27/08/2019 às 14h44min - Atualizada em 27/08/2019 às 14h51min

Desejo de empreender direciona brasileiros ao setor de franchising

Aproximadamente 82% dos brasileiros deseja ter um negócio próprio. Entre a idealização e a realidade, apenas 33% segue com os planos de se tornar empreendedor. Com base no mercado de franchising, conheça a história dos especialistas em TI que abriram uma unidade de franquia em Jaraguá do Sul - Santa Catarina.

DINO
https://www.hostnet.com.br/
Sócios durante capacitação de franqueados


Muitos brasileiros sonham em abrir sua própria empresa. De acordo com pesquisa da Amway Global Entrepreneurship Report, aproximadamente 82% da população do país deseja ter um negócio, conquistar mais liberdade e ficar livre de ter um patrão. Entre a idealização e a realidade há uma distância considerável e apenas 33% segue com os planos de se tornar empreendedor. É preciso ter talento, capital, conhecimento de mercado, experiência e visão empresarial. Contudo, existem formas de galgar essa trilha um pouco mais suaves ou pelo menos um pouco mais seguras.

Uma tendência de mercado é a abertura de uma franquia. Com ela, o franqueado tem o direito de uso da marca, comercialização de produtos e serviços, suporte da franqueadora e a certeza de investir em algo que já foi testado e aprovado. Além ser uma oportunidade mais estável, uma franquia pode trazer retornos mais rápidos do que começar uma empresa do zero.  

Pensando em abrir uma empresa de tecnologia, dois amigos, especialistas em TI, conheceram a proposta de uma franchising especializada em serviços para internet e decidiram empreender na área. E assim deu início a mais nova unidade da Hostnet, em Jaraguá do Sul, Santa Catarina. Trata-se de uma franquia de serviços de tecnologia online e marketing digital. Ela ajuda outras empresas a conseguir mais e melhores resultados no mundo digital.

A franquia oferece soluções completas na internet com segurança para diversos serviços, entre eles a criação de sites, automação de marketing, e-mails corporativos, fazer com que o cliente seja facilmente encontrado no Google, melhoramento no alcance das redes sociais entre outras facilidades que envolvem o meio tecnológico.

A Localização

Jaraguá do Sul é um município brasileiro do estado de Santa Catarina, uma das principais cidades da região. É um vale verde cercado por montanhas cobertas de matas. Possui uma área de 532,59 km² e uma população estimada pelo IBGE, em 2018, de 174.158 habitantes.

A cidade é um dos mais importantes parques fabris de Santa Catarina, relevante polo econômico e de exportação. Sua cultura, rica em tradições europeias, merece destaque no turismo, setor que a cidade vem profissionalizando nos últimos anos. 

Novos franqueados

Há alguns anos, o técnico de suporte Everaldo Varela Da Silva, de 26 anos, conheceu o analista de sistemas e especialista em banco de dados Alexandre de Borba, de 33 anos. A dupla trabalhava no setor de TI de uma empresa especializada em contabilidade, em 2014, e o que começou com coleguismo de trabalho, hoje se solidificou em forma de sociedade.

Além dos dois, a nova unidade de franquia conta com Lucas Varela Da Silva (irmão de Everaldo), que se uniu à equipe para atuar na parte comercial da empresa. 

Essa é a primeira vez que os sócios abrem uma empresa. Everaldo já participou, informalmente, de alguns pequenos negócios. Nessas ocasiões, ele descobriu seu talento empreendedor e desenvolveu habilidades fundamentais para investir em seu próprio estabelecimento. 

Everaldo e Alexandre, ambos responsáveis pelas áreas técnica e de desenvolvimento, contam que estavam com a ideia de abrirem uma empresa de tecnologia. Já tinham até o projeto do negócio e alguns clientes, mas nada oficial. Se prepararam, fizeram alguns cursos para aprimorar os conhecimentos. Foi aí que, em uma capacitação em um curso online, se depararam com a oportunidade de se tornarem franqueados Hostnet.

O mercado

Mesmo com todo problema econômico notório no Brasil, com as recentes mudanças, tanto no governo quanto no mercado, o cenário vem apontando que pequenas e grandes empresas querem investir. A grande vantagem na área de tecnologia é que sempre existe demanda e sempre estará em evolução. Quem não está na internet precisa estar e quem já está precisa se atualizar o tempo todo.

Segundo Everaldo, o mercado em Jaraguá do Sul é promissor. Assim como em todo país, a demanda por serviços para Internet é constante no município. Contudo, a maioria das empresas acaba optando por soluções pré-formatadas, e a oferta de serviços personalizados onde a qualidade costuma ser bem baixa. O empresário acredita que com a melhora no mercado haverá mais possibilidades e o atendimento personalizado atrairá bons clientes.

Com um custo inicial de R$ 25 mil, a franquia adquirida permite que os franqueados comercializem: domínios, hospedagem, sites e lojas online, automação de marketing, e-mail corporativo, entre outras possibilidades. Para isso fluir bem, a franqueadora oferece a expertise de 18 anos no mercado de TI (onde reuniu mais de 50 mil clientes já atendidos), treinamentos a distância e suporte 24 horas, sete dias por semana. O treinamento presencial de três dias na matriz, no Rio de Janeiro é relevante e necessário, uma vez que além do conteúdo, os novos empreendedores “respiram” a marca durante esse período. 

A unidade recém inaugurada tem por objetivo aumentar a carteira de clientes e manter o padrão de qualidade e atendimento. “Estamos com um projeto de futuramente adquirir uma sala comercial mais centralizada para melhorar e agilizar o atendimento aos nossos clientes, e posteriormente adquirir mais uma unidade da franquia”, destaca Alexandre de Borba. Para alcançar os objetivos, os franqueados trabalham ao máximo e querem ser referência nos serviços e produtos para internet em Jaraguá do Sul e região. A meta é expandir as atividades pelo estado de Santa Catarina, gerando mais empregos e movimentando a economia local.

Saiba mais sobre a Franquia Hostnet.



Website: https://www.hostnet.com.br/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Qual sua Rede Social Favorita?

45.7%
26.0%
17.3%
10.2%
0.8%