29/07/2019 às 12h51min - Atualizada em 29/07/2019 às 13h03min

Usuário de SQL: é preciso se atentar para o fim do suporte à versão 2008

Sem o suporte ao SQL, as empresas enfrentarão alguns problemas, precisando se adaptar a novas plataformas. Quais são os maiores desafios que as organizações podem enfrentar?

DINO
https://br.claranet.com/


Muitas empresas ainda executam o SQL Server 2008 ou 2008 R2. Em abril de 2011, a Microsoft havia anunciado o fim do suporte ao SQL básico. Contudo, o suporte estendido permaneceu, mas já está com os dias contados.

Então, a partir de 9 de julho de 2019, o serviço será encerrado de forma definitiva. Logo, isso obriga as corporações a migrarem seus aplicativos para novas plataformas como a Azure, parceira da Claranet. Decerto, a migração de dados é a melhor maneira de garantir que informações relevantes para que a empresa não fiquem vulneráveis.

Com o fim do suporte SQL, quais são as consequências?
Sem o suporte ao SQL, as empresas enfrentarão alguns problemas, precisando se adaptar a novas plataformas. Em suma, os maiores desafios são:

- Nenhuma atualização de segurança
Com o encerramento do suporte, as atualizações de segurança críticas não ocorrerão mais. Portanto, isso abre as portas para eventuais interrupções nas operações.

Vale lembrar que mais de 4 bilhões de registros são roubados todos os anos por hackers, então ter uma grande lacuna em sua segurança é um grande negócio.

- Riscos para a conformidade
A empresa fica sujeita a violar os requisitos de conformidade se não planejar a migração de dados para uma plataforma com suporte de segurança completo e ininterrupto.

- Perda de reputação
Caso os dados armazenados sejam corrompidos, a empresa será responsável perante acionistas, investidores e clientes.

Então, isso pode levar a graves consequências, até mesmo jurídicas. Ou seja, uma empresa que não mantém seus sistemas atualizados está sujeita a grandes danos à sua reputação.

- Perda do cliente
Muitos clientes simplesmente não trabalham com uma empresa que não mantém seus sistemas atualizados. Já outros clientes serão perdidos para sempre em caso de violação de dados.

Segundo o Relatório Anual de Segurança Cibernética de 2017, 20% das empresas perdem clientes devido a ataques de segurança. Além disso, 30% perdem receita como resultado direto.

- Manutenção de alto custo
Em alguns meses se tornará altamente custoso manter firewalls, sistemas e servidores herdados.

- Qual a melhor solução para contornar o fim do suporte ao SQL?
Cloud computing é, atualmente, uma das melhores soluções para armazenar e tratar dados com segurança e eficiência. Além disso, a tecnologia permite reduzir custo, acelerar a inovação e gerar escalabilidade nas operações.

Sendo assim, uma opção interessante para as companhias é o Azure, que oferece ferramentas modernas, performance e disponibilidade. Da mesma forma, a Azure oferece atualizações de segurança gratuitas contra ameaças cibernéticas mais avançadas.

Ou seja, é uma plataforma baseada em nuvem que ajuda a empresa a estar em conformidade com todos os requisitos de segurança. Decerto, esta é a melhor maneira de garantir tranquilidade para as operações e lucratividade. Ao mesmo tempo, a migração de dados garante a satisfação e confiança dos seus clientes.

A Claranet é parceira da Azure e tem profissionais qualificados para ajudar a equipe de TI a migrar dados com agilidade e eficiência.



Website: https://br.claranet.com/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Qual sua Rede Social Favorita?

47.2%
26.8%
16.3%
8.9%
0.8%