22/05/2023 às 11h43min - Atualizada em 23/05/2023 às 00h00min

NVIDIA Grace impulsiona onda de novos supercomputadores Arm com eficiência energética

UK Research Alliance, GW4, está construindo um supercomputador 6x mais eficiente em termos de energia para ciência do clima, pesquisa médica e muito mais

SALA DA NOTÍCIA Isadora Fernandes
https://www.nvidia.com/pt-br/
Hamburgo, Alemanha — ISC — 22 de maio de 2023 — A NVIDIA anuncia um supercomputador com o Superchip NVIDIA Grace™ CPU, somando-se a uma onda de novos supercomputadores energeticamente eficientes baseados na plataforma Arm® Neoverse™.

O supercomputador Isambard 3 será localizado no Parque de Ciências de Bristol e Bath, no Reino Unido, e contará com 384 superchips de CPU NVIDIA Grace baseados em Arm para pesquisas médicas e científicas, e deverá oferecer 6x o desempenho e a eficiência energética do Isambard 2, colocando-o entre os sistemas de maior eficiência energética da Europa. Ele alcançará cerca de 2,7 petaflops de desempenho máximo do FP64 e consumirá menos de 270 quilowatts de energia, classificando-o entre os três supercomputadores não acelerados mais ecológicos do mundo. O projeto está sendo liderado pela Universidade de Bristol, como parte do consórcio de pesquisa GW4 Alliance, juntamente com as universidades de Bath, Cardiff e Exeter.

Ele se junta a uma onda crescente de supercomputadores baseados em NVIDIA Arm em todo o mundo, com sistemas adicionais que incluem GPUs sendo construídas no Swiss National Supercomputing Center e no Los Alamos National Laboratory nos EUA.

“À medida que a mudança climática se torna um problema cada vez mais existencial, é vital que a computação adote tecnologias de eficiência energética”, diz Ian Buck, vice-presidente de hiper escala e HPC da NVIDIA. “A NVIDIA está trabalhando ao lado do ecossistema Arm Neoverse para fornecer um caminho para a criação de centros de supercomputação com maior eficiência energética, impulsionando importantes avanços na pesquisa científica e industrial.”

“Das mudanças climáticas à medicina, a supercomputação já está permitindo que líderes acadêmicos e industriais enfrentem alguns dos maiores desafios do mundo”, afirma Mohamed Awad, vice-presidente sênior e gerente geral de infraestrutura da Arm. “A expansão em importantes áreas de pesquisa requer um nível de desempenho e eficiência energética que a Arm Neoverse oferece com exclusividade e, por meio de nossa colaboração com a NVIDIA, estamos orgulhosos de dar vida ao sistema Isambard 3.”

Isambard 3 para turbinar avanços em ciências biológicas, medicina e muito mais

O Isambard 3, vai ser concebido pela Hewlett Packard Enterprise, e permitirá que a comunidade de pesquisa científica da Europa potencialize os avanços em IA, ciências da vida, medicina, astrofísica e biotecnologia. Ele será capaz de criar modelos detalhados de estruturas excepcionalmente complexas, como parques eólicos e reatores de fusão, para ajudar os pesquisadores a desvendar novos avanços em energia limpa e verde.

"As descobertas em energias limpas e verdes são essenciais para um futuro sustentável, promovendo a preservação do meio ambiente e a mitigação das mudanças climáticas. É gratificante observar que a NVIDIA caminha cada vez mais neste sentido", enfatiza Marcio Aguiar, diretor da divisão Enterprise da NVIDIA para América Latina.

O sistema NVIDIA Grace baseado em Arm também continuará o trabalho do Isambard 2 de simular mecanismos de nível molecular para entender melhor a doença de Parkinson e encontrar novos tratamentos para osteoporose e Covid-19. Essas aplicações de computação intensiva se beneficiam dos núcleos de mais alto desempenho, da maior largura de banda de memória e da capacidade de memória ideal por núcleo fornecida pela Grace.

“A eficiência de desempenho de aplicações do Isambard 3 de até 6x seu antecessor, que rivaliza com muitos dos 50 sistemas TOP500 mais rápidos, fornecerá aos cientistas uma nova plataforma revolucionária de supercomputação para avançar em pesquisas inovadoras”, diz Simon McIntosh-Smith, investigador principal do projeto Isambard e professor de HPC na Universidade de Bristol. “A CPU NVIDIA Grace baseada em Arm permite a eficiência energética inovadora necessária para ultrapassar os limites da descoberta científica e resolver alguns dos desafios mais difíceis da humanidade.”

Assim que o sistema entrar em produção na primavera de 2024, a Bristol espera que o número de usuários registrados aumente significativamente além dos atuais 800.

