excelentes quantidades de potássio, sódio, cálcio, ferro, manganês, zinco, fósforo e cobre.

Além de ser hipocalórica, também auxilia no fortalecimento do sistema imunológico, no combate a várias doenças, diminuição de inchaços e edemas, nos enjoos das gravidezes e é recomendado para pacientes em períodos pós-operatórios.

A polpa é repleta de fibras que auxiliam no emagrecimento e na manutenção do peristaltismo intestinal, bem como contém vitaminas A, B1, B2, B5 e C.

Portanto, graças a disseminação do conhecimento acerca das características nutricionais do coco verde, o mercado de derivados do produto sofreu uma explosão na última década.

O leite e o creme do coco fresco são frequentemente utilizados na culinária ou em substituição aos derivados animais. Também, o óleo de coco fresco, o coco ralado e, até a própria casca do coco, são utilizados na indústria de alimentos e substratos agrícolas.

 

A EdenCoco Brasil

Dessa forma, conhecedor dos benefícios orgânicos do coco verde e dessa abertura de mercado, o sócio-administrador da EdenCoco Brasil, Andrè Cardella, trouxe ao Brasil a ideia que surgiu na Tailândia.

Localizada em Valinhos, São Paulo, a empresa tem como missão facilitar o manuseio e abranger o acesso ao coco verde. Sendo assim, a EdenCoco importou know-how para retirar 70% da casca do fruto e implementa uma semiperfuração na casca remanescente.

A tecnologia chamada Sistema de Abertura Fácil – Easy Opening, em inglês -, agora é aplicada ao próprio coco.

Originalmente projetada na década de 70, para automatizar a abertura de latinhas de cerveja e refrigerante, o anel ou lacre de puxar perfura apenas a casca, mantendo íntegra a polpa do coco verde.

A perfuração apenas da casca e não da polpa é de fundamental importância, por ser essa a característica que garante a durabilidade e a esterilidade do produto. Em seu estado natural, dentro do fruto, a água de coco é estéril, totalmente livre de micro-organismos.

Sendo assim, o coco verde EdenCoco dura até 30 dias nas prateleiras, de maneira completamente natural e sem qualquer aditivo químico, advento que é sem precedentes no mercado nacional.

O coco verde permanece íntegro, ao mesmo tempo em que é preservada a doçura da água e maciez da polpa.

Até então, o acesso do público em geral à água de coco era limitado aos produtos de caixinhas que contém aditivos químicos. Estes conservantes, por sua vez, alteram, não apenas as características nutricionais, como também o próprio sabor da água de coco.

 

Beleza, Praticidade e Consciência Ambiental

Não bastasse a inovação e as características nutritivas do coco verde, o produto tem um design polido, que apela ao nicho jovem da população.

Assim, além do coco verde descascado e do lacre de abertura fácil, o EdenCoco tem uma base de papel reciclado que identifica slogan e logo da marca e serve de sustentação para o coco ovalado, estabilizando-o em qualquer superfície.

Entremeado à base vem um canudo inteiramente biodegradável. Na verdade, tanto o lacre quanto o canudo são recobertos por uma resina natural que reduz a meia-vida de qualquer material a 2 anos e meio, no máximo.

Isso significa dizer que o coco verde EdenCoco tem uma alta degradabilidade no ambiente e, portanto, um baixo impacto ambiental.

Com toda certeza, o pilar de preservação e sustentabilidade é a fundamentação principal na qual se baseiam os valores da empresa.

A EdenCoco é certificada pelo selo EuReciclo e tem equipes de pesquisadores contratados exclusivamente para produção de impermeabilizantes naturais que garantam a validade do produto, sem a introdução de qualquer agente químico.

O filme que embala o fruto possui 92% menos plástico do que as garrafas PET e a empresa tem o compromisso de retirar integralmente o plástico da sua embalagem.

Não apenas, a empresa reverte a casca retirada do coco verde em adubação orgânica, doando milhares de quilos para cooperativas de agrônomos e iniciativas de reciclagem. Dessa forma, a empresa reduz em toneladas a produção de lixo advindo do descarte de coco verde que, diariamente, gera cerca de 70 toneladas nas grandes metrópoles litorâneas.

 Nesse sentido, a empresa também busca estimular, nas suas redes sociais, o consumo consciente e a reutilização da casca do coco como terrários de plantas, copos, recipientes alternativos para comidas, porta-lápis, entre outros.

Em conclusão, apesar de recente no mercado, a EdenCoco Brasil já é considerada uma das cinco maiores inovações do ano de 2019. E, tem conquistado a atenção de inúmeras figuras públicas e instituições renomadas.

Por exemplo, fechou uma parceria publicitária com a escola de samba campeã do carnaval carioca de 2019 e já foi citada por personalidades como Sabrina Sato e Deborah Secco.

A empresa ainda dá dicas de culinária e receitas exclusivas para introduzir o coco saudável na alimentação.

Para conhecer mais o produto que está conquistando o mercado, acesse o site: www.edencoco.com.br e as redes sociais:

Instagram - @edencocobrasil

Facebook - www.facebook.com/edencocobrasil



Website: http://www.edencoco.com.br
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Qual sua Rede Social Favorita?

47.2%
26.8%
16.3%
8.9%
0.8%