13/08/2019 às 13h49min - Atualizada em 13/08/2019 às 14h12min

Testes laboratoriais remotos permitem diagnóstico ágil

Uso da tecnologia vai crescer mais de 114% até 2026, e pode auxiliar atendimentos urgentes e acesso em regiões sem acesso a recursos. Especialistas discutem no dia 24/09 desafios e cuidados necessários.

DINO
http://www.cbpcml.org.br/


Rio de Janeiro, 13 de agosto de 2019 - "Avaliação crítica dos Testes laboratoriais Remotos - POCT" será o tema de uma mesa-redonda, às 9h00, no dia 24 de setembro durante o 53º Congresso Brasileiro de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial. O evento acontece no Centro de Convenções SulAmérica, no Rio de Janeiro.

O mercado de teste global de pontos de atendimento (POCT) foi avaliado em US$ 14 bilhões em 2017 e está previsto atingir US$ 30 bilhões até 2026. Quando usado adequadamente, o POCT pode levar a tratamentos médicos mais eficientes e eficazes, além de melhorar a qualidade dos cuidados médicos.

O teste no local de atendimento é crucial em emergências e na sala de cirurgia. Mas tem sido muito usado em casa, para um melhor acompanhamento de pacientes e médicos. Também podem ajudar a aliviar a superlotação do pronto-socorro, reduzindo o tempo necessário para tratar as pessoas e, assim, encurtando as estadias. Os testes no local de atendimento também podem fornecer resultados de testes em locais onde os laboratórios clínicos não existem ou estão muito distantes, como em regiões rurais ou distantes de centros médicos.

Serão abordadas as aplicações, os custos e a conectividade dos testes laboratoriais remotos. A mesa será composta por Paula Távora, ex-presidente da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial, Fábio Lima Sodre, presidente regional da entidade na Bahia e Adriana Caschera Leme, coordenadora técnica do Hospital Albert Einstein.

O presidente do 53º CBPC/ML, Eduardo Emery, afirma que "os testes laboratoriais remotos são uma tendência mundial. É preciso esgotar as discussões sobre o tema para que sejam aplicados de forma correta, para que proporcionem eficácia e resultados seguros para médicos e pacientes".

Serviço - 53º Congresso de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial
Data do Congresso: 24 a 27 de setembro
Local: Centro de Convenções SulAmérica (Av. Paulo de Frontin, 1 - Cidade Nova, Rio de Janeiro - RJ)
Mais informações: http://www.cbpcml.org.br/

Sobre a SBPC/ML
A Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML) é uma Sociedade de Especialidade Médica, fundada em 1944 e que atua na área de laboratórios clínicos. Com sede na cidade do Rio de Janeiro, tem como finalidade reunir médicos com Título de Especialista em Patologia Clínica/Medicina Laboratorial e de outras especialidades como farmacêutico-bioquímicos, biomédicos, biólogos e outros profissionais de laboratórios clínicos, além de empresas do setor. A especialidade médica responde por apoio a 70% das decisões clínicas do país, influenciando desfechos e resultados econômicos da assistência à saúde.

A SBPC/ML é responsável pelo PALC - Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos, que avalia laboratórios através de auditorias e determina se as práticas adotadas atendem requisitos pré-determinados para este tipo de serviço. O selo PALC garante a qualidade dos serviços prestados e a confiabilidade dos resultados dos exames.

Em 2019, a SBPC/ML lançou a campanha #ImportantePrevenir, uma ação de orientação e conscientização da população sobre a importância da realização de exames laboratoriais de forma racional, sobretudo na fase preventiva, de assistência primária, pois eles são usados frequentemente para prevenção, diagnóstico e monitoramento do tratamento de doenças.

A SBPC/ML dispõe de projetos de habilitação e qualificação profissional de acordo com a legislação em vigor, através de atividades voltadas para ensino, pesquisa e divulgação científica em Medicina Laboratorial, tendo como meta principal a saúde da população. Para alcançar esses objetivos a SBPC/ML realiza cursos, jornadas, congressos, eventos relacionados e publicações científicas.

Sobre o Lab Tests Online
O Lab Tests Online é um site produzido pela Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial em parceria com a American Association for Clinical Chemistry (AACC).

O canal é voltado para pacientes e dispõe de informações e curiosidades sobre diversos testes laboratoriais, que são parte da atenção à saúde de rotina e do diagnóstico e tratamento de uma grande variedade de condições e doenças.

Para o profissional médico ou atuante em laboratórios de análises clínicas, o Lab Tests Online serve como referência rápida e fonte de atualizações em Medicina Laboratorial.

www.labtestsonline.org.br



Website: http://www.cbpcml.org.br/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »