23/05/2023 às 15h50min - Atualizada em 24/05/2023 às 00h00min

DACHSER lança programa de inovação estratégica para estimular ideias de funcionários

Objetivo do Idea2net é transformar os profissionais em agentes criativos com potencial de moldar ativamente o futuro da empresa

SALA DA NOTÍCIA Nicolas Nakamura
São Paulo, maio de 2023 - A DACHSER, referência mundial em serviços de logística terrestres, aéreos e marítimos, acaba de lançar o programa Idea2net, que tem o objetivo de estimular ideias criativas e inovadoras de funcionários e, assim, promover transformações dentro da empresa e do setor de logística como um todo.

Coordenador do Idea2net, o CDO da DACHSER, Stefan Hohm, explica que nem toda ideia é uma inovação, mas, combinada com muitas outras, pode se tornar algo revolucionário. “O Idea2net visa promover uma cultura de inovação alinhada com os valores da DACHSER. Ao estabelecer uma comunidade em toda a empresa, o programa abre um caminho para o processo de inovação colaborativa”, diz ele.

Este programa está alinhado a novas tecnologias e megatendências que servem de base para o entendimento e o desenvolvimento para campos específicos de atuação. Dessa forma, o processo de inovação tem princípios norteadores definidos e um foco claro. O Idea2net já ajudou a avançar em vários tópicos de inovação na DACHSER, como as novas soluções de telemática, que são baseadas em uma riqueza de ideias construtivas dos funcionários. Essas ideias também foram fundamentais para desenvolver e aprimorar o conceito de City Distribution, bem como os sistemas de transporte de curta distância.

Unindo ideias criativas em um só lugar

O Idea2net conecta funcionários não apenas dentro das filiais, como também em todo o mundo. O potencial criativo do programa tornou-se aparente quando funcionários de 38 países participaram de uma campanha global, a “DACHSER Climate Protection”, entre março e junho de 2022. Em dez semanas, a campanha gerou 2.100 ideias, 1.035 comentários e 8.534 curtidas. A maioria das sugestões dizia respeito a deslocamento, digitalização, veículos elétricos, energias renováveis ou iluminação com economia de energia.

Dentro do programa, o comitê local de ideias de cada filial considera suas propostas e, na melhor das hipóteses, as implementa diretamente. Se as ideias tiverem potencial para funcionar não apenas para a filial, mas também para a rede como um todo, então elas são encaminhadas para a Gerência Central do Programa Idea2net. Elas então são “alimentadas” no processo de inovação, no qual são agrupadas com outras ideias de acordo com o tópico e aprimoradas com conhecimento especializado. Por sua vez, isso leva a projetos preliminares e, se tudo correr bem, a projetos concretos de inovação com cronograma e plano orçamentário claros.

Sobre a DACHSER

A provedora global em logística combina a sua rede de transporte intercontinental e sem descontinuidades com armazenagem, serviços específicos ao cliente e soluções de TI exemplares. Além disso, a empresa também cria soluções inteligentes de logística no mundo todo. Com uma equipe de cerca de 31.800 funcionários, em 376 locais de 42 países, a DACHSER gerou receita de 7,1 bilhões de euros em 2021. Nesse mesmo ano, a logística movimentou um total de 83,6 milhões de embarques, pesando 42,8 milhões de toneladas.

Para mais informações sobre a DACHSER, visite o site da empresa.


Link
Notícias Relacionadas »