23/08/2019 às 17h52min - Atualizada em 24/08/2019 às 00h03min

Black Friday 2019 e Semana do Brasil: como conseguir as melhores ofertas?

Os lojistas já estão se preparando para Black Friday 2019, que irá ocorrer no dia 29 de novembro. Mesmo com o recente lançamento da Semana do Brasil, a expectativa é de crescimento nas vendas em relação a 2018.

DINO
https://descontostop.com.br
Black Friday 2019


A Black Friday 2019 já tem data marcada e está gerando grande expectativa de vendas, tanto no e-commerce quanto nas lojas físicas do país, mesmo com o recente lançamento da Semana do Brasil, que deve acontecer entre os dias 6 e 15 de setembro.

Quem está pensando em aproveitar as ofertas da Black Friday 2019 ou da Semana do Brasil para fazer boas compras, deve tomar certos cuidados e analisar todas as oportunidades para economizar.

Pesquisar valores de produtos antes da promoção, estipular um orçamento para gastar no evento e prever o uso de cupons de desconto, são algumas das recomendações para quem quer tirar o melhor proveito dessas ações promocionais.

O que é Black Friday?

A Black Friday é um dia de ofertas que acontece sempre em uma sexta-feira. Aqui no Brasil, a data deste evento é definida para a 4ª sexta-feira do mês de novembro. Nos Estados Unidos, o evento também é realizado neste dia, pois ele ocorre logo após ao feriado mais popular do país chamado de "Dia de Ação de Graças".

Esse dia de ofertas também marca a temporada de compras para o Natal, pois muitas pessoas aproveitam o evento para comprar presentes com desconto durante o período de promoções.

No início, a Black Friday chegou ao Brasil com a proposta de movimentar o e-commerce. Mas por conta da grande procura dos consumidores pelas ofertas, muitas lojas físicas do país começaram a oferecer descontos significativos durante a Black Friday.

O que é a Semana do Brasil?

A Semana do Brasil é um evento nos moldes da Black Friday, criado recentemente pelo governo federal para aquecer as vendas de setembro, considerando que, historicamente, nesse mês o consumo tende a ser menor em vários segmentos de mercado.

Como as notícias sobre a Semana do Brasil, que irá ocorrer entre 6 e 15 de setembro, começaram a circular em meados de julho, é possível que o evento ainda não atinja tanta representatividade nessa primeira edição, considerando o prazo justo para planejamento e realização das ações promocionais.

Ainda assim, é um passo importante para o aquecimento da economia, com grande potencial para impulsionar vendas e permitir que os consumidores adquiram produtos e serviços a preços diferenciados.

Quando é a Black Friday 2019?

A Black Friday 2019 foi definida para o dia 29 de novembro. Com a data já programada, lojistas de todo o país já estão preparando as ofertas para apresentar durante o evento. Em muitos casos, os consumidores encontram ótimas promoções antes mesmo da sexta-feira. Isso acontece porque alguns varejistas preferem antecipar os descontos da Black Friday.

De acordo com Elvio Cleon do Amaral, fundador do site Descontos Top, que fornece cupons de desconto das principais lojas do Brasil, alguns varejistas começam a praticar preços especiais antes mesmo da data programada para o evento. "É possível encontrar até mesmo promoções desde a segunda-feira que antecede a programação do evento", revela Elvio.

O fundador da startup ainda reforça que não há riscos em aproveitar as promoções antes da sexta-feira. "As lojas que costumam antecipar esses descontos também oferecem aos consumidores o compromisso de devolver o dinheiro, caso eles encontrem o mesmo produto com preço ainda mais baixo na própria loja durante a Black Friday", comenta Elvio. Isso significa que aproveitar as promoções de antecipação da Black Friday também vale a pena.

Além disso, muitas lojas estendem os descontos da Black Friday durante o final de semana. E para concluir a rodada de promoções, também é possível aproveitar as ofertas da Cyber Monday, que ocorre na segunda-feira posterior à Black Friday.

