29/07/2019 às 10h18min - Atualizada em 29/07/2019 às 10h21min

Site de locações para foto e vídeo incentiva consumo colaborativo no País

Plataforma CenaZERO conecta fotógrafos e produtores de vídeo a anunciantes de imóveis, equipamentos, veículos e objetos, que podem ganhar renda extra

DINO
http://cenazero.com.br
CenaZERO incentiva consumo colaborativo através de locações


O mercado audiovisual e a fotografia movimentam mais de um trilhão de reais no mundo e bilhões no Brasil. Segundo a Ancine, existem cerca de 7 mil produtoras de vídeo no País. Desse total, 95% são micro ou pequenas empresas. Por isso, considerando o alto valor envolvido em comprar equipamentos ou montar um estúdio, alugar pode ser um opção financeiramente mais viável. 

Isso, associado a uma mudança na lógica de consumo, tem inspirado a criação de vários negócios baseados em facilitar a vida do usuário e criar conexões. Segundo pesquisa de 2017 do SPC Brasil e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), a economia compartilhada torna a vida mais fácil para 79% dos consumidores. A principal vantagem apontada foi a economia de dinheiro e a diminuição do desperdício. Um dos negócios centrados no consumo compartilhado é o CenaZERO, plataforma colaborativa que surgiu em 2016 com o objetivo de conectar profissionais de vídeo, foto e eventos a pessoas que tenham itens que eles precisam.

Disponível em formato de site e aplicativo, o CenaZERO tem mais de 6,5 mil equipamentoslocaçõesveículosobjetos cadastrados por proprietários de todo o Brasil. O usuário pode entrar na plataforma e alugar o que precisa pelo tempo necessário, conversando diretamente com o proprietário pela ferramenta, o que incentiva a lógica centrada em soluções criadas a partir do coletivo. Hoje, a plataforma conta com mais de 31 mil pessoas cadastradas.

“O consumo colaborativo é uma tendência mundial, onde as pessoas, ao invés de comprar, preferem usar. E se vai usar poucas vezes, para que comprar?”, questiona o CEO Maurício Brenner. “Com a plataforma, as pessoas conseguem realizar suas produções de forma mais econômica e sustentável, sem precisar investir além do que tem. Ainda, segue a realidade do mercado, onde, cada vez mais, há orçamentos apertados”, conclui.  

O CenaZERO possui filtro por estados, o que possibilita o aluguel de itens perto do produtor ou fotógrafo, sem a necessidade de grandes deslocamentos. A pesquisa é fácil e rápida e o pagamento do aluguel pode ser parcelado. Para quem anuncia, há a possibilidade de ganhar uma renda extra com um imóvel, veículo ou antiguidades, além, é claro, dos equipamentos. Câmeras, lentes, drones e acessórios são muito procurados no CenaZERO por fotógrafos e produtores de vídeo por conta do valor mais acessível e também pela praticidade. Ainda, o pagamento é garantido, já que o produtor ou fotógrafo paga na hora da reserva.

O que é consumo colaborativo?

É uma prática que possibilita acessar bens ou serviços sem que haja a aquisição de um produto entre as partes, por exemplo, substituindo a compra por compartilhamento, empréstimo, troca ou, como é o caso do CenaZERO, aluguel. Tornou-se tendência nos últimos anos por conta de novas configurações sociais, maior preocupação com o meio ambiente e sustentabilidade e, é claro, as recentes crises econômicas. 

Sobre o CenaZERO

O CenaZERO, cuja sede fica em Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul, foi lançado em formato de site em 2016. Logo depois, em março de 2017, veio o aplicativo, ambos com um design atrativo e planejado para facilitar tanto o cadastro de itens quanto a busca. O CEO Maurício Brenner, que trabalha há 15 anos no mercado audiovisual, teve a ideia justamente em um momento de dificuldade para encontrar equipamentos para uma produção. Cadastre-se e participe da comunidade do CenaZERO! Acesse o site https://cenazero.com.br



Website: http://cenazero.com.br
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Qual sua Rede Social Favorita?

47.2%
26.8%
16.3%
8.9%
0.8%