22/05/2023 às 11h38min - Atualizada em 23/05/2023 às 00h00min

NVIDIA, Jülich Supercomputing Center e ParTec construirão laboratório de computação quântica

Grande colaboração será para alimentar a pesquisa em sistemas acelerados pela NVIDIA executando cargas de trabalho de computação quântica e HPC

SALA DA NOTÍCIA Isadora Fernandes
https://www.nvidia.com/pt-br/
Hamburgo, Alemanha — ISC — 22 de maio de 2023 — Em um grande passo para o campo da computação híbrida quântica-clássica, a NVIDIA anuncia planos para construir um novo laboratório com o Jülich Supercomputing Center (JSC) em Forschungszentrum Jülich (FZJ), que contará com um supercomputador quântico clássico em parceria com a ParTec AG, Munique, baseado na plataforma de computação quântica NVIDIA®.

O FZJ, um dos maiores centros de pesquisa interdisciplinar da Europa, hospedará o laboratório como parte da Jülich UNified Infrastructure for Quantum Computing (JUNIQ) para executar cargas de trabalho de computação clássica quântica de alto desempenho e baixa latência. A JUNIQ está atualmente usando o sistema de reforço JUWELS com 3.744 GPUs NVIDIA A100 Tensor Core para simulações de computação quântica.


A plataforma de computação quântica da NVIDIA permite uma forte integração da computação quântica e clássica por meio do modelo de programação CUDA® Quantum de código aberto e simulação de classe mundial por meio do kit de desenvolvimento de software NVIDIA cuQuantum.

A JSC planeja usar uma abordagem em fases para testar o sistema e usará o modelo de programação NVIDIA CUDA Quantum para programar processadores quânticos e integrá-los à arquitetura de supercomputação modular exascale Jülich.

“Unificar a computação quântica e a supercomputação GPU é uma parte fundamental para possibilitar as descobertas científicas de amanhã”, diz Timothy Costa, diretor de HPC e quantum da NVIDIA. “A colaboração da NVIDIA com inovadores como o Jülich Supercomputing Center e o ParTec representa um marco importante para a computação quântica clássica, tornando-a acessível a inúmeros novos pesquisadores e aproximando o primeiro supercomputador de aceleração quântica.”

“Sistemas híbridos quântico-clássicos estão aproximando a computação quântica da realidade para resolver problemas complexos que a computação clássica sozinha é incapaz de fazer”, reforça Kristel Michielsen, chefe do grupo de processamento de informações quânticas do JSC. “Ao fazer parceria com a NVIDIA no laboratório modular de computação quântica, os pesquisadores da JSC podem fazer avanços sem precedentes em química e ciências de materiais que impulsionam um progresso mais amplo e transformador em disciplinas e indústrias científicas”.

“A ParTec tem uma longa história como força motriz no desenvolvimento da Modular Supercomputing Architecture com seu software ParaStation Modulo de classe mundial, permitindo computação híbrida e modular”, afirma Bernhard Frohwitter, CEO da ParTec AG. “Os computadores quânticos serão um elemento essencial de qualquer futuro supercomputador heterogêneo. Este desenvolvimento abrirá possibilidades totalmente novas.”

"A parceria entre a NVIDIA e centros de pesquisa é crucial para impulsionar a inovação e o avanço tecnológico. Essa colaboração promove o desenvolvimento de soluções mais sofisticadas e eficientes, impulsionando descobertas científicas e melhorando a qualidade de vida da sociedade", complementa Marcio Aguiar, diretor da divisão Enterprise da NVIDIA para América Latina. 

Saiba mais sobre a plataforma de computação quântica da NVIDIA no ISC.