Para lojistas de todo o país, o planejamento da Black Friday começa meses antes da data programada para o evento. Segundo David Dias, que atua com assessoria de SEO (Search Engine Optimization ou Otimização para Mecanismos de Busca), as lojas começam a trabalhar com meses de antecedência para oferecer uma ótima experiência de compra para os consumidores.

"Além do planejamento de compras, logística e precificação, as lojas se empenham em melhorar os seus sites para que os consumidores tenham uma ótima experiência de compra durante o evento. Além disso, as empresas se esforçam para conseguir as primeiras posições nos buscadores, como o Google, apostando nas palavras-chave com maior potencial de geração de vendas", reforça David Dias.

Qual a Origem da Black Friday?

A Black Friday chegou ao Brasil em 2010. Nesta primeira edição, que aconteceu no dia 28 de novembro, as promoções foram divulgadas apenas pelo comércio eletrônico. O evento que ocorreu de forma online, contou com a participação de mais de 50 lojas que correspondem ao varejo nacional.

Nas edições seguintes, lojas físicas também passaram a oferecer promoções significativas para os consumidores durante a 4ª sexta-feira de novembro. Isso tudo aconteceu graças a popularidade que a Black Friday ganhou ao chegar no Brasil. Com preços vantajosos, os consumidores viram uma oportunidade real de economizar e aproveitar para comprar tudo que pretendiam durante a data promocional.

A ideia de aquecer o comércio em uma data marcada por promoções não é dos brasileiros. Esse conceito veio dos Estados Unidos, que foi o primeiro país a realizar os eventos de Black Friday. Alguns especialistas dão os créditos à Filadélfia como precursor do termo "Black Friday", como uma referência a polícia local que chamada a sexta-feira seguinte ao Dia de Ação de Graças de Black Friday, devido aos congestionamentos enormes que marcavam o período de comemoração.

Por causa dessa associação de termos, os jornais dos Estados Unidos começaram a utilizar o termo Black Friday para citar o fluxo alto de pessoas realizando compras para o Natal. Não demorou muito para que os varejistas americanos tivessem a ideia de criar um dia de ofertas significativas utilizando o nome Black Friday.

Além do Brasil, muitos países aderiram ao dia de ofertas como tentativa de estimular o comércio nacional para as compras natalícias. Hoje em dia, a maioria dos países já realizam as promoções de Black Friday e os resultados não mentem. Todos os anos o faturamento durante a Black Friday é satisfatório.

Black Friday Brasil

A Black Friday 2019 será a 9ª edição do evento no Brasil. Desde o primeiro evento, realizado em 2010, os dados sobre o comércio nacional mostram que a Black Friday proporciona resultados significativos para os comerciantes e consumidores do país.

Só no ano passado, a Cielo divulgou um crescimento de 9,4% nas receitas geradas pelos varejistas que participaram da Black Friday. O resultado foi comparado com dados de 2017, e apontam um total de R$ 2,1 bilhões de faturamento nas vendas online durante a sexta-feira.

As pesquisas na internet por promoções da Black Friday também aumentam na sexta-feira programada para o evento. Dentre as formas de economizar que os consumidores recorrem durante o período, está a oportunidade de usar cupons de desconto. Segundo dados extraídos do Google Trends, o termo "cupom de desconto" apresenta picos significativos de consultas, todos os anos, no período da Black Friday.

Segundo o fundador do site Descontos Top, os acessos ao site de cupons de desconto também aumentam durante o período da Black Friday. "Os acessos no Descontos Top crescem proporcionalmente às pesquisas realizadas pelo termo 'cupom de desconto' conforme indicam os dados do Google no período da Black Friday", informa Elvio. Ele ainda reforça: "Isso demonstra que os consumidores já entenderam que a Black Friday é um ótimo período para conseguir cupons de desconto".

