07/10/2019 às 17h01min - Atualizada em 08/10/2019 às 00h03min

Gamificação para aumento da produtividade: a nova tendência das empresas do futuro

A produtividade é uma questão complexa para as empresas de diversos segmentos e portes. Segundo estudo da Workfront, empresa de tecnologia norte-americana, apenas 40% do expediente é de fato produtivo. Diante desse cenário, as empresas, que desejam bons resultados e rendimentos em sua equipe, precisam promover o engajamento do público interno e utilizar técnicas diferenciadas.

DINO
https://seppo.io/pt/home/


A produtividade é uma questão complexa para as empresas de diversos segmentos e portes. Segundo estudo da Workfront, empresa de tecnologia norte-americana, apenas 40% do expediente é de fato produtivo. Diante desse cenário, as empresas, que desejam bons resultados e rendimentos em sua equipe, precisam promover o engajamento do público interno e utilizar técnicas diferenciadas.

Não existe segredo ou mágica para aumentar a produtividade, mas organização de tarefas, aprimoramento da comunicação interna e ferramentas de gestão de projetos são ótimos caminhos para as empresas.

Além dessas opções, existe uma tendência ainda mais inovadora: a gamificação. Com um nome que deriva de jogos (games), a técnica une engajamento e reconhecimento em jogos motivacionais e pode ser utilizada no ambiente corporativo para otimizar a produtividade.

Os jogos podem ser personalizados de acordo com o objetivo da instituição e oferecer categorias de motivação, como pontuação, regras, atividades desafiadoras e recompensas para os colaboradores que se destacarem.

Gamificação aplicada no dia a dia

A gamificação pode ser usada para situações específicas, como treinamentos e reuniões. A Seppo, empresa finlandesa referência na criação de jogos corporativos e educativos, desenvolve plataformas customizadas visando criar um ambiente de engajamento alinhado ao objetivo proposto pelo cliente.

A Galderma, empresa de dermatologia estética do grupo Nestlé, por exemplo, utilizou a plataforma de gamificação da Seppo durante uma convenção realizada no Brasil. “A ferramenta foi utilizada para reforçar os conceitos apresentados e aumentar o nível de entendimento sobre os tópicos aprendidos nos treinamentos. O jogo incluía dois tópicos complexos de aprendizado, elaborados com base nos conceitos de gamificação”, Wagner Komesu, diretor de operações e qualidade da Nestlé Skin Health/Galderma.

Outras instituições realizaram um trabalho de interesse à comunidade. Para divulgar a importância da conservação da natureza, a World Wide Fund for Nature – WWF, organização que fomenta a preservação ambiental, desenvolveu lições na plataforma Seppo a alunos entre 9 e 16 anos.

Essi Aarnio-Linnanvuori, especialista em Educação Ambiente da WWF finlandesa, comenta sobre o sucesso desse projeto. “Os alunos gostaram muito do material e recebemos agradecimentos pela versatilidade do método. Os professores ficaram animados com a proposta e a plataforma Seppo é muito fácil de usar”.

Resultado para o cliente       

A gamificação torna o ambiente mais descontraído e incentiva os colaboradores a buscar mais resultados. Outro ponto positivo é capacitação e aprendizado por meio de estratégias de jogos.

Em situações reais, as pessoas tendem a evitar riscos e ir por um caminho seguro. Mas, ao jogar, geralmente só se pensa em ganhar e buscar novas respostas e soluções”, é o que destaca Riku Alkio, professor e CEO da Seppo, sobre os efeitos da gamificação. “É isso que define os jogos: participar de forma efetiva, ser desafiado, reagir diante de uma ação e obter um feedback e recompensa de forma imediata. Esse processo mantem o jogador ativo e motivado”.

Esse cenário de estímulo e engajamento impacta diretamente os clientes, pois o alto nível de satisfação e melhoria de processos internos podem expandir o faturamento. Pesquisas conduzidas pela consultoria Gartner concluíram que a receita de instituições que utilizam a gamificação teve 250% de aumento em comparação aos demais concorrentes que não implantaram o modelo.



Website: https://seppo.io/pt/home/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Qual sua Rede Social Favorita?

47.5%
28.0%
16.1%
7.6%
0.8%