22/05/2023 às 16h23min - Atualizada em 22/05/2023 às 20h00min

15 relações entre o esporte de alto rendimento e o mundo corporativo

*Marco Correia

SALA DA NOTÍCIA Giovanna Rezende

Existem diversos técnicos, atletas e ex-atletas que falam bastante sobre o legado que o esporte de alto rendimento traz para o dia a dia do mundo corporativo. Como praticante de judô há cerca de 38 anos e há nove no Jiu Jitsu – sendo que quatro deles dedicados para competição – é possível traçar boas relações entre duas áreas tão distintas.

Hoje, com mais de 40 anos de idade, ainda luto Jiu Jitsu de alto rendimento. Participei de três campeonatos mundiais, sendo campeão duas vezes e vice-campeão em um deles. Também estive no pódio (2º lugar) em um campeonato Brasileiro, Pan Americano, Sul Americano, entre outros de menor expressão, mas não menos importantes. Todos esses resultados foram conquistados mesmo atuando no mercado corporativo paralelamente.

O esporte me ajudou a entender, enxergar e trazer para meu dia a dia profissional diversos ensinamentos, consciente e inconscientemente. A lista de aprendizados seria enorme, mas o objetivo aqui não é fazer um manual de como ser atleta e trabalhar melhor. A ideia é trazer insights derivados exclusivamente do Jiu Jitsu, mas que pode ser aplicado a qualquer esporte o qual você o tenha como alto rendimento.

Mas, afinal, o que é praticar um esporte de alto rendimento?

Em uma premissa inicial, alto rendimento seria viver absolutamente do esporte profissional. Aqui já temos a primeira “adaptação”, já que, no meu caso, eu tenho uma outra carreira. De qualquer forma, pode-se considerar alto rendimento quando é preciso manter uma prática constante, de alto nível técnico para, então, participar (quiçá obter resultados) dos maiores e mais importantes campeonatos da modalidade mundo afora.

Bom, aqui começamos a entender todo o processo envolvido para estar entre os melhores nas competições acima. A disciplina é a primeira característica que precisa adquirir para alcançar os objetivos. Da disciplina deriva a constância, pois ninguém chega a ser bom no que faz praticando “de vez em quando”, isso chama-se lazer.

Abaixo, realço algumas analogias entre a minha prática no Jiu Jitsu e o mundo corporativo, onde atualmente ocupo um cargo de gestão. Dessa forma podemos perceber a proximidade entre esses dois universos e o quanto o esporte pode ser aproveitado e ser referência.

  1. Nem sempre o melhor estará no lugar mais alto do “pódio“: Aqui eu destaco que, no mundo corporativo, sempre vamos nos deparar com profissionais que aparecem mais do que a gente, e nem por isso são melhores que você. As variáveis para essa decisão podem ser inúmeras, portanto, não se desgaste por isso, e permaneça fazendo seu melhor.

2. Vence quem tem mais determinação, nem sempre o melhor preparo:  Estar preparado é importante e vital, mas conforme o nível de exigência aumenta, os detalhes fazem toda a diferença. Portanto, determinação é fundamental, pois nem sempre as coisas darão certo, mesmo você fazendo tudo que julga sendo o melhor.

3. Constância é a chave. Ninguém ganha nada fazendo qualquer coisa de vez em quando: Esse chega a ser um mantra no mundo do esporte de alto rendimento. É impossível ter motivação todos os dias, aceite essa verdade, mas a constância é essencial para seu desenvolvimento. Nem sempre você vai acordar feliz e saltitante com desejo de chegar logo ao escritório e fazer suas obrigações. A constância é fundamental para ter um hábito e isso fará você performar a médio e longo prazo.

4. Seja “o melhor” no que se propõe a fazer: Cobre de si mesmo, sempre. Procure ser o melhor no que faz, mas tenha como referência seus próprios resultados. Não se compare.

5. Melhor saber e não precisar, do que precisar e não saber: Assim como nas artes marciais, no nosso dia a dia de trabalho, vemos que estar preparado para qualquer situação pode fazer a diferença. Então, não julgue qualquer assunto como “menos importante” em sua área de atuação, ele pode vir a ser a sua nova “especialidade”. E no final das contas, conhecimento nunca é demais.

