23/05/2023 às 18h36min - Atualizada em 24/05/2023 às 00h00min

Governo de SP apoia cidades da região de Bauru para acelerar chegada do 5G

Apenas seis municípios possuem legislação atualizada, que permite a instalação de antenas para a nova tecnologia

SALA DA NOTÍCIA Governo do Estado de São Paulo
https://www.saopaulo.sp.gov.br/sala-de-imprensa/release/governo-de-sp-apoia-cidades-da-regiao-de-bauru-para-acelerar-chegada-do-5g/

Já em funcionamento em Bauru, a tecnologia 5G está prestes a chegar a mais 33 municípios da região, trazendo consigo a possibilidade de navegação até 100 vezes mais rápida. No entanto, diversas modificações nas leis relacionadas à instalação de antenas terão que ser realizadas nessas cidades. O anúncio foi feito nesta terça-feira (23) pela InvestSP ( agência de promoção de investimentos do Estado de São Paulo), durante um seminário que reuniu gestores locais de diversos municípios, com o objetivo de discutir estratégias para acelerar a chegada dessa nova tecnologia.

Das 39 cidades da região, apenas seis já realizaram a atualização de suas leis, sendo elas: Bauru, Jaú, Macatuba, Paulistânia, Pederneiras e Piratininga. Diante desse panorama, as demais cidades precisarão tomar medidas urgentes para adaptar suas legislações, permitindo assim a implementação eficiente da rede de telecomunicações de quinta geração. O 5G tem despertado grande interesse devido ao aumento da velocidade de navegação e às possibilidades de inovação por meio desta tecnologia.

O seminário integra o programa TecnoCidades, do Governo de São Paulo. Fruto de parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) e a InvestSP, ele tem como foco incentivar e apoiar o desenvolvimento e a implantação de inovações tecnológicas capazes de melhorar os serviços prestados à população, otimizar a gestão pública e garantir uma economia cada vez mais competitiva. A primeira frente de trabalho é voltada a apoiar os municípios na modernização das leis e garantir que o 5G seja ativado o quanto antes, uma vez que a tecnologia é passo fundamental para a implementação de grande parte de projetos de inovação.

“Temos uma determinação do governador Tarcísio de Freitas e do secretário de Desenvolvimento, Jorge Lima, para trazer mais desenvolvimento para a região, que é considerada estratégica para o Estado. Bauru é uma cidade desenvolvida, mas cercada por alguns municípios ainda carentes, e nossa proposta é trazer conhecimento para os gestores municipais, para que eles possam investir cada vez mais em inovação”, diz a vice-presidente Executiva da InvestSP, Estella Dantas.

A atualização das legislações é necessária para que as operadoras de telecomunicações invistam na infraestrutura do 5G, que exige um número de antenas até 10 vezes maior que o atual, instaladas nos mais variados espaços, como semáforos e fachadas de imóveis. A ativação do 5G depende também da Anatel, que faz a liberação da frequência necessária para a transmissão sem interferências do sinal.

Levantamento da InvestSP, feito com base em dados da Anatel, aponta que, das 645 cidades paulistas, 269 já contam com a liberação da frequência para conexão do 5G, porém somente 83 possuem leis atualizadas, o que dificulta a instalação das antenas e a ativação do serviço. O 5G está disponível para os usuários de internet em 69 municípios do estado.

Durante o seminário do TecnoCidades, os participantes ainda puderam visitar estandes de várias entidades e empresas que atuam em áreas como telecomunicação e inovação. Casos da Desenvolve SP, que oferece linhas de crédito para novos investimentos, e da Prodesp, além de Huawei, Ligga, Juganu, Tellescom, Urbe, Group Link, Senai e Prefeitura de Tarumã, cidade considerada referência na adoção de soluções tecnológicas na gestão pública.

Cidades inteligentes

Com os municípios conectados, o TecnoCidades, em um segundo momento, mapeará as principais demandas das cidades e buscará soluções inteligentes e inovadoras mais adequadas, como: uso de prontuários eletrônicos nas unidades de saúde, telemedicina, sistemas de vigilância interconectados para reforçar a segurança pública, soluções de controle do fluxo de pedestres e veículos, uso de plataformas digitais e recursos de realidade virtual nas escolas, ampliação da oferta de energia renovável e melhorias na própria gestão pública, com a integração de sistemas e um maior controle dos processos.

O TecnoCidades também acompanhará a implantação dessas soluções, com suporte técnico, e buscará estabelecer parcerias com entidades nacionais e internacionais, a fim de ampliar o programa e promover a cooperação e a troca de experiências entre os municípios.

O post Governo de SP apoia cidades da região de Bauru para acelerar chegada do 5G apareceu primeiro em Governo do Estado de São Paulo.



Fonte: www.saopaulo.sp.gov.br
Link
Notícias Relacionadas »