19/05/2023 às 14h54min - Atualizada em 20/05/2023 às 00h00min

UNIP traz importante pesquisador do Direito Digital para conferência inédita sobre Inteligência Artificial, Direito e Cinema

SALA DA NOTÍCIA Roberta Abrahao
Unip
No próximo dia 24 de maio, às 10h, as redes sociais da UNIP – Facebook, YouTube e Instagram – exibem conferência gravada com o professor doutor Carlos Rohrmann, importante pesquisador do Direito Digital, autor de relevantes publicações internacionais, doutor e mestre em Direito pela Universidade da Califórnia. O tema abordado é Inteligência Artificial, Direito e Cinema.

Segundo Rohrmann, as modernas ferramentas de Inteligência Artificial (IA) generativas são “pré-treinadas” por seres humanos. Ou seja, os programas de IA aprendem a partir de um treino que lhes forneceu produção intelectual humana existente, e buscam nesta produção insumos para gerar suas respostas, que podem ser em forma de texto, imagem, música ou vídeo.


“Tensões relacionadas à proteção da propriedade intelectual, fruto da criatividade original humana, e a geração de respostas por meio de IA são objeto do estudo do Direito. Por meio da análise de situações peculiares da originalidade da representação da atividade jurídica no cinema, proponho um criativo mergulho nas novas tecnologias de IA generativa para ensinar sobre a própria IA, seus limites e suas interfaces com a criatividade humana”, detalha o professor.

A conferência de Carlos Rohrmann vem compor um grande projeto da Vice-Reitoria de Graduação da Universidade Paulista - UNIP, chamado Laboratório de Arte e Autoconhecimento - LAB2 (o numeral 2 é uma referência aos fundamentos Arte e Autoconhecimento). Em sua 10ª edição, o LAB2 propõe reflexões sobre os impactos da Inteligência Artificial na criatividade e as novas interfaces entre Direito e Cinema.

O LAB2 acontece como Atividade Complementar, é gratuito e aberto a todos os alunos da UNIP de graduação e pós-graduação. Trata-se de uma plataforma de pesquisa e formação de profissionais que oferece workshops e conferências, tal como esta do professor Rohrmann, que favorecem o desenvolvimento das habilidades socioemocionais (soft skills) essenciais para a vida em sociedade e tão requisitadas pelo mercado de trabalho.
 
Segundo a professora doutora Marisa Forghieri, criadora do LAB2 e pesquisadora da Vice-Reitoria de Graduação da UNIP, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que define o conjunto de aprendizagens essenciais que os estudantes devem desenvolver ao longo da Educação Básica, inclui o autoconhecimento e a criatividade como importantes competências socioemocionais a serem estimuladas. “A Educação Superior deve, portanto, aprofundar as ações e reflexões que favorecem o desenvolvimento das habilidades socioemocionais, preparando os estudantes integralmente para o futuro”, explica.

De fato, o LAB2 vem ao encontro de tudo isso. Por meio do que nele é discutido, exercita-se a criatividade, atributo imprescindível para se comunicar e alavancar resultados diferenciados em todos os ramos do saber, promove-se o autoconhecimento e, a partir deste, favorece-se a resiliência, aquela capacidade de superar os desafios e as contrariedades. “Ter o professor Rohrmann em uma conferência nossa é uma oportunidade ímpar de refletir sobre a pós-modernidade e perceber novas formas de desenvolver a criatividade e o autoconhecimento em uma perspectiva jurídica”, ressalta Forghieri.

Quem é Carlos Rohrmann?
Doutor em Direito (Doctor of the Science of Law) pela University of California, Berkeley (2001) e Master of Laws - LL.M. pela University of California at Los Angeles - UCLA (1999), ambos revalidados pela UFMG. Mestre em Direito Comercial pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999), com graduação em Direito pela Faculdade de Direito Milton Campos (1996) e em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1994).
 
Quem é Marisa Forghieri?
Psicóloga, professora titular da UNIP, criadora do LAB2 e pesquisadora da Vice-Reitoria de Graduação da UNIP. Possui pós-doutorado em Psicologia pela USP.

Não perca. Acompanhe a conferência no dia 24 de maio, às 10h, pelas redes sociais oficiais da UNIP – Facebook, YouTube e Instagram. A partir desta data, o vídeo ficará no ar por 30 dias.
 
Link
Notícias Relacionadas »