Melhores Ofertas Black Friday

A Black Friday é sempre sinônimo de ofertas imperdíveis. Com tantas promoções e condições oferecidas por diversas lojas do país, fica difícil decidir o que comprar. Felizmente há algumas formas de aproveitar as melhores ofertas da Black Friday que todos podem usar.

Aqui no Brasil, a Black Friday é composta principalmente por ofertas no comércio eletrônico. Embora muitas lojas físicas também aproveitem o período para oferecer descontos aos consumidores, os dados mais relevantes ocorrem no e-commerce. Por isso, é fácil conseguir ótimas ofertas durante a Black Friday.

Comprar pela internet durante a Black Friday é uma das formas de conseguir as melhores ofertas. Ao fazer compras pela internet, é possível comparar preços, informações dos produtos e ofertas facilmente. Alguns sites são especializados neste tipo de comparação. Isso tudo otimiza o tempo do consumidor e fornece dados importantes para a decisão de compra.

Outra vantagem de aproveitar as ofertas da Black Friday no e-commerce é que os consumidores não precisam enfrentar longas filas para serem atendidos. Há alguns horários de pico nas lojas online que também atrapalham a compra e eles podem ser evitados, caso o consumidor deseje comprar com mais tranquilidade.

De acordo com o comparador de preços Zoom, os horários com maior pico nos e-commerces durante a Black Friday são à meia-noite (de quinta-feira para sexta-feira), durante o almoço e após às 18 horas.

Melhores Promoções da Black Friday

Todos os anos são lançadas diversas pesquisas que apontam os produtos mais vendidos durante a Black Friday e os principais setores em promoção. Para aproveitar as melhores promoções da Black Friday é importante acompanhar a variação de preço dos produtos meses antes e utilizar condições especiais para economizar, como cupons de desconto.

Durante a Black Friday os consumidores costumam encontrar todo tipo de promoção, como "comprou, ganhou", "frete grátis", "50% de desconto" e muito mais. São promoções para todos os gostos e bolsos. O melhor de tudo isso é que muitos consumidores conseguem antecipar os presentes de Natal comprando mais barato durante a Black Friday.

Mas nem sempre é fácil encontrar promoções que valem a pena. O comércio eletrônico e as lojas físicas podem oferecer promoções aos consumidores que não são tão vantajosas. Por isso é importante não deixar se levar pelos impulsos de comprar e estudar se realmente vale a pena aproveitar cada promoção.

Neste contexto, é recomendado que os consumidores acompanhem a evolução dos preços antes da Black Friday. Isso também pode ser feito em lojas físicas do país inteiro. Embora isso leve um pouco mais de tempo e disposição do consumidor, essa etapa evitará problemas com falsas promoções durante a Black Friday.

Esquenta Black Friday

Quem pensa que é um grande erro comprar antes da Black Friday, pode perder ótimas oportunidades de compra. Como o Elvio relatou, algumas lojas costumam oferecer preços especiais antes mesmo da sexta-feira. O chamado Esquenta Black Friday é um período composto por promoções antecipadas por alguns lojistas.

Isso significa que os consumidores podem encontrar boas opções de compras na semana da Black Friday. Dependendo da promoção, os estoques de determinado produto podem zerar antes mesmo da Black Friday acontecer. Aproveitar promoções antecipadas podem sim oferecer grandes vantagens. Mas o consumidor deve avaliar cada caso, considerando o valor de desconto dado ao produto, vantagens da oferta antecipada e se vale a pena esperar até a Black Friday para comparar o preço com outras lojas.

Como Aproveitar as Ofertas da Black Friday?

Comprar por impulso, gastar mais do que deveria e não pesquisar, está entre os erros mais comuns dos consumidores que se deparam com grandes ofertas. Muitas promoções da Black Friday realmente valem a pena. Mas é preciso ter um planejamento de compra para aproveitar melhor as ofertas mais interessantes da Black Friday.

Além dos cuidados com o próprio orçamento, é preciso avaliar cada promoção para ter a certeza de estar comprando algo que realmente vale a pena.

