16/04/2019 às 14h12min - Atualizada em 17/04/2019 às 00h33min

As principais tendências do E-commerce brasileiro, setor que crescerá 15% em 2019

Previsão para o e-commerce em 2019 é que o faturamento do setor cresça 15%, segundo a Ebit|Nielsen, com vendas totais de R$ 61,2 bilhões. Para aproveitar esse crescimento as empresas devem seguir as principais tendências do comércio eletrônico.

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Segundo a Ebit|Nielsen, empresa de mensuração e análise de dados de mercado, a previsão para o e-commerce em 2019 é que o faturamento do setor cresça 15%, com vendas totais de R$ 61,2 bilhões. Os pedidos devem apresentar um aumento de 12%, chegando a 137 milhões, e o valor médio das compras deve ser de R$447, alta de 3%.

As categorias de cosméticos/perfumaria e moda são as duas que mais crescerão em 2019 em número de pedidos e as que mais tem trazido novos consumidores para as plataformas de compra online, segundo a pesquisa. Para Ana Szasz, líder comercial da Ebit|Nielsen, esses produtos têm desembolsos menores, o que faz com que os usuários experimentem a compra eletrônica, além de apresentarem mais promoções.

Alguns fatores devem contribuir para o crescimento do faturamento deste ano, como o aumento do número de consumidores digitais e aumento da conversão dos e-commerces.

As principais tendências do setor para 2019:

1- Expansão do Omnichannel

A integração entre todos os canais de venda e comunicação - inclusive online com o físico - fará cada vez mais parte da rotina dos e-commerces. São situações como alguém entrando em um comércio físico, escolhendo o item desejado e pagando por smartphone. Ou um comprador que adquire produtos via e-commerce, paga online e os retira na loja.

Uma estratégia que permita a mistura dos dois mundos, online e offline, como nos exemplos acima, é capaz de transformar a experiência do cliente e contribuir para que ele passe pela jornada de compra com mais satisfação e volte a comprar com mais frequência.

2- Melhoria na logística de entrega

Os produtos de moda geralmente são comprados de forma impulsiva ou por um gatilho como um evento que ocorrerá em poucos dias. Assim, os consumidores desejam receber suas compras da forma mais rápida possível. Com a expansão do e-commerce para compras de última hora, as lojas online tem sentido os efeitos que a falta de uma logística eficiente faz, traduzidos por uma queda de conversão.

A boa notícia é que startups de logística para e-commerce têm se expandido e conseguido entregar soluções de armazenagem, empacotamento e transporte rápido, para garantir mais eficiência e satisfação dos clientes que fazem compras de última hora.

3- Crescimento de vendas mobile

Com a facilidade na aquisição de smartphones, cada vez mais compras serão feitas por meio desses dispositivos. Segundo Ebit/Nielsen, no 1º semestre de 2018 foi registrado um aumento de 41% no volume de pedidos por meio de dispositivos móveis, porém, atualmente apenas 24% das lojas eletrônicas brasileiras possuem sites responsivos para mobile. Responsáveis pela maior parte das compras online, os aparelhos móveis se tornaram um fator determinante para os e-commerces que pretendem ter sucesso nos negócios.  

4- Surgimento de marcas nativas digitais

As marcas nativas digitais vendem seus produtos exclusivamente online e diretamente ao consumidor final. Geralmente são focadas em produtos inovadores que atendem a uma demanda pouco explorada.

Assim, ao serem lançadas, rapidamente atingem grande número de clientes insatisfeitos com as soluções existentes no mercado e em busca de uma resposta inovadora para seus problemas.

Os consumidores das marcas nativas digitais, não necessariamente são usuários frequentes de e-commerces, mas compram online para conseguir acesso ao novo produto.

Esse comportamento é observado entre os clientes da Insider Store, marca nativa digital que resolve problemas relacionados ao odor, suor e outros desconfortos dos homens por meio de roupas feitas com tecnologia têxtil.

A marca ganhou visibilidade e escala rapidamente, em dois anos já alcançou mais de 18 mil clientes e entregou seus produtos em mais de 1750 cidades brasileiras.

Fontes:

Pagbrasil, Meio e Mensagem, Ecommerce na prática, Curso de ecommerce, Ecomerce brasil, Traycorp, Shopify, Traycorp, Crazyegg, Doutor e-commerce, E-commerce Trends



Website: https://insiderstore.com.br/
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