30/09/2019 às 10h29min - Atualizada em 01/10/2019 às 01h51min

Consultoria ajuda médicos a terem sucesso em suas carreiras

Segundo o médico e consultor Arthur Rocha, um bom planejamento de carreira pode transformar a vida e a rotina do profissional, proporcionando maior rentabilidade financeira e mais tempo livre com a família e amigos

DINO
http://drarthurrocha.com.br


No Brasil, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a expectativa de vida ao nascer, em 2019, é de 80 anos para mulheres e 73 para homens. Na população médica, os números são diferentes. Os médicos (sexo masculino) têm morrido cerca de dois anos mais cedo do que a população em geral e as médicas morrem, em média, 10 anos antes do que os homens médicos, segundo pesquisa do Cremesp. Dentre as causas mais frequentes estão as neoplasias, morte súbita, infartos e AVC`s.

De acordo com o médico Arthur Rocha, consultor em gestão de carreira médica , dentre os motivos destes dados assustadores estão a sobrecarga de trabalho, o estresse, a pressão no consultório, hábitos alimentares inadequados e falta de prática de atividade física. Mas como fazer para mudar esta realidade que tem assolado os médicos brasileiros?
Arthur Rocha frisa que um bom planejamento de carreira pode transformar a vida e a rotina dos médicos. "Este planejamento possibilita uma melhor rentabilidade e maior tempo livre para o médico cuidar da sua própria saúde e ter momentos prazerosos junto aos seus familiares e amigos", enfatiza o especialista.


REALIDADE DO MÉDICO
O mercado médico está cada dia mais concorrido, de acordo com Arthur, principalmente após a abertura indiscriminada de Faculdades Médicas em todo o Brasil nos últimos anos, colocando na praça um grande número de profissionais que, durante os anos de graduação, não obtiveram nenhum conhecimento sobre finanças, economia, administração e gestão de pessoas, pontos fundamentais para um negócio funcionar de forma saudável. "O médico aprende apenas Medicina, mas não a gerenciar o seu próprio consultório e equipe, o que é um erro para a nossa carreira", alerta.

Diante da pressão que sofre em busca do sucesso profissional, o médico passa muitas horas em consultórios e plantões, atendendo mais pacientes, cedendo aos planos de saúde que pagam um valor muito abaixo do merecido, além de dedicar boa parte de seu dia a estudos e cursos para suas especializações. "Infelizmente, esta é a realidade da maioria dos médicos brasileiros que estão se tornando pessoas infelizes, estressadas e suscetíveis a ações drásticas como até mesmo tirar a própria vida", relata.


DIAGNÓSTICO
Quanto antes o médico começar a planejar a sua carreira, melhor, salienta Arthur Rocha. "Com planejamento tudo fica mais fácil, mais rápido e mais barato. Economiza tempo e dinheiro, além de diminuir sofrimento, tempo de trabalho e estresse", enfatiza. A primeira coisa a se fazer, de acordo com o consultor, é realizar um diagnóstico da carreira e realidade do médico, respondendo às perguntas: Quais são os objetivos? Aonde quer chegar? Qual o seu momento na carreira? Atua na área que gosta ou se identifica? Como está a sustentabilidade financeira do seu consultório? Quais as suas forças? E suas fraquezas?


TRATAMENTO
Após o diagnóstico da carreira do médico, Arthur Rocha explica que é a hora de realizar o tratamento. "A consultoria traça estratégias para que o médico consiga conquistar, em menor prazo, os seus objetivos", detalha. Neste o processo, a consultoria ajuda o médico a ter uma marca de sucesso, realizar um bom atendimento tanto de sua parte quanto de sua equipe, a aumentar o seu ticket médio, a fidelizar os seus pacientes, a ter inteligência organizacional dentro da clínica e utilizar o marketing médico a seu favor, "ferramenta indispensável nos dias atuais", salienta o especialista.

Desta forma, o planejamento de carreira aumenta a qualidade de vida do médico. "O médico consegue rentabilizar sem se matar de trabalhar e sem sacrificar tempo com a família, amigos e atividades que gosta. A consultoria ajuda o médico a ganhar dinheiro de forma ética, legal, sendo remunerado e reconhecido como ele merece", sintetiza.



Website: http://drarthurrocha.com.br
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Qual sua Rede Social Favorita?

47.5%
28.0%
16.1%
7.6%
0.8%