26/07/2019 às 10h55min - Atualizada em 26/07/2019 às 11h12min

Colaboradores engajados são o foco para inovar em empresa de tecnologia

AMcom, de Blumenau, implementa plataforma colaborativa para colher ideias de melhorias e envolve líderes no processo de inovação

DINO
https://amcom.com.br
Ambiente de trabalho em empresa de desenvolvimento de software


Incentivar os colaboradores a sugerirem ideias para aumentar a produtividade, melhorar processos, reduzir riscos e diminuir desperdícios - não apenas na própria empresa, mas levando essas melhorias até os clientes. Este é o desafio da AMcom, empresa de TI de Blumenau (SC), que implementou um programa de inovação para engajar os colaboradores nas transformações internas. Na visão do gerente de inovação da empresa, Michael de Oliveira, para promover a inovação corporativa é necessário incluir mais do que um time ou setor no processo. "A inovação em uma empresa funciona quando envolvemos diferentes experiências e profissionais, usando todo o potencial dos colaboradores para alcançar melhores resultados e criar uma cultura interna. E mais do que isso, a ideia é fomentar a inovação a partir da experiência da AMcom, estendendo nossa cultura até nossos clientes", diz.

Só no primeiro mês de funcionamento do novo sistema, foram recebidas mais de 80 sugestões de melhorias, e uma delas já está em fase final de implantação. Entendendo a importância da participação contínua do time para o sucesso do programa, a AMcom já conta com um plano de comunicação e engajamento dos profissionais, permitindo que o objetivo de longo prazo do programa seja alcançado: manter sempre ativa a cultura de inovação na AMcom.

Liderança que inspira engajamento

Em dois meses de uso da plataforma mais de 150 colaboradores aderiram a ela, o que representa um engajamento de 50% do quadro de funcionários da empresa. "Nós observamos que por meio da plataforma as pessoas percebem que têm voz ativa e que podem contribuir com as transformações da empresa e ajudar a construí-las, independentemente de posição, setor e local de trabalho", analisa o gerente de inovação.

Para o gestor do projeto, esse envolvimento da liderança foi um dos fatores que levaram ao alto engajamento dos profissionais. Para manter os colaboradores motivados, a equipe criou um programa de gamificação, que gera uma disputa interna saudável.

Tanto o uso da plataforma colaborativa quanto a implementação das ideias surgidas são ações que a própria diretoria da AMcom considera simples. "Quando se fala de inovação, pensamos em robôs, drones, satélites e coisas complexas. A inovação pode ser simples, pois se refere a pequenas atividades e pequenos hábitos, que melhoram o nosso trabalho, não necessariamente é uma tecnologia disruptiva, mas sim um olhar diferente", diz o gerente de inovação da AMcom.



Website: https://amcom.com.br
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Qual sua Rede Social Favorita?

47.2%
26.8%
16.3%
8.9%
0.8%