07/10/2019 às 12h57min - Atualizada em 07/10/2019 às 13h03min

Festival vai debater os novos ordenamentos da transformação digital em Porto Alegre

A 15ª edição do Festival de Interatividade e Comunicação – FIC19, acontece dias 28 e 29 de outubro, na Unisinos Porto Alegre

DINO
https://www.fic19.com.br/


Um dos eventos pioneiros no Brasil em debater a força do mundo digital, o Festival de Interatividade e Comunicação - FIC19, completa 15 anos e traz como tema "Nova Ordem Digital", dias 28 e 29 de outubro, na Unisinos Porto Alegre. O Festival é promovido pela Abradi-RS e Grupo Austral e terá três tracks: Conteúdo e Engajamento; Experiência e Consumo e Tecnologia e Convergência.

"Teremos profissionais e pensadores que trabalham através dessas mudanças, tanto no jornalismo quanto no empreendedorismo, política, tecnologia, cultura e outras áreas, já que a ideia do FIC desde a sua criação é justamente reunir conhecimentos e debates transversais e multidisciplinares. Não é como eu vou digitalizar minha vida, mas como nossa vida mudou em termos de significado, práticas e processos. O que mudou e como mudou?", destaca Melissa Lesnovski, coordenadora da curadoria do evento.

Conteúdo e Engajamento

A expertise de Bia Granja é um dos destaques desse track. Ela é curadora do Creator Academy na Campus Party, maior evento tecnológico do mundo e trabalha com a Canvas8, considerada a principal especialista em práticas comportamentais do Reino Unido. Bia também leva para o FIC a experiência de ter sido uma das fundadoras do YOUPIX, que há 13 anos visa acelerar o setor do conteúdo digital e é referência.

Integram ainda esse track: Felipe Oliva, cofundador e Chief Strategy Officer da Squid, considerada a primeira plataforma de marketing de influência no Brasil com foco em microinfluenciadores. Ele vai apresentar dados sobre o mercado do marketing de influência, tendências e cases. Rafael Sbarai, Gerente de Formatos de Esporte do Grupo Globo, que vai falar sobre "Os desafios de criar receita com conteúdo digital". Segundo ele, a diversificação de receita é o futuro da comunicação e diante deste cenário, quais são as iniciativas experimentais no exterior que podem ser levados a qualquer profissional de comunicação?

Ken Fujioka, um dos publicitários referência na propaganda brasileira, sócio-fundador da ADA Strategy. Bruno Natal, cofundador da Queremos!, plataforma que conecta fãs, artistas e produtores para promover shows. Gustavo Guertler, CEO da editora Belas Letras, referência na inovação no mercado editorial e Ivan Mizanzuk, fundador do Anticast (2011) e do Projeto Humanos (2015), ele é uma das figuras centrais do panorama de creators para podcasts.

Experiência e Consumo

Tendências de consumo, grandes marcas e consumo nas periferias estão na pauta desse track. Vinícius Dambros promete trazer, do propósito a estratégia, como a Delivery Much se tornou o maior App de delivery no interior no país. Ele é um dos principais nomes no ativismo pela economia criativa, que criou sua primeira startup aos 18 anos. A produtora e criadora do PerifaCon é Andreza Delgado, vem contar um pouco de sua trajetória como uma "feminista baiana nerd". A PerifaCon é considerada a primeira comic con da favela, sendo um evento nerd e geek para democratizar a cultura nerd, geek e pop para periferia.

Alessandro Garcia é Diretor de Criação na Bistrô e host do Negro da Semana, um podcast no YouTube selecionado para o YouPix Creators Bost. Ele vai abordar conteúdo com propósito; adequação com marcas; criação de narrativa; empoderamento e narrativas negras. A especialista em pesquisa de tendências, Patrícia Sant’Anna, da Tendere, vai falar de soluções em negócios criativos e consultoria com bases em pesquisas de mercado. E a representante da Natura, Ana Carolina Soutello, Gerente de Marketing da empresa a nível global.

Tecnologia e Convergência

O jornalista Leandro Demori, editor-executivo do The Intercept Brasil, responsável pela divulgação do material chamado de #VazaJato, será entrevistado por outros jornalistas no FIC para compartilhar sua experiência e visões sobre tecnologia e convergência.

Roberta Yoshida, sócia da consultoria Deloitte Brasil vai apresentar a pesquisa que influenciou boa parte das conversações sobre o futuro do trabalho do SXSW para o mundo, com a palestra "A Evolução do Trabalho: 7 novas realidades". Outro nome é da Presidente da Brain - Centro de Inovação em Negócios Digitais Algar Telecom, Zaima Milazzo.



Website: https://www.fic19.com.br/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Qual sua Rede Social Favorita?

47.5%
28.0%
16.1%
7.6%
0.8%