30/07/2019 às 15h28min - Atualizada em 30/07/2019 às 16h33min

Fintech nasce para oferecer serviços financeiros básicos aos desbancarizados

Com a inclusão social como razão de existir, a i2020 Fintech nasce para oferecer serviços financeiros básicos para todos.

DINO
https://i2020.digital


De acordo com o estudo "The Global Findex Database", publicado em 2017 pelo Grupo Banco Mundial, 31% da população adulta mundial não tem conta bancária (ou digital). No Brasil, 30 milhões de pessoas não têm acesso ao sistema financeiro, segundo o relatório, que buscou medir o nível de inclusão financeira em adultos em 140 países. Esses números mostram que há um abismo social global entre as pessoas que usufruem do sistema financeiro e aquelas que não conseguem acessar tais serviços.

Por que isso acontece? Há alguns índices que podem ajudar a entender tal cenário. Para se ter ideia, os cinco principais bancos do país (dois públicos e três privados) contam com 75 milhões de adultos como seus clientes, com contas bancárias ativas. Isso significa que 81% das transações financeiras acontecem nessas mesmas cinco instituições financeiras, o que é uma concentração bastante significativa frente a outros mercados.

Não é por acaso que tantas alternativas, as chamadas "contas digitais", têm surgido nos últimos tempos. Mas até então nada de realmente novo havia surgido nessa seara. Algo voltado não apenas a quem tem dificuldades na relação com os bancos tradicionais, mas a quem simplesmente não tem conta bancária, os chamados "desbancarizados", excluídos das relações financeiras simples e ágeis às quais muitos de nós se acostumou ao longo do tempo.

Pois agora existe a i2020 Fintech.

Fundada por Astrid Emmerich, que trabalhou por mais de 30 anos no mercado financeiro na Europa, Ásia e América Latina, a i2020 Fintech nasce com o objetivo de oferecer acesso a serviços financeiros básicos para todas classes sociais, com foco nos desbancarizados, pessoas que, por opção por circunstância, não têm uma conta bancária. "Acreditamos que a inclusão social é um direito fundamental de todo cidadão e alcançar uma independência financeira e econômica é uma possibilidade para todos. E sem o acesso ao sistema financeiro, isso é difícil realizar", diz a executiva.

Como a i2020 Fintech atua

Ao longo de mais de três anos, a equipe de desenvolvimento tecnológico da VEE Digital, empresa cofundada por Astrid e que deu origem à i2020 Fintech, se dedicou ao desenvolvimento de uma solução inovadora e proprietária. Esta mesma tecnologia é a base de desenvolvimento da Conta Fácil, a conta digital que está preparada para atender a todos as pessoas, de todas classes sociais.

Assim, a i2020 Fintech montou uma equipe de desenvolvedores de ponta em Portland, Oregon (EUA). A cidade de Portland virou o novo hub de desenvolvimento da Costa Oeste dos Estados Unidos, localizada entre o Vale do Silício e Seattle (cidade de origem de companhias com Amazon, Microsoft e Adobe). Esta equipe é capitaneada por Gene Chalfant, um dos maiores especialistas norte-americanos em ciências da computação, machine learning e robótica, se dedicou ao desenvolvimento de uma solução inovadora e proprietária. "Nossos usuários podem fazer transações financeiras via smartphone e acessar um rico conjunto de conteúdos educativos e ferramentas. Temos serviços financeiros básicos para todos", explica Astrid.

Através do sistema da i2020 Fintech, que conta com tecnologia proprietária e criptografia avançada, os usuários têm acesso a uma conta digital completa dentro de uma carteira virtual de maneira conveniente, prática e ágil via APP. O que se traduz da seguinte maneira:

Empoderamento do usuário: o usuário tem a opção de escolher os serviços financeiros que atendem as suas necessidades.

Praticidade: acesso 24 horas por dia aos serviços financeiros.

Propriedade: seguindo o princípio de OPEN BANKING, sendo promovido pelo Banco Central, é reforçado que os dados pertencem ao usuário, não à instituição bancária.

Agilidade: acesso via plataforma digital (APP) e, para estender a rede de aceitação, há a opção de cartão físico co-branded.

Soluções para empresas

A i2020 Fintech oferece ainda uma rica gama de serviços voltados para os gestores organizacionais. Um bom exemplo é a solução SaaS (Software as a Service) de um sistema completo de gestão de reembolsos para que as organizações possam administrar as despesas de toda a sua equipe de maneira ágil e descomplicada.

Além disso, tendo em vista a importância de investir num relacionamento cada vez mais próximo com o consumidor, incentivando seu retorno, sua confiança e sua satisfação, estabelecimentos e varejistas, por exemplo, podem estruturar um programa de fidelidade completo a partir da plataforma da i2020 Fintech. Toda a solução tecnológica integra o cartão-fidelidade digital ao sistema já existente (software ou aplicativo) e tudo fica com a identidade visual do próprio estabelecimento.

Disseminando conhecimento

Em congruência com o propósito da companhia, de oferecer soluções, sim, mas também compartilhar conhecimento que gera prosperidade e independência financeira, a i2020 Fintech aposta na oferta de conteúdo gratuitos, em formato e-Learning, para os usuários da plataforma.

São dezenas de infoprodutores aportando conhecimento e inteligência em educação e gestão financeira para que todos os usuários, de todas as origens e classes sociais, possam ter acesso a vídeos ricos e bem produzidos, que vão trazer insights para o seu dia a dia. Além, claro, de acessar produtos financeiros práticos, ágeis e que cobram apenas o necessário, não o que pode ser cobrado.

Saiba mais:

https://i2020.digital

https://www.linkedin.com/company/i2020/

--

Sobre a i2020 Fintech

A i2020 Fintech é uma empresa de serviços financeiros digitais e pagamento móvel com sede em São Paulo (SP, Brasil) e com escritório em Portland (OR, Estados Unidos). A empresa oferece produtos financeiros básicos e conteúdos através de plataforma proprietária para microempreendedores, pequenas empresas e provedores de serviços de folha de pagamento. Além disso, adotando uma estratégia de marketing de inclusão social, a i2020 Fintech oferece diversos serviços financeiros para a população desbancarizada. A companhia é um spin-off da VEE Digital Tecnologia SA do Brasil.



Website: https://i2020.digital
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Qual sua Rede Social Favorita?

47.2%
26.8%
16.3%
8.9%
0.8%