28/08/2019 às 11h42min - Atualizada em 28/08/2019 às 12h12min

Pequenos negócios no Brasil recorrem às fintechs em busca de crédito

Fintechs de crédito vêm ocupando espaço no mercado como alternativa ao sistema tradicional

DINO


Nos últimos anos, com o crescimento do desemprego, os empreendedores por necessidade tornaram-se numerosos. No Brasil, de acordo com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), há 6,4 milhões de pequenos negócios. Eles consistem nas micro e pequenas empresas (MPEs) e nos microempreendedores individuais (MEIs). 

Ocorre como característica em comum dos microempreendedores, a inexistência de garantias, especialmente as reais, como imóveis, para oferecer em troca de empréstimos e financiamentos. De acordo com o presidente da ABCD (Associação Brasileira de Crédito Digital), Rafael Pereira, os micro e pequenos negócios estão insatisfeitos com as linhas de crédito disponíveis no mercado. Ainda hoje, não são raras as empresas que usam o cheque especial e o rotativo do cartão de crédito, que possuem juros abusivos, para cobrir despesas do dia a dia. 

Nesse cenário, as fintechs de crédito vêm ocupando espaço no mercado como alternativa ao sistema tradicional. O trabalho é bem-sucedido porque a capacidade de tomar crédito de cada pequeno e médio empresário é analisada de forma individual com o auxílio da tecnologia. Algumas associadas da ABCD registram por dia mais de 1,5 mil solicitações de pessoas jurídicas em busca de crédito mais barato, rápido e com atendimento sob medida. 

Há fintechs que, além de oferecer o empréstimo solicitado, fornecem uma espécie de consultoria sobre o negócio e dá dicas ao tomador do crédito sobre como, por exemplo, administrar o fluxo de caixa, utilizando para isso um relatório de saúde financeira. “As taxas mais atrativas, que podem ser até 70% menores do que as oferecidas pelas instituições financeiras tradicionais, a liberação rápida do crédito, muitas vezes, no mesmo dia, e o perfil colaborativo das fintechs explicam sua ascensão”, afirma Pereira.

O empreendedor, ao recorrer ao crédito, tem quatro necessidades principais: compra de estoque para datas especiais – e de maior movimento – como Natal, Dia dos Pais e Dia das Mães; expansão física do negócio; compra de equipamentos e capital de giro.

Existem modalidades de crédito diferentes do empréstimo. Uma delas é a antecipação de recebíveis, também oferecida pelas fintechs de crédito, que consiste na possibilidade de o empreendedor transferir o crédito a ser recebido para uma fintech por meio da cessão de uma duplicata. Ao fazer isso, o empresário é remunerado pela fintech antes do prazo de vencimento do título. Ele não precisa, portanto, aguardar o vencimento da duplicata, que pode levar de 30 a 90 dias, para receber o dinheiro. 

Nessa transação, a fintech faz o desconto de uma parte do valor como custo da operação de antecipar o crédito. As instituições financeiras tradicionais costumam exigir produtos atrelados à antecipação de recebíveis, como abertura de conta e dinheiro investido. Nas fintechs, não há qualquer exigência.

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