21/05/2023 às 16h05min - Atualizada em 21/05/2023 às 20h00min

“Meu sossego para o resto da vida”, diz pensionista que recebeu título de regularização

Governo do Estado regularizou mais de 11 mil moradias da capital neste domingo.

SALA DA NOTÍCIA Governo do Estado de São Paulo
https://www.saopaulo.sp.gov.br/ultimas-noticias/meu-sossego-para-o-resto-da-vida-diz-pensionista-que-recebeu-titulo-de-regularizacao/

A pensionista Marinês Maciel da Silva ajudou a construir o condomínio em que 160 famílias moram hoje na Brasilândia. Ela fez parte do mutirão que colocou de pé o conjunto B4 do CDHU em 1992, chamado de “Garras e Lutas”. Mais de 30 anos depois, Marinês recebe, neste domingo (21), o título que regulariza seu apartamento.

“Trabalhei muito por essa casa. Carregava terra, pedra e cimento com minhas amigas. Sábados, domingos, feriados. Agora, estou tranquila. É meu sossego pro resto da vida”, conta. Aos 67 anos, ela mora com um filho e uma neta no imóvel agora quitado.

Marinês se orgulha do conjunto, que se modernizou ao longo do tempo. “Agora tem síndico, portaria, interfone, tudo arrumadinho com piso e azulejo. Dá até gosto de morar”, comemora.

O Governo do Estado entregou 11. 073 titulos de 25 conjuntos habitacionais na Capital nesta manhã. A ação é parte do Programa de Regularização Fundiária de Interesse Habitacional da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), com R$ 2 milhões de investimento. Mais de 44 mil pessoas foram beneficiadas e passaram a ser legalmente proprietárias dos imóveis que residem.

A regularização fundiária é um compromisso da atual gestão paulista que desde o início do ano intensifica os trabalhos para garantir o benefício da posse definitiva dos imóveis construídos pela CDHU a um maior número de famílias. A maioria dos moradores aguarda há anos pela matrícula do imóvel, documento que formaliza a propriedade das casas em que residem.

A trabalhadora doméstica Eliane Timóteo, 54, passou mais de 20 anos pagando seu apartamento de 3 quartos na Brasilândia.

É o lar que abriga boa parte da família depois que as filhas se separaram e precisaram voltar para a casa trazendo também os netos do casal.

“Foi uma batalha pagar as prestações todo mês. Nossa grande vitoria é receber esse documento.” Agora, o marido e ela querem ajudar os filhos na compra da casa própria.

A costureira aposentada Otelma Luísa do Amaral, 68, entrou em sua casa em 1999. Há menos de um ano, terminou de pagar a casa que abriga também um de seus três filhos.

Hoje, ela celebra a conquista da regularização. “Vou poder deitar e saber que estamos morando em algo que é da gente. Para quem sempre pagou aluguel e financiamento, agora finalmente tenho sossego”, comemora.

O post “Meu sossego para o resto da vida”, diz pensionista que recebeu título de regularização apareceu primeiro em Governo do Estado de São Paulo.



Fonte: www.saopaulo.sp.gov.br
Link
Notícias Relacionadas »