27/08/2019 às 15h29min - Atualizada em 28/08/2019 às 00h03min

A inadimplência inicia regressão positiva, no entanto 84% dos devedores acreditam que as empresas estão interessadas apenas no lucro

A pesquisa realizada pelo Instituto Locomotiva em parceria com o Negocia Fácil, serviço de cobrança digital, ressalta que os inadimplentes desejam mais atenção das marcas no momento da negociação.

DINO
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Recentemente a inadimplência no país atingiu níveis elevados, estando no auge da recessão econômica, mas segundo dados apurados pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) este contexto vem se modificando positivamente. O volume de contas em atrasos no primeiro semestre de 2019 cresceu 0,9% na comparação com o final do ano anterior, representando a segunda menor variação nos atrasos desde 2012, quando a inadimplência havia crescido 5,8% no primeiro semestre. Porém apesar das boas novas para a economia, o consumidor ainda não se sente satisfeito com o tratamento realizado pelas empresas, quando este está em fase de inadimplência.

De acordo com a pesquisa realizada pelo Instituto Locomotiva em parceria com o serviço de cobrança digital da MFM TI o Negocia Fácil , que entrevistou 934 consumidores, 84% dos endividados acreditam que as empresas não se importam realmente com o seu cliente, mas apenas com o lucro final. "Este pré-conceito pregado pelo inadimplente tem como base os processos tradicionais de cobrança, que muitas vezes usam metodologias desgastantes que cobram o cliente indevidamente", ressalta o Head de Negócio Digitais do Negocia Fácil , José Moniz.

A sistemática tradicional adotada por inúmeros serviços de cobrança pressiona o inadimplente de forma inconveniente, o que estreita o relacionamento já construído brevemente com as companhias e afasta o consumidor da esteira de consumo. Ainda segundo a pesquisa, as contas pendentes não causam apenas problemas financeiros, 93% dos endividados têm suas vidas impactadas negativamente pelas dívidas, fato este que gera insônia e dificuldades em relacionamentos afetivos. Além disso, 51% dos entrevistados afirmam que também já discutiram com familiares por este mesmo motivo.

Em vista destas circunstâncias o Negocia Fácil , serviço de cobrança digital, desenvolveu uma metodologia simples, prática e eficaz capaz de solucionar os problemas com as dívidas, evitando o desconforto causado pela cobrança indevida. Com a proposta de "Venda de adimplência" o serviço já realizou 4,5 milhões de acordos e arrecadou mais de 300 milhões, pois proporciona ao devedor empoderamento suficiente para escolher dentre as formas propostas, aquela que mais se encaixa ao seu orçamento.

Através deste serviço totalmente digital, o consumidor navega quando e onde desejar, sem pressão ou interrupções em seu cotidiano. Com uma negociação agradável o devedor restabelece um bom relacionamento com a marca, volta a consumir produtos e muda sua percepção. "Ao transformarmos a forma de fazer cobrança digital, proporcionamos uma nova experiência durante a negociação. Essa experiência é capaz de mudar a visão do inadimplente em relação as empresas, estabelecer novos vínculos e enfatizar que a marca se importa, sim, com seu consumidor em todas as fases", conclui Moniz.



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