Sendo assim, para aproveitar as melhores promoções da Black Friday 2019, é interessante seguir as dicas abaixo:

1. Lista de produtos

Não ter uma lista de produtos que você precisa e pretende comprar é um grande erro. Durante a Black Friday 2019, haverá muitas ofertas tentadoras que poderão levar seu dinheiro, gerando compras desnecessárias. Isso só acontecerá se o consumidor não souber exatamente o que deseja comprar.

Quem nunca viu um produto em promoção e quis comprar apenas por pensar que ele estará mais caro no dia seguinte? Muitas pessoas fazem compras por impulso quando se deparam com ofertas deste tipo. Sabendo o que você precisa comprar, é muito mais fácil não se deixar levar por ofertas tentadoras de produtos que você não precisa.

Além disso, quando você tem uma lista de produtos que deseja comprar, fica mais fácil pesquisar especificamente as melhores ofertas. Você pode criar a sua lista através de prioridades, por exemplo: prioridade alta (itens que preciso), prioridade média (presentes que posso antecipar), prioridade baixa (itens que podem esperar, caso não estejam com boas ofertas).

Para não cometer o erro de estabelecer prioridades de forma errada, pense várias vezes antes de acrescentar qualquer item a sua lista de produtos. Considere se você realmente precisa, se é necessário comprar por agora e classifique a prioridade, caso o produto mereça entrar para sua lista.

2. Orçamento para compras

Saber exatamente quanto você pode gastar em suas compras te ajudará a encontrar as melhores ofertas da Black Friday 2019. Faça um orçamento considerando o quanto você terá para fazer compras na semana da Black Friday e estabeleça um limite máximo.

Sem saber o quanto você pode gastar, é difícil se controlar diante de algumas ofertas. É nesse momento que os consumidores acabam usando cartões de crédito e outros meios de pagamento que podem comprometer o orçamento dos próximos meses. Você com certeza não quer se endividar por compras não planejadas! Então não deixe de estabelecer seu orçamento antes de começar as compras da Black Friday.

Com um orçamento para compras, você poderá ainda avaliar se determinada promoção realmente vale a pena. Por exemplo, vamos supor que você precisa comprar uma televisão nova, mas limitou o gasto deste produto para um valor de R$ 2.500,00. Quando chegar a Black Friday 2019, você poderá comparar os preços e selecionar apenas as ofertas que se encaixam neste orçamento.

Depois de criar sua lista de produtos, você poderá definir um limite máximo de gasto para cada item. Assim você também poderá definir se alguns produtos listados realmente devem estar em sua lista ou se eles merecem uma maior prioridade e orçamento para compra.

3. Planejamento de contas futuras

Quem nunca gastou o 13º salário e depois se lembrou do IPVA, IPTU, material escolar, entre outros gastos clássicos do começo do ano? Planejar as contas futuras deve sim fazer parte do seu planejamento de compras da Black Friday 2019. Se você deseja comprar sem comprometer seu orçamento, é fundamental pensar nas contas futuras para não ficar endividado logo no começo do ano.

Como a Black Friday acontece sempre no final do ano, é comum que você pense em utilizar os valores extras para fazer suas compras. Embora essa seja uma ótima opção, você também precisa planejar o pagamento das contas futuras. Para fazer isso, liste as contas que você precisará pagar da seguinte forma:

  • Material escolar

  • Matrícula escolar

  • Uniforme escolar

  • IPVA

  • Seguro obrigatório de veículo

  • IPTU

  • Viagem de férias

Dependendo das suas contas, é mais interessante utilizar o décimo terceiro salário para antecipar alguns pagamentos do que comprometer suas finanças nas promoções da Black Friday. Você pode antecipar suas contas e ainda aproveitar ótimas ofertas da Black Friday 2019, caso encontre oportunidades para economizar, como cupons de desconto, frete grátis, entre outras.

