21/08/2019 às 14h42min - Atualizada em 21/08/2019 às 14h51min

Professores da Unicamp contam sobre suas pesquisas e sobre a importância da Computação de Alto Desempenho (HPC) para a ciência

Nova área do portal HPC Talks dá voz aos pesquisadores para que falem sobre suas pesquisas e sobre computação de alto desempenho

DINO
http://www.hpctalks.com.br
Vídeo A Física Computacional e o Enigma dos Vidros


Visando compartilhar o conhecimento adquirido em mais de 10 anos trabalhando no mercado de HPC, a Versatus, em parceria com a Dell Technologies, lançou em maio um portal onde pudesse publicar vídeos, artigos e outras informações úteis para os pesquisadores, cientistas e demais profissionais que utilizam a tecnologia.

“Existem diversos sites, portais e publicações em inglês, mas havia a carência de uma fonte de informação em português e que também divulgasse notícias locais. Assim, decidimos criar o portal HPC talks para compartilhar um pouco do nosso conhecimento e também novidades de nossos clientes e parceiros”, comenta Denis Anjos, diretor da Versatus HPC.

Visando dar mais visibilidade aos usuários da tecnologia, mais uma implementação foi realizada: uma área para que contem sobre suas pesquisas e também sobre o papel da computação de alto desempenho nestas investigações, a Client Talks.

Em agosto foi publicado como vídeo inaugural o depoimento do Prof. Dr. Alex Antonelli, do departamento de física da matéria condensada do IFGW da Unicamp. Nele, o professor conta sobre suas pesquisas. Primeiramente discorre sobre a pesquisa sobre a física dos vidros, especialmente a dos vidros metálicos e posteriormente menciona seus estudos sobre fontes limpas de energia. Fala também sobre a importância do uso da computação de alto desempenho em suas pesquisas.

O próximo vídeo a ser publicado será o dos pesquisadores também da Unicamp, Prof. Dr. Edison Z. da Silva, do Instituto de Física e Prof. Dr. Miguel San-Miguel, do Instituto de Química. Nele, eles contam mais sobre suas pesquisas, entre elas a sobre como ocorre a nível atomístico o crescimento de prata em tungstato de prata e o estudo da cutina, material presente nas folhas e frutos das plantas que os protegem de ataques físicos e químicos. Ao desvendar o funcionamento destes materiais, diversas aplicações práticas podem surgir, e eles contam também sobre isso no vídeo, além de comentar sobre a importância dos supercomputadores para a modelagem computacional, fundamental para realizar estes estudos.

O link para acessar o Client Talks é www.hpctalks.com.br



Website: http://www.hpctalks.com.br
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Qual sua Rede Social Favorita?

47.1%
27.3%
16.5%
8.3%
0.8%