29/07/2019 às 14h08min - Atualizada em 29/07/2019 às 14h12min

Pesquisa de afinidade no Facebook é publicada no Journal of Technology, Communication, and Cognitive Science

Metodologia de pesquisa desenvolvida por Marcelo Vitorino e Natália Mendonça é selecionada para publicação no periódico científico Journal of Technology, Communication, and Cognitive Science.

DINO
https://presencaonline.com/
Maíra Moraes, diretora da Presença Online


Utilizar dados de redes sociais como o Facebook para pesquisa tem sido uma prática cada vez mais frequente entre os pesquisadores de diversas áreas.  A metodologia "Pesquisa de afinidade de públicos" a partir de dados comerciais oferecidos pelo Facebook, por exemplo, tem sido o ponto de partida para o mapeamento de públicos de interesse de eleitores durante ações de planejamento de campanha e comunicação política.

A metodologia foi utilizada pela primeira vez por Marcelo Vitorino e Natália Mendonça durante o período pré-eleitoral de 2016 para entender, com base em comportamentos de consumo dos usuários do Facebook, com quais grupos certos candidatos teriam mais alinhamento para assim, construir discursos e práticas de planejamento de comunicação.

Os resultados obtidos pela metodologia e sua sistematização com base em critérios científicos despertou o interesse de estudiosos de diversas áreas e publicado na última edição do periódico científico Brazilian Journal of Technology, Communication, and Cognitive Science.

Congressos e publicações buscam ampliar o acesso ao conhecimento

A apresentação da metodologia de "Pesquisa de afinidade de públicos" em Congressos nacionais e internacionais, além da publicação de artigos em revistas científicas tem como objetivo ampliar o acesso ao conhecimento produzido pela Presença Online, escola da marketing e comunicação política.

Maíra Moraes, pesquisadora da Universidade de Brasília e diretora da Presença Online

Para Maíra Moraes, diretora de relacionamento da Presença Online, escola de marketing e comunicação política, "a Presença Online é uma constante produtora de pesquisa e conteúdo. Ao mesmo tempo produzimos ciência e validamos tanto no mercado quanto na área acadêmica. É um processo que garante a qualidade de nossos cursos e o alto índice de aprovação por parte dos nossos alunos".

No artigo "Materialidade de práticas de vigilância: como suas curtidas no Facebook constroem um candidato político", Maíra apresenta a metodologia para uso dos dados de usuários do Facebook e como ela foi utilizada para pautar as estratégias de comunicação durante a pré-campanha das eleições municipais em 2016, sendo também utilizada no pleito de 2018 no Brasil.

O texto foi selecionado e publicado na Edição Especial da Brazilian Journal of Technology, Communication, and Cognitive Science, vinculada ao grupo de pesquisa Tecnologia, Comunicação e Ciência Cognitiva (Tecccog).

A edição buscou reunir reflexões teóricas e práticas de aplicações, nacionais e internacionais, que envolvam os domínios da Comunicação, dos Algoritmos e da Cognição.

Segundo Prof. Dr. Alan Angeluci, editor convidado, "foram reunidos 10 textos de autores nacionais e internacionais que versam sobre a ciência cognitiva, comportamento, consumo e privacidade nas novas mídias, algoritmos e suas influências no campo do marketing e da política, bem como críticas às tecnologias de interfaces".

Em breve, a pesquisa será tema de um curso na Presença Online.



Website: https://presencaonline.com/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Qual sua Rede Social Favorita?

47.2%
26.8%
16.3%
8.9%
0.8%