12/08/2019 às 16h26min - Atualizada em 12/08/2019 às 18h51min

Competição de soluções de acessibilidade, que tem apoio do SiDi, está com inscrições abertas

Iniciativa da UIT chega à 5.ª edição com a proposta de levar mais conforto e qualidade à vida das pessoas com deficiências

DINO


Campinas, 07 de agosto de 2019 - Desenvolver soluções tecnológicas inovadoras e criativas destinadas a beneficiar pessoas com deficiências. Esse é o objetivo da Competição de Soluções Móveis de Acessibilidade, promovida pela União Internacional de Telecomunicações (UIT) em parceria com o SiDi, que neste ano chega à sua 5.ª edição na região da América Latina e Caribe.

As inscrições para participação no concurso já estão abertas e vão até o dia 30 de setembro. A participação pode ser individual ou em grupo, sendo que o material referente à solução pode ser enviado por intermédio do site www.itu.int/en/ITU-D/Regional-Presence/Americas/Pages/CONTESTS/2019-Accesibility-App.aspx - onde também estão disponíveis mais detalhes sobre a competição. As propostas podem ser inscritas em uma das duas categorias disponíveis: produto em concepção ou desenvolvimento (ideias ou projetos de soluções que ainda precisam ser desenvolvidas ou estão em processo de desenvolvimento) e produto disponível para uso (é preciso apresentar ao menos um protótipo da solução, que deve estar pronta para ser usada ou testada por pessoas com deficiência).

"O foco da competição, que realizamos há cinco anos, é levar mais conforto e qualidade de vida às rotinas das pessoas com deficiências, por meio do uso de tecnologias inovadoras", afirma Marcelo Eduardo dos Anjos, que atua na área de Acessibilidade Digital do SiDi. Nesse contexto, a comissão julgadora irá avaliar as soluções propostas na competição com base em quatro critérios básicos: criatividade (originalidade da ideia), experiência do usuário (abrangência de público, impacto e boa experiência de uso), desenvolvimento da solução (viabilidade técnica e qualidade) e tecnologia empregada (Inteligência Artificial, Realidade Aumentada/Realidade Virtual, IoT, Big Data e outros).

A proposta vencedora será premiada com uma bolsa para participar do evento regional Américas Acessível 2019: Informação e Comunicação para TODOS. Organizado pela UIT e o Ministério das Telecomunicações e Sociedade da Informação do Equador, o evento será realizado entre os dias 20 a 22 de novembro, em Quito. Mais informações sobre a 6.ª edição do Américas Acessível estão disponíveis em www.itu.int/en/ITU-D/Regional-Presence/Americas/Pages/EVENTS/2019/23940.aspx


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »