19/05/2023 às 19h28min - Atualizada em 20/05/2023 às 00h00min

A cantora Andréia Pedroso, curadora e preparadora vocal no PreparaVoz, na Bateria TIM e no Voz em Canto fala sobre a importância da saúde vocal 

A voz é ferramenta potente para a vida, para o trabalho, para a saúde, não somente a vocal, mas a mental e corporal.

SALA DA NOTÍCIA PAULA MARIA CORREA RAMAGEM SOARES
Paula Ramagem
Divulgação
 
 
 
 
A voz é a matéria essencial e a ferramenta com a qual transmitimos pensamentos e sentimentos. Por meio da voz cada pessoa revela quem é, e o modo com o qual lida com o mundo exterior. A voz é capaz de alcançar distâncias numa relação tempo-espaço para tornar-se presença, permeando a personalidade, as emoções, sentimentos e sensações do emissor.
 
"A voz se estabelece a partir da fisiologia do corpo: aspectos anatômicos e genéticos sempre pontuam a qualidade da voz, constituem texturas, intensidade e timbres. Ainda assim, a voz é sempre única, mesmo num grupo familiar  onde a genética a circunscreve, a voz será sempre uma assinatura, refletindo também o estado de espírito de seu dono: insegurança, alegria, tristeza: aspectos relacionados ao senso de humor, que aparecem nas situações operantes do nosso dia a dia, por isso é tão importante cuidar da saúde vocal", explica Andréia Pedroso
 
Desde 2019, Andréia Pedroso desenvolve as atividades da Oficina de preparação vocal sob o nome PreparaVoz e em 2023, Andréia inaugura o Voz em Canto que acontecerá em Copacabana.
 
 
A voz é muito importante em diversas áreas e todos são incentivados a avaliar sua saúde vocal e a tomar medidas para melhorar ou manter bons hábitos, principalmente aqueles que usam a voz como ferramenta de trabalho, como professores, repórteres, jornalistas, locutores, cantores, dubladores, atores, teleoperadores, pastores, advogados entre outros.
 
Sobre Andreia Pedroso
Cantora carioca, intérprete, letrista e compositora da MPB. Mestre em Educação Musical pela Escola de Música da UFRJ, licenciada em Educação Artística pela Universidade Metodista/ BENNETT, no Rio de Janeiro. Curso de Letras Português-Literaturas pela Faculdade de Letras da UFRJ (incompleto). Curadora e Preparadora vocal no projeto PreparaVoz - Oficina de Canto - realizada no Centro da Música Carioca Artur da Távola/ SMC (2019-2021), do Voz em Canto Oficina de Canto - realizada no Atelier Geraldo Aguiar (2023)e Preparadora vocal da bateria TIM e das Oficinas de Canto da COART/ UERJ (2001-2003).
 
 
Sobre o PreparaVoz - Oficina de Preparação vocal
 
 
A assertiva importância da música no processo de educação se deve à variados e amplos aspectos. A música é comprovadamente matéria essencial, uma prática recorrente do ser humano.
 
Recai sobre a Voz, esse nível de importância onde a entonação e a transmissão do conhecimento se tornam diferenciais bastante consideráveis no dia a dia das pessoas. A voz pode ser imperativa, a voz pode representar e pode acalentar, legitimar a informação e até negá-la, contestá-la na maneira de entoar, importando para isso o preparo expressivo da Voz.
 
Essa condição “mágica” da Voz, proveniente da sua condição de ser música (da musicalidade da voz operante), a transportou para a Antiguidade quando os feitos dos imperadores e conquistadores eram narrados pelo bardo em seus cantares ou ainda podemos lembrar da importância que a música na Idade Média passou a ter quando a igreja   a introduziu em seus Louvores a Deus e onde a música como matéria passou a ser ensinada.
 
Com o passar do tempo, a partir da criação dos sistemas de notação musical, todo conteúdo disciplinar musical ganhou caráter universal. Pois, adotando-se um sistema funcional tornou-se possível interagir mundialmente a partir de sua linguagem e teorização. Mas a voz é anterior a esse processo e por isso, viável pelos percursos mais intuitivos.
Da intuitividade a Voz passa a ser domínio no PreparaVoz e no Voz em Canto. A voz é ferramenta potente para a vida, para o trabalho, para a saúde, não somente a vocal, mas a mental e corporal.
 
 
 
Assessoria de Imprensa:
Paula Ramagem


Link
Notícias Relacionadas »