6. Desistir não pode ser uma opção se você for determinado(a): Por mais difícil que tudo possa parecer em determinado momento da sua trajetória e você, na sua percepção, entender que está correto, nunca desista. Sempre há uma saída!  No entanto, permita-se escutar opiniões de outras pessoas, geralmente ajuda.

7. Entregas podem acontecer do dia para a noite, resultados não: Em qualquer nível da carreira que você estiver, sempre lhe será solicitado alguma entrega, algum projeto, etc. Pequenas tarefas que podem compor uma estratégia podem ter um tempo bem menor para serem entregues, mas o objetivo final, o estratégico, leva tempo. Obter qualidade requer estudo, análise e programação.

8. Esteja disposto(a) a aprender sempre; seja humilde de verdade: A todo instante somos testados em relação a isso. Sempre que achamos que estamos muito bem, que “sabemos” tudo, vem algo e nos mostra que precisamos aprender mais e mais. Ser humilde não é ser e nem se sentir inferior, é saber reconhecer o momento de aprender mais sobre algo.

9. Seja grato por tudo que conquistou até o momento: Gratidão é uma das maiores virtudes que alguém pode ter. Seja grato a todos que, de alguma forma, ajudaram você, seja grato às suas conquistas. Seja grato até ao que lhe parece ser um problema.

11. Em algum momento você vai errar, e está tudo bem. Aprenda com isso: Vamos errar sempre. Não importa o tamanho do erro, nem o momento, isso vai acontecer e faz parte de todo e qualquer processo. Seja inteligente, tente aprender com isso e sua performance tende somente a melhorar mais e mais.


12. O lugar mais perigoso do pódio e da carreira é o topo: Permanecer é tão ou mais difícil do que chegar, eis aí uma grande verdade. Passamos anos nos esforçando, procurando fazer nosso melhor para chegar ao ápice, mas e depois? Estar entre os melhores pode e é muito difícil, mas permanecer é um desafio constante e até maior que chegar até ali. Você será testado o tempo todo, pelo processo e por seus desafetos, tanto conhecidos como os desconhecidos. Volte “uma casa” e lembre-se que é “melhor saber e não precisar do que precisar e não saber”.


13. A paciência é uma virtude: Em um mundo onde tudo é imediato, tenha em mente que sua vez chega de acordo com a sua caminhada. Se está fazendo tudo certo, sua hora vai chegar, não tem erro. Mas é preciso paciência, nenhum atalho leva você ao lugar certo, da maneira certa.


14. Lembre-se que você perderá muito mais do que vencerá para alcançar seu sucesso. E isso é o normal, ok? Nossa vida vai nos brindar com muito mais fracassos do que vitórias. As vitórias são as consequências dos fracassos. Por isso não devemos desistir quando tudo parecer sem saída.


15. Ninguém ganha nada sozinho(a), por mais individual que seu esporte/sua área possa parecer: Talvez esse seja o mais importante dos insights. Ninguém, absolutamente ninguém, vai a lugar algum sem a ajuda, sem a compreensão, sem a empatia de alguém. Você pode ser bom, ser forte, ser destemido e ir muito longe sozinho, alcançar o sucesso. Mas tenha em mente que, se for com ajuda, você irá mais rápido e mais longe. Lembre-se, o todo nunca é o todo sem as partes dele.

Após esses insights, que podem gerar horas e horas de boa discussão, temos algo muito em comum entre os esportes e o ambiente corporativo. A preparação, que está intimamente ligada à constância. Fazer sempre para fazer bem. Isso gera resultados, que nem sempre serão os esperados, mas que trarão aprendizados, melhorias. O melhor sempre está por vir, não se encante com o seu melhor momento, e nunca desista quando achar tudo perdido.

Para finalizar, tenha autoestima, mas não confunda com soberba. Quem se respeita, tem o respeito dos demais, e resultados não aceitam especulações, afinal, falam por si só.

*Marco Correia é Head of SOC da Teltec Solutions


Link
Notícias Relacionadas »