Acelerando a descoberta científica

A plataforma de computação acelerada da NVIDIA inclui GPUs NVIDIA H100 Tensor Core, superchips de CPU NVIDIA Grace, superchips NVIDIA Grace Hopper™, rede NVIDIA Quantum-2 InfiniBand e um conjunto completo de software NVIDIA AI e HPC.

Saiba mais sobre a plataforma de computação acelerada da NVIDIA para HPC no ISC.
 
Sobre a NVIDIA

Desde sua fundação em 1993, a NVIDIA (NASDAQ: NVDA) tem sido pioneira em computação acelerada. A invenção da GPU pela empresa em 1999 estimulou o crescimento do mercado de games para PC, redefiniu a computação gráfica, iniciou a era da IA moderna e tem ajudado na criação do metaverso industrial. A NVIDIA agora é uma empresa de computação full-stack com soluções em escala de data center que estão revolucionando o setor. Mais informações em: https://blog.nvidia.com.br/.

Acesse também:
Site oficial da NVIDIA no Brasil: https://www.nvidia.com/pt-br/
Facebook: @NVIDIABrasil
Twitter: @NVIDIABrasil
YouTube: NVIDIA Latinoamérica
 
Certas declarações neste comunicado à imprensa, incluindo, entre outras, declarações sobre: os benefícios, impacto, desempenho, recursos e disponibilidade de nossos produtos, colaborações, serviços e tecnologias, incluindo NVIDIA Grace CPU Superchip, supercomputadores Isambard 3 e Isambard 2, MareNostrum 5, NVIDIA H100 Tensor Core GPUs, NVIDIA Grace Hopper Superchips, NVIDIA Quantum-2 InfiniBand, NVIDIA AI, the Arm ecoystem e software HPC; nossas colaborações com a UK Research Alliance, Bristol and Bath Science Park, University of Bristol, GW4 Alliance, University of Bath, University of Cardiff, University of Exeter, Swiss National Supercomputing Centre, Los Alamos National Laboratory, King Abdullah University of Science e Tecnologia e Hewlett Packard Enterprise e os benefícios, impacto, desempenho, recursos e disponibilidade dos mesmos; a onda crescente de supercomputadores baseados em NVIDIA Arm em todo o mundo; a mudança climática se tornando um problema cada vez mais existencial e a adoção de tecnologias energeticamente eficientes sendo vital; trabalhando ao lado do ecossistema Arm para fornecer um caminho para a criação de centros de supercomputação com maior eficiência energética, impulsionando importantes avanços na pesquisa científica e industrial; e eficiência energética sendo cruciais para projetar supercomputadores que irão impulsionar a inovação e ajudar a humanidade são declarações prospectivas que estão sujeitas a riscos e incertezas que podem fazer com que os resultados sejam materialmente diferentes das expectativas. Fatores importantes que podem fazer com que os resultados reais sejam materialmente diferentes incluem: condições econômicas globais; nossa dependência de terceiros para fabricar, montar, embalar e testar nossos produtos; o impacto do desenvolvimento tecnológico e da concorrência; desenvolvimento de novos produtos e tecnologias ou aprimoramentos de nossos produtos e tecnologias existentes; aceitação no mercado de nossos produtos ou produtos de nossos parceiros; defeitos de projeto, fabricação ou software; mudanças nas preferências ou demandas do consumidor; mudanças nos padrões e interfaces da indústria; perda inesperada de desempenho de nossos produtos ou tecnologias quando integrados a sistemas; bem como outros fatores detalhados de tempos em tempos nos relatórios mais recentes que a NVIDIA arquiva com a Securities and Exchange Commission, ou SEC, incluindo, mas não limitado a, seu relatório anual no Formulário 10-K e relatórios trimestrais no Formulário 10-Q . Cópias de relatórios arquivados na SEC são publicadas no site da empresa e estão disponíveis gratuitamente na NVIDIA. Essas declarações prospectivas não são garantias de desempenho futuro e valem apenas a partir da presente data e, exceto conforme exigido por lei, a NVIDIA se isenta de qualquer obrigação de atualizar essas declarações prospectivas para refletir eventos ou circunstâncias futuras.
© 2023 NVIDIA Corporation. Todos os direitos reservados. NVIDIA, o logotipo NVIDIA, NVIDIA Grace e NVIDIA Grace Hopper são marcas comerciais e/ou marcas registradas da NVIDIA Corporation nos Estados Unidos e em outros países. Outros nomes de empresas e produtos podem ser marcas comerciais das respectivas empresas às quais estão associados. Recursos, preços, disponibilidade e especificações estão sujeitos a alterações sem aviso prévio.
 
Link
Notícias Relacionadas »