4. Pesquisa de preço antecipada

Todos os anos, diversos órgãos de atendimento ao consumidor recebem reclamações de propagandas enganosas, falsas promoções, entre outras divergências identificadas pelos consumidores durante a Black Friday. Essa constatação já foi chamada de Black Fraude, devido aos relatos de promoções fraudulentas que tentam enganar os consumidores.

Entre os principais relatos dos consumidores estão os produtos que de repente dobram de preço pouco antes da Black Friday e depois apresentam desconto de 50% no evento. Ou seja, a loja impostora aumenta o preço do produto e concede um falso desconto durante a Black Friday baixando o preço do produto para o preço real. Dessa forma, os consumidores que são enganados, pensam que estão comprando um produto com um altíssimo desconto, quando na verdade foram lesados.

Infelizmente, essa prática é bastante comum e pode acontecer com qualquer pessoa. Mas você pode evitar esse problema com todas essas dicas. Pesquisar o preço antecipadamente é a forma mais simples de não cair nessas armadilhas. Quando você sabe o valor real de cada produto, é mais fácil descobrir se uma promoção vale a pena ou se é uma furada.

Fazer essa pesquisa é bem simples, hoje em dia existem sites e aplicativos que mostram o histórico de preço dos produtos vendidos na internet. No site Buscapé, por exemplo, você consegue acompanhar o preço de qualquer produto. Você pode ainda criar um alerta para que o site te avise quando o preço reduzir para um determinado valor.

5. Sites e grupos de cupons de desconto

Se você gosta de aproveitar as edições da Black Friday para comprar produtos desejados, já deve ter se deparado em algum momento com produtos que não entraram em promoção. Isso pode acontecer, infelizmente. Nem sempre as promoções estarão de acordo com os produtos que você pretende comprar, mas a boa notícia é que algumas promoções se aplicam a uma vasta variedade de produtos, como o frete grátis.

Os descontos de frete grátis podem ser encontrados diretamente nas lojas durante o período de Black Friday ou ainda em sites e grupos que oferecem cupons de desconto. Existem muitos sites e grupos que oferecem esse tipo de cupom para quem gosta de economizar. Além de promoções com frete grátis, você pode encontrar descontos, brindes e muitas oportunidades para poupar na Black Friday 2019.

Ao participar desses sites e grupos de WhatsApp, é possível encontrar as melhores promoções da Black Friday, além de poder economizar ainda mais com o cupom de desconto. De acordo com Elvio, do Descontos Top, essa é uma ótima forma de encontrar as melhores promoções e economizar bastante durante o período de Black Friday.

"Fazer parte de grupos de WhatsApp especializados em cupons é uma alternativa interessante para obter ótimas promoções da Black Friday. Os consumidores podem também se inscrever em sites que oferecem cupons de desconto para receber os melhores descontos por e-mail", explica Elvio.

Hoje em dia, muitos sites oferecem essa vantagem ao consumidor, como exemplo, temos o Descontos Top que trabalha em parceria com os principais varejistas do país, oferecendo cupons de desconto. Além do site, você pode se cadastrar em vários grupos de WhatsApp do Descontos Top e acompanhar de perto os melhores descontos durante a Black Friday.

Essa dica é interessante porque mesmo que determinado produto não esteja com uma oferta tão interessante na loja, você pode usar um cupom de desconto para pagar mais barato. Por exemplo, se a televisão que você quer está acima do orçamento que você se propõe a pagar, você pode conseguir um cupom de desconto para eletrônicos ou outra opção que atenda a essa necessidade. Dessa forma, você poderá reduzir 5%, 10%, 50%, ou ainda adquirir frete grátis em sua compra.

Para comprar com sabedoria e economizar durante a Black Friday 2019, as recomendações são sempre as mesmas: pesquisar, comparar preços, determinar um orçamento e controlar as compras para não gerar gastos desnecessários. Afinal, ninguém quer fazer parte da lista de inadimplentes só porque se empolgou demais nas compras de Black Friday.



Website: https://descontostop.com.br
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Qual sua Rede Social Favorita?

47.1%
27.3%
16.5%
8.3%
0.8%