22/05/2023 às 11h34min - Atualizada em 23/05/2023 às 00h00min

NVIDIA, Rolls-Royce e Classiq anunciam avanço da computação quântica para dinâmica de fluidos computacional em motores a jato

Novidade será maior circuito quântico do mundo para simulação industrial e avança no desenvolvimento da computação quântica no setor aeroespacial

SALA DA NOTÍCIA Isadora Fernandes
https://www.nvidia.com/pt-br/
Hamburgo, Alemanha — ISC — 22 de maio de 2023 — NVIDIA, Rolls-Royce e Classiq, uma empresa de software quântico, anunciam uma inovação em computação quântica destinada a trazer eficiência cada vez maior para motores a jato.

Utilizando a plataforma de computação quântica da NVIDIA, as empresas projetaram e simularam o maior circuito de computação quântica do mundo para dinâmica de fluidos computacional (CFD) – um circuito que mede 10 milhões de camadas de profundidade com 39 qubits. Ao usar GPUs, a Rolls-Royce está se preparando para um futuro quântico, apesar das limitações dos computadores quânticos atuais, que suportam apenas circuitos com algumas camadas de profundidade.

A Rolls-Royce planeja usar o novo circuito em sua jornada para a vantagem quântica em CFD para modelar o desempenho de projetos de motores a jato em simulações que usam métodos de computação clássica e quântica.

Tais avanços são importantes para a Rolls-Royce, líder mundial na indústria da aviação, em seu trabalho para construir motores a jato de última geração que apoiem a transição energética com uma aviação mais sustentável.

“Projetar motores a jato, que são um dos dispositivos mais complicados do mundo, é caro e desafiador computacionalmente”, diz Ian Buck, vice-presidente de hiperescala e HPC da NVIDIA. “A plataforma de computação quântica da NVIDIA oferece à Rolls-Royce um caminho potencial para enfrentar esses problemas enquanto acelera sua pesquisa e desenvolvimento futuro de motores a jato mais eficientes.”

“Aplicar os métodos de computação clássica e quântica diretamente ao desafio de projetar motores a jato nos ajudará a acelerar nossos processos e realizar cálculos mais sofisticados”, afirma Leigh Lapworth, pesquisador de ciência computacional da Rolls-Royce.

A Rolls-Royce e sua parceira, a Classiq, com sede em Israel, projetaram o circuito usando o mecanismo de síntese do Classiq e o simularam usando GPUs NVIDIA® A100 Tensor Core. A velocidade e a escala do processo foram possibilitadas pelo NVIDIA cuQuantum, um kit de desenvolvimento de software que inclui bibliotecas e ferramentas otimizadas para acelerar os fluxos de trabalho da computação quântica.

NVIDIA Grace Hopper acelera a computação quântica

A NVIDIA oferece uma plataforma de computação unificada para acelerar os avanços na pesquisa quântica e no desenvolvimento em todas as disciplinas. O superchip NVIDIA Grace Hopper, que combina o desempenho inovador das GPUs da arquitetura NVIDIA Hopper™ com a versatilidade das CPUs NVIDIA Grace, foi idealmente projetado para cargas de trabalho de simulação quântica em grande escala.

Além disso, sua interconexão NVIDIA NVLink®-C2C de alta velocidade e baixa latência torna os sistemas clássicos construídos com o superchip perfeitamente adequados para vincular a processadores quânticos, ou QPUs. Com um total de 600 GB de memória de acesso rápido por nó, Grace Hopper permite que o ecossistema quântico leve essas simulações a uma escala ainda maior.

Uma ponte estratégica para o futuro quântico, Grace Hopper alimenta o DGX™ Quantum, o primeiro sistema de computação quântica acelerado por GPU do mundo que combina a computação quântica com a clássica de última geração. A NVIDIA também oferece aos desenvolvedores o NVIDIA CUDA® Quantum, um modelo robusto de programação de código aberto que vincula GPUs e QPUs.

O ecossistema quântico da NVIDIA se expande

Uma vasta gama de pesquisas de computação quântica do mundo agora é executada em GPUs NVIDIA.
O Jülich Supercomputer Centre, uma das maiores instalações da Europa para computação quântica, também anunciou no ISC planos para construir um laboratório de computação quântica com a NVIDIA, destacando a crescente importância dos sistemas híbridos de computação quântica e clássica. O laboratório também ajudará os desenvolvedores a avançar no campo da computação quântica com ferramentas como CUDA Quantum.

