20/08/2019 às 13h18min - Atualizada em 20/08/2019 às 13h21min

No Combate aos perigos do Plágio, URKUND e ENG convidam Universidades para Indexação de seus papers

O objetivo é criar condições efetivas para redução de plágio com a ferramenta URKUND.

DINO
http://www.eng.com.br


Com o objetivo de criar condições de redução de plágio, nos meses de agosto e setembro de a ENG, especializada em Tecnologias para a Educação, está realizando com a sua parceira europeia, URKUND, um trabalho que impede que "papers" de pesquisa, teses, dissertações e até mesmo TCC (Trabalhos de Conclusão de Cursos) sejam confrontados com base realmente ampla, para detecção de plágio e falta de citações corretas.

"A indexação irá proteger os autores e as Universidades, e trará múltiplos benefícios à Educação e à Pesquisa no país", afirma Alvaro Venegas, diretor da ENG. "A tecnologia integra diversos outros recursos, como: comparação em diferentes idiomas, busca de caracteres diferentes que podem ser inseridos durante a escrita de um texto, além da geração de relatórios específicos conforme a necessidade de cada educador", finaliza.

Acervos Fechados (Editoras), e ainda não Publicados
Até então, todos sistemas de Antiplágio se baseavam em coletas de dados de varreduras em repositórios de acesso público, ficando os acervos internos de grandes Universidades e Centros de Pesquisas de fora.

A plataforma URKUND é uma tecnologia de controle e prevenção de plágio, que auxilia professores e orientadores na detecção de imitações de conteúdo através de uma tecnologia que integra base de dados própria, resultando no aumento da qualidade da educação. URKUND tem feito a indexação continuada e tem indexado os repositórios e acervos de EAD das Universidades de todo o mundo.

EAD e o Plágio
Conforme Simone Lourenço, diretora comercial da ENG: "No Brasil, estamos realizando esta tarefa, para possibilitar também que Editoras possam se beneficiar desta proteção. O serviço de indexação não tem custo, e atende às demandas Acadêmicas, EAD e das Editoras. A indexação de uma Obra com 10.000 páginas leva cerca de 3 minutos", completa.

Presente em 2800 instituições de ensinos espalhadas por mais de 70 países, a plataforma URKUND é muito utilizada em universidades internacionais, principalmente para expor aos professores os trechos e a porcentagem geral do texto que foi plagiada. Estudos referentes a trabalhos acadêmicos submetidos a sistemas detectores de plágio demonstram que mais de 65% deles continham algum tipo de plágio.

Sobre a ENG:
A ENG DTP & Multimídia Ltda. é uma empresa pertencente ao Grupo ENG, integrado também pela empresa ENG Com Comp Ltda. Fundado há 30 anos, o foco de atuação do Grupo é a transferência de tecnologias. Para isso, possui parcerias com grandes empresas do setor tecnológico como a Adobe, Autodesk, Corel, Microsoft e SENCHA.

Operando em São Paulo, Brasília, Curitiba e Rio de Janeiro, o Grupo ENG dedica-se a treinamentos oficiais, consultoria técnica, licenciamentos de software (Revendedor Top 3 no Brasil), locação de mão de obra e prestação de serviço de Certificação Profissional.

Dentre os mais de 180 clientes atendidos pela ENG, destacam-se: Grupo Kroton, PUC SP/PR/RJ/MG, UCB, IMT - Instituto Mauá de Tecnologia, IESB, Uninter, Grupo DeVry, Grupo Cruzeiro do Sul, PUC, IF - Institutos Federais de Tecnologia, e diversas Universidades Federais, Estaduais e Municipais.

Sobre o URKUND:
O URKUND é um sistema automático de reconhecimento de texto criado para detectar e prevenir o plágio, independentemente da língua utilizada. Nossa paixão é ajudar escolas, universidades e empresas a fomentar a originalidade e ética na produção de texto.

Além de colaborar com escritores e editoras, o URKUND possui parcerias com mais de 40 desenvolvedores de plataformas e-learning. Desta forma, o URKUND pode ser perfeitamente integrado às plataformas e-learning mais populares do mercado. Através dessas integrações, o uso do nosso sistema antiplágio torna-se ainda mais simples e não intrusivo.



Website: http://www.eng.com.br
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Qual sua Rede Social Favorita?

46.7%
27.5%
16.7%
8.3%
0.8%