23/05/2023 às 18h55min - Atualizada em 24/05/2023 às 04h00min

Gupy implementa ferramentas para tornar Recrutamento & Seleção mais inclusivo

Para promover a diversidade e inclusão, a empresa acaba de lançar uma atualização de sua plataforma de Recrutamento & Seleção que a torna acessível para pessoas cegas e com baixa visão

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 A Gupy, empresa líder em tecnologia para RH no Brasil, acaba de anunciar mais uma novidade em sua plataforma de Recrutamento & Seleção. Agora, a solução passa a ser acessível para pessoas cegas e com baixa visão, desde a etapa de busca por vagas, até a submissão do currículo. A decisão por priorizar a melhoria do acesso para pessoas com deficiência visual se deu por conta do alto volume de brasileiros com esta condição. De acordo com o IGBE, até 2021, o país somava mais de 6,5 milhões de deficientes visuais, sendo 582 mil cegas e 6 milhões com baixa visão.

“Precisávamos melhorar alguns requisitos de acessibilidade voltados para pessoas candidatas com cegueira e baixa visão. Este é apenas mais um passo rumo à acessibilidade que queremos para a Gupy”, comenta ressalta Guilherme Dias, CMPO e cofundador.

Desde 2021, a Gupy também oferece tradução para Libras (Língua Brasileira de Sinais), a fim de melhorar a acessibilidade de pessoas com deficiências auditivas ou surdez, por meio de uma tradutora virtual, a Maya. Além disso, no rebranding anunciado no último dia 14, as cores da nova marca foram escolhidas levando em consideração as necessidades das pessoas com daltonismo.

Para tornar o Recrutamento & Seleção mais acessível, a empresa fez uma parceria com a com a  Utilizza, consultoria de desenvolvimento para projetar soluções digitais acessíveis, com o qual o time da Gupy passou por um treinamento sobre acessibilidade, com o objetivo objetivo de capacitar ao máximo as pessoas para que pudessem entender o que é importante ao construir um software cada vez mais acessível.

Posteriormente, com a ajuda da Guimarães Tecnologia, consultoria em acessibilidade digital, criou um grupo focal formado por pessoas cegas e com baixa visão, para realizar testes e entender como tornar a plataforma mais acessível, focando na experiência dessas pessoas.

“Nosso time de produto aplicou os dois primeiros testes com pessoas com cegueira, observando essas pessoas utilizando e navegando pelas etapas de busca por vagas, login na plataforma e cadastro na Gupy. A partir disso, foi mapeado o que funcionava e o que não funcionava bem e quais eram os pontos de dificuldade ou dúvida nessa navegação”, relembra Dias.

Além das ações mencionadas, a Gupy tem metas conectadas à contratação de pessoas com deficiência para o quadro de colaboradores, com o objetivo de melhorar ainda mais a representatividade na empresa, aumentar o impacto social e garantir que suas soluções sejam ainda mais inclusivas. Uma das medidas para colocar o plano em prática, foi a parceria com a Conecta Diversidade para ajudar na governança do GUPCD, grupo de afinidade da empresa, para promover a construção de um ambiente seguro para projetar as melhorias necessárias para os processos internos e externos. 

“A Conecta promove ações para sensibilizar as pessoas colaboradoras, suportar os líderes nos processos e treinamentos de aceleração de carreira para as pessoas com deficiência da empresa para garantir o engajamento e o desenvolvimento delas, ressalta Tamara Braga, responsável pelo tema de Diversidade e Inclusão na Gupy.




 
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