 
Sobre a NVIDIA

Desde sua fundação em 1993, a NVIDIA (NASDAQ: NVDA) tem sido pioneira em computação acelerada. A invenção da GPU pela empresa em 1999 estimulou o crescimento do mercado de games para PC, redefiniu a computação gráfica, iniciou a era da IA moderna e tem ajudado na criação do metaverso industrial. A NVIDIA agora é uma empresa de computação full-stack com soluções em escala de data center que estão revolucionando o setor. Mais informações em: https://blog.nvidia.com.br/.
Acesse também:
Site oficial da NVIDIA no Brasil: https://www.nvidia.com/pt-br/
Facebook: @NVIDIABrasil
Twitter: @NVIDIABrasil
YouTube: NVIDIA Latinoamérica
 
Sobre o Jülich Supercomputing Center em Forschungszentrum Jülich

O Jülich Supercomputing Center em Forschungszentrum Jülich opera o primeiro centro alemão de supercomputação desde 1987 e, com o Jülich Institute para simulação avançada, continua a longa tradição de computação científica em Jülich. Atualmente, a JSC opera um dos supercomputadores mais poderosos da Europa, o JUWELS, e com o JUNIQ a primeira infraestrutura europeia para computação quântica.
 
Sobre ParTec AG

A ParTec projeta, constrói e oferece suporte a supercomputadores modulares de propósito específico. Como fornecedora de sistemas agnósticos de hardware, a ParTec AG trabalha com empresas líderes em tecnologia, integrando uma ampla gama de produtos e tecnologias de diferentes origens e maturidades em soluções de sistemas modulares, incluindo novas tecnologias de computação como a computação quântica. A base da abordagem da ParTec é a Arquitetura Modular de Supercomputação com o software ParaStation Modulo como um novo design de sistema heterogêneo para computação de alto desempenho. Visite-nos em www.par-tec.com.
 
Certas declarações neste comunicado à imprensa, incluindo, entre outras, declarações sobre: os benefícios e o impacto dos produtos e tecnologias da NVIDIA, incluindo a plataforma de computação quântica NVIDIA, o modelo de programação NVIDIA CUDA Quantum e o kit de desenvolvimento de software NVIDIA cuQuantum; A colaboração da NVIDIA com a JSC, incluindo os benefícios e o impacto disso; a unificação da computação quântica e da supercomputação GPU sendo uma parte fundamental para possibilitar as descobertas científicas de amanhã; e a colaboração da NVIDIA com inovadores como o Jülich Supercomputing Center e o ParTec, representando um marco importante para a computação quântica clássica, tornando-a acessível a inúmeros novos pesquisadores e aproximando o primeiro supercomputador de aceleração quântica, são declarações prospectivas sujeitas a riscos e incertezas que podem fazer com que os resultados sejam materialmente diferentes das expectativas. Fatores importantes que podem fazer com que os resultados reais sejam materialmente diferentes incluem: condições econômicas globais; nossa dependência de terceiros para fabricar, montar, embalar e testar nossos produtos; o impacto do desenvolvimento tecnológico e da concorrência; desenvolvimento de novos produtos e tecnologias ou aprimoramentos de nossos produtos e tecnologias existentes; aceitação no mercado de nossos produtos ou produtos de nossos parceiros; defeitos de projeto, fabricação ou software; mudanças nas preferências ou demandas do consumidor; mudanças nos padrões e interfaces da indústria; perda inesperada de desempenho de nossos produtos ou tecnologias quando integrados a sistemas; bem como outros fatores detalhados de tempos em tempos nos relatórios mais recentes que a NVIDIA arquiva com a Securities and Exchange Commission, ou SEC, incluindo, mas não limitado a, seu relatório anual no Formulário 10-K e relatórios trimestrais no Formulário 10-Q . Cópias de relatórios arquivados na SEC são publicadas no site da empresa e estão disponíveis gratuitamente na NVIDIA. Essas declarações prospectivas não são garantias de desempenho futuro e valem apenas a partir desta data e, exceto conforme exigido por lei, a NVIDIA se isenta de qualquer obrigação de atualizar essas declarações prospectivas para refletir eventos ou circunstâncias futuras.
© 2023 NVIDIA Corporation. Todos os direitos reservados. NVIDIA, o logotipo NVIDIA e CUDA são marcas comerciais e/ou marcas registradas da NVIDIA Corporation nos Estados Unidos e em outros países. Outros nomes de empresas e produtos podem ser marcas comerciais das respectivas empresas às quais estão associados. Recursos, preços, disponibilidade e especificações estão sujeitos a alterações sem aviso prévio.

 
Link
Notícias Relacionadas »