22/05/2023 às 18h37min - Atualizada em 22/05/2023 às 20h00min

ERP é um caminho natural para empresas com DNA na experiência

A gestão integrada proporcionada pelo sistema permite a criação de um terreno propício para jornadas de valor, com tarefas automatizadas e tempo hábil para atividades mais estratégicas

SALA DA NOTÍCIA Leila Santos
Seja na atuação de profissionais ou na prestação de serviços, a experiência é o foco de muitas organizações na atualidade. A tecnologia, sem dúvidas, tem parte central nesse processo. De acordo com uma pesquisa realizada pela FGVcia, braço tecnológico da Fundação Getúlio Vargas, os gastos e investimentos em TI para médias e grandes empresas representaram 9% da receita, em dados levantados sobre 2022.

De maneira geral, as empresas buscam constantemente melhorar sua gestão, integrando processos e otimizando recursos para oferecer a melhor experiência para seus clientes e colaboradores. Nesse cenário, o ERP (Enterprise Resource Planning) é uma solução cada vez mais utilizada por empresas que buscam uma gestão mais eficiente e integrada.


Jornadas de valor com um ERP

A padronização de processos é um dos principais benefícios das jornadas de valor para os colaboradores e clientes das empresas. Com todas as informações centralizadas e integradas, é possível definir procedimentos e fluxos de trabalho de forma mais eficiente e coerente, o que resulta em uma maior consistência nas operações. Isso também facilita o treinamento de novos funcionários, pois eles terão acesso a um manual de processos bem estruturado.  

Assim, o ERP mostra-se como o primeiro passo para uma jornada de crescimento sustentável das organizações. Ele é capaz de promover o conhecimento dos próprios processos, identificando o que deve ser melhorado, quais etapas devem ser automatizadas, além de direcionar de modo mais efetivo os profissionais em suas posições. Todo o resto em expansão tecnológica somente é possível a partir do ERP, o que o torna uma peça-chave na evolução das empresas.

Tarefas automatizadas diminuem erros

Outra vantagem do ERP é a possibilidade de se automatizar tarefas como o controle de estoque, a emissão de notas fiscais e o pagamento de fornecedores, entre outras. Com a implantação do sistema, as empresas podem eliminar atividades manuais e trabalhosas que demandam muito tempo e recursos.  

Vale mencionar, inclusive, que a automação também minimiza a ocorrência de erros e falhas humanas. As informações são inseridas apenas uma vez no sistema, e as atualizações são feitas em tempo real, evitando a duplicidade de dados. Com isso, as empresas também garantem uma maior conformidade com as leis e regulamentações, evitando multas e penalidades.

Mais tempo hábil e o ERP sob um viés estratégico

Além de possibilitar a automatização de tarefas, o ERP permite que as empresas ganhem tempo para se dedicar a atividades mais estratégicas, centralizadas no core business. Com a integração do cotidiano operacional, é possível ter acesso rápido a informações sobre a produção, vendas, estoque e finanças da empresa. Com esses dados em mãos, os gestores podem tomar decisões mais assertivas e estratégicas.

Por fim, podemos afirmar que, para a adoção de tecnologias inovadoras, o aproveitamento da inteligência de dados e, por consequência, o crescimento empresarial, torna-se imperativo que todas as estratégias e projetos sejam baseados inicialmente em um sistema integrado de gestão. Esses sistemas devem apresentar, sobretudo, modernidade, estruturação, excelência de implementação e total utilização de sua potencialidade.  

Afinal, o uso adequado de um ERP eficiente e bem desenvolvido permite a obtenção de informações em tempo real sobre diversas áreas do negócio, como finanças, vendas, produção e estoque, o que possibilita a tomada de decisões mais embasadas e precisas e, por conseguinte, um crescimento estruturado e sustentável do negócio. 

*Leila Santos é Sócia Diretora da Actionsys. Entusiasta de tecnologia, com mais de 14 anos de atuação na área, e graduada em Administração de Empresas.

Sobre a Actionsys

Especializada na prestação de serviços de tecnologia de alto valor, a Actionsys é uma consultoria que está no mercado desde 2008. Com quatro integrantes em seu quadro societário, a empresa disponibiliza soluções tecnológicas de grandes companhias, como a Oracle e SAP. Além disso, a Actionsys possui outras frentes de atuação, como a área de PMO – Gestão de Projetos – e RH estratégico, em que ajuda as organizações na contratação de profissionais do segmento de TI. Mesmo ofertando soluções tecnológicas, a empresa entende o protagonismo da atividade humana, sendo que os profissionais são os grandes condutores de projetos de transformação digital. Veja mais em https://actionsys.com.br/.

Assessoria de imprensa da Actionsys:
IDEIACOMM

(11) 5111-8841

Juliana Garcia (MTB 63.694)
11 95070-8903
[email protected]

Keth Oliveira
11 98318-1577
[email protected]

Stephanie Ferreira
11 98184-5986
[email protected]

 

Link
Notícias Relacionadas »