"A computação quântica oferece o potencial de resolver problemas até então inimagináveis abrindo caminho para uma era revolucionária de inovação científica e tecnológica", afirma Marcio Aguiar, diretor da divisão Enterprise da NVIDIA para América Latina.

Além disso, a ORCA Computing é o mais recente construtor de QPU a integrar o CUDA Quantum, combinando seu computador quântico fotônico com GPUs para machine learning. TensorFlow Quantum e TorchQuantum - duas estruturas populares de aprendizado de máquina quântica - agora também integram o cuQuantum. Hoje, a maioria dos softwares de computação quântica do mundo oferece suporte à aceleração de GPU com a plataforma quântica NVIDIA.

Saiba mais sobre a plataforma de computação quântica da NVIDIA no ISC.

 
Sobre a NVIDIA

Desde sua fundação em 1993, a NVIDIA (NASDAQ: NVDA) tem sido pioneira em computação acelerada. A invenção da GPU pela empresa em 1999 estimulou o crescimento do mercado de games para PC, redefiniu a computação gráfica, iniciou a era da IA moderna e tem ajudado na criação do metaverso industrial. A NVIDIA agora é uma empresa de computação full-stack com soluções em escala de data center que estão revolucionando o setor. Mais informações em: https://blog.nvidia.com.br/.

Acesse também:
Site oficial da NVIDIA no Brasil: https://www.nvidia.com/pt-br/
Facebook: @NVIDIABrasil
Twitter: @NVIDIABrasil
YouTube: NVIDIA Latinoamérica
 
Certas declarações neste comunicado à imprensa, incluindo, entre outras, declarações sobre: os benefícios, impacto, desempenho, recursos e disponibilidade de nossos produtos, colaborações, serviços e tecnologias, incluindo a plataforma de computação quântica da NVIDIA, GPUs NVIDIA, incluindo NVIDIA A100 Tensor GPUs principais, NVIDIA cuQuantum, superchips NVIDIA Grace Hopper, GPUs de arquitetura NVIDIA Hopper, CPUs NVIDIA Grace, interconexão NVIDIA NVLink-C2C, DGX Quantum, NVIDIA CUDA Quantum; nossas colaborações com Rolls-Royce, Classiq, Jülich Supercomputer Center e ORCA Computing, e os benefícios, impacto, recursos e disponibilidade dos mesmos; a natureza cara e computacionalmente desafiadora de projetar motores a jato; uma vasta gama de pesquisas de computação quântica do mundo agora rodando em GPUs NVIDIA; e a maioria dos softwares de computação quântica do mundo que suportam aceleração de GPU com a plataforma quântica NVIDIA são declarações prospectivas sujeitas a riscos e incertezas que podem fazer com que os resultados sejam materialmente diferentes das expectativas. Fatores importantes que podem fazer com que os resultados reais sejam materialmente diferentes incluem: condições econômicas globais; nossa dependência de terceiros para fabricar, montar, embalar e testar nossos produtos; o impacto do desenvolvimento tecnológico e da concorrência; desenvolvimento de novos produtos e tecnologias ou aprimoramentos de nossos produtos e tecnologias existentes; aceitação no mercado de nossos produtos ou produtos de nossos parceiros; defeitos de projeto, fabricação ou software; mudanças nas preferências ou demandas do consumidor; mudanças nos padrões e interfaces da indústria; perda inesperada de desempenho de nossos produtos ou tecnologias quando integrados a sistemas; bem como outros fatores detalhados de tempos em tempos nos relatórios mais recentes que a NVIDIA arquiva com a Securities and Exchange Commission, ou SEC, incluindo, mas não limitado a, seu relatório anual no Formulário 10-K e relatórios trimestrais no Formulário 10-Q . Cópias de relatórios arquivados na SEC são publicadas no site da empresa e estão disponíveis gratuitamente na NVIDIA. Essas declarações prospectivas não são garantias de desempenho futuro e valem apenas a partir desta data e, exceto conforme exigido por lei, a NVIDIA se isenta de qualquer obrigação de atualizar essas declarações prospectivas para refletir eventos ou circunstâncias futuras.
© 2023 NVIDIA Corporation. Todos os direitos reservados. NVIDIA, o logotipo da NVIDIA são marcas comerciais e/ou marcas registradas da NVIDIA Corporation nos Estados Unidos e em outros países. Outros nomes de empresas e produtos podem ser marcas comerciais das respectivas empresas às quais estão associados. Recursos, preços, disponibilidade e especificações estão sujeitos a alterações sem aviso prévio.

 
Link
Notícias Relacionadas »