08/08/2019 às 14h59min - Atualizada em 08/08/2019 às 15h51min

Livro "Impressões Digitais" traz reflexões contemporâneas sobre a tecnologia no nosso dia a dia

A obra é um convite para que os leitores pensem nos mais diversos aspectos de nossas vidas que foram modificados nas últimas décadas em virtude da revolução tecnológica, no contexto histórico em que estamos vivendo e no que podemos esperar para o futuro da tecnologia cotidiana.

DINO
http://www.itltech.com.br


Com considerações sobre a tecnologia no mundo moderno em seus aspectos mais cotidianos, a empresária Sylvia Bellio, uma das poucas mulheres no Brasil em posição de liderança no setor de tecnologia, lança o livro "Impressões Digitais - A vida digital na nossa vida". A obra é um compilado de crônicas escritas por Sylvia e pretende fazer uma análise sobre a revolução digital que estamos passando. O lançamento do livro ocorre nesta quinta (8), às 18:30h, na Livraria da Vila do Shopping Pátio Higienópolis, em São Paulo.

"Impressões Digitais" é o segundo livro de Sylvia Bellio. Em agosto do ano passado ela lançou "Simplificando TI", uma produção que desmistificou o mundo da tecnologia da informação e mostrou como conceitos aparentemente complexos são extremamente simples e podem ser compreendidos por qualquer pessoa. A nova obra tem, ao todo, 12 capítulos que abordam vários pontos de intersecção entre a tecnologia e a nossa vida cotidiana. Desta vez, a autora, que é especialista em infraestrutura de TI, pretende fazer com que os leitores reflitam sobre o presente, passado e principalmente o futuro da tecnologia.

"Além de percebemos o momento que estamos vivendo, acho de suma importância lembrar o nosso passado e projetar o futuro. Pensar a longo prazo é sempre uma tarefa complicada, principalmente no mundo da tecnologia. Contudo, nós sempre temos indícios de prováveis e possíveis tendências. E nós precisamos nos preparar para o que vem pela frente, já que estimativas apontam que parte das profissões que existem hoje serão extintas daqui quinze ou vinte anos, por exemplo", diz.

Temática Moderna

"Impressões Digitais" traz, ao longo de suas 61 páginas, considerações pertinentes sobre o mundo da tecnologia como: o paradoxo dos aparelhos digitais que nos unem e nos afastam ao mesmo tempo; a importância da integração tecnológica nas escolas; a relação das diferentes gerações com apetrechos modernos e as profissões que já despontam como preponderantes para o futuro.

"A internet nos deu uma possibilidade praticamente infinita de acesso às informações e ao conhecimento. Apesar disso, como ficamos o tempo todo conectados e disponíveis, temos dificuldade de escolher prioridades. Essa é uma discussão que precisamos ter com as chamadas gerações Y e Z, que são jovens que cresceram ou nasceram em meio a essa farta disponibilidade de estímulos e distrações tecnológicas dos mais diversos tipos", defende Sylvia.

O novo livro de Sylvia Bellio traz, ainda, importantes reflexões sobre o mundo feminino no contexto tecnológico. Neste debate, a autora fala sobre questões como a modificação do núcleo familiar; a tecnologia como aliada na maternidade; grandes mulheres precursoras da Tecnologia da Informação e a diversidade dos papeis das mulheres na sociedade contemporânea.

"Apesar de ser um campo atualmente dominado por homens, a tecnologia atual deve muito a grandes personagens femininas como Ada Lovelace, Hedy Lammar e Grace Hopper. E por mais que estamos conseguindo cada vez mais espaço, existem muitos debates que precisam ser travados para que as mulheres possam ter ainda mais voz nesta área. Os capítulos do livro que unem estes dois assuntos servem para lembrar que mulheres e tecnologia sempre foi - e sempre será - uma combinação que dá muito certo", argumenta a escritora.

Livro: Impressões Digitais - A vida digital na nossa vida

Autora: Sylvia Bellio

Editora: Árvore Digital

Número de páginas: 61 páginas

Preço: R$ 30,00

Venda: O livro está à venda na Amazon e no site da Árvore Digital



Website: http://www.itltech.com.br
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Qual sua Rede Social Favorita?

47.2%
26.8%
16.3%
8.9%
0.8%