08/04/2019 às 18h40min - Atualizada em 09/04/2019 às 00h21min

Ranking Vaipe lista os 3 fatores que mais engajam colaboradores nas empresas

Levantamento feito pela Vaipe com dados de mais de 300.000 interações anônimas em 2018 ranqueia melhores práticas de gente e gestão para alavancar engajamento de colaboradores.

DINO - http://vaipe.com.br/
http://www.dino.com.br/releases/ranking-vaipe-lista-os-3-fatores-que-mais-engajam-colaboradores-nas-empresas-dino890179455131
Time


A Vaipe, startup brasileira de tecnologia voltada para a digitalização de processos de gente e gestão - HR Tech - elaborou um levantamento com dados de engajamento e clima organizacional de empresas cadastradas na plataforma. O estudo conta com dados de mais de 5.500 usuários únicos no ano de 2018, 30.000 interações únicas na plataforma e análises de mais de 130.000 comentários anônimos sobre diversas questões de clima e engajamento. Empresas como Sinqia, Cyrela Commercial Properties e Hospital Sabará são cadastradas na plataforma.

O objetivo do levantamento é elencar a relação da pesquisa de clima com o índice de engajamento de colaboradores, entendendo assim, quais são as ações de clima que mais influenciam o engajamento dentro das empresas. Na metodologia Vaipe, o engajamento é medido por meio do eNPS (employee Net Promoter Score). Através de uma pergunta com escala de 0 a 10 que questiona os colaboradores sobre a probabilidade de indicarem um amigo ou familiar qualificado para trabalhar na empresa, é possível fazer o cálculo da nota de eNPS, que vai de -100 a 100. A média do eNPS das empresas em 2018 foi 37.

Além do pilar de eNPS, a metodologia Vaipe também conta com 53 perguntas de clima organizacional, de respostas sim ou não, que mapeiam as causas do engajamento. O estudo correlaciona o eNPS com as 53 perguntas de clima e então lista os três fatores-chave de engajamento no ano de 2018, sendo estes: (i) estímulo a novos desafios dentro das empresas, (ii) práticas de reconhecimento eficientes e (iii) gestores preparados para os cargos que exercem.

Segundo Adriana Barbosa, CEO e fundadora da Vaipe, esses fatores-chave estão diretamente ligados às ações práticas que ocorrem no dia a dia das empresas: "O estudo visa, não só trazer os dados, mas também compartilhar ações práticas do que se pode ser feito para alavancar o engajamento. Usamos os resultados da pesquisa, análise de comentários anônimos e ainda conhecimento compartilhado em mais de 1.000 horas em workshop de transformações, rodas de diálogos e acompanhamento de especialistas da Vaipe. Ou seja, é um material rico em dados e ações práticas".

Uma dessas práticas apontada pelo estudo é, por exemplo, a questão de compartilhar vagas internamente, a fim de dar oportunidade aos colaboradores e estimular os novos desafios dentro da empresa. "É preciso ter a mentalidade de que os talentos são da empresa em si, que não pertencem à um gestor direto, por exemplo. Isso estimula que os colaboradores assumam novos desafios não apenas dentro da própria área mas que possam se aplicar para outras áreas da empresa", explica Adriana.

A Iugu, fintech de pagamentos recorrentes, é uma das empresas cadastradas na plataforma da Vaipe e que a partir dos dados da plataforma teve sucesso em escalar o time e manter a cultura. "Crescemos o time de 13 pessoas para 80 colaboradores em dois anos. A Vaipe foi fundamental para o RH e os gestores. A interação contínua e anônima com os colaboradores gerou insights assertivos com base em dados que permitiu identificar quais eram os desafios de gente e gestão", diz Patrick Negri, CEO da Iugu. A Iugu é uma das empresas do ranking Vaipe TOP empresa engajada.

Para ter acesso a todas melhores práticas e análises do estudo, a empresa disponibiliza o material na íntegra de forma gratuita e online no site do guia. Basta fazer um breve cadastro para acessar o conteúdo.

Sobre Adriana Barbosa
Adriana Barbosa é Fundadora e CEO da Vaipe. Também fundou (exit) e atuou como CEO da payleven/SumUp - Fintech de pagamentos móveis por 4 anos. Fez parte da equipe fundadora da Mobly e já trabalhou como consultora estratégica focada em produtos e serviços financeiros da A.T. Kearney e KPMG (Panamá). É formada em Administração de empresas pela FGV-EAESP e Mestranda em Marketing pela FEA-USP.

Sobre Vaipe
A Vaipe é uma startup brasileira de tecnologia voltada para soluções de recursos humanos - HR Tech - em atuação desde fevereiro de 2017. Por meio de uma plataforma online, oferece serviços de pesquisa de engajamento de colaboradores automatizada, termômetro de engajamento dos colaboradores, mapa de influenciadores corporativos, avaliação de desempenho, feedback entre outras.



Website: http://vaipe.com.br/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Qual sua Rede Social Favorita?

46.7%
27.5%
16.7%
8.3%
0.8%