30/09/2019 às 11h30min - Atualizada em 08/10/2019 às 14h03min

Parcela de brasileiros tem hábito de comer fora

De acordo com a pesquisa, 34% da população brasileira fazem suas refeições fora do lar. O consumo de alimentos fora de casa representa em torno de 25% da renda dos brasileiros.

DINO
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De acordo com estudo realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 34% da população brasileira fazem suas refeições fora do lar. A pesquisa mostra que o consumo de alimentos fora de casa representa em torno de 25% da renda dos brasileiros.

Uma outra pesquisa, feita pela Foods News, revela que o almoço é uma das refeições mais consumidas fora do lar: 53% das pessoas entrevistadas afirmaram que se alimentam em restaurantes, nem que seja uma vez por semana, incluindo bares e lanchonetes. De acordo com os dados da pesquisa, os números deixam claro que a alimentação fora permite grandes oportunidades de negócios.

A Associação Brasileira das Empresas de Benefícios ao Trabalhador (ABBT) mostra que o custo médio de uma refeição completa no Brasil sai por R$34,14. Diante da economia colaborativa, os custos podem ser reduzidos para quem consome,enquanto para os donos de restaurantes, bares, lanchonetes entre outros prestadores de serviço nesse segmento, a tendência é só de aumentar os lucros.

Estratégias que podem ser adotadas por restaurantes

Manter o funcionamento de um estabelecimento de alimentação em um mercado em que a concorrência cresce a cada momento não é uma tarefa tão simples como parece ser.

Nesse sentido, é primordial saber como gerenciar esse tipo de negócio, como, por exemplo, quais as ferramentas e estratégias poderão ser utilizadas para saber o há de novo no mercado e os meios estratégicos usados pela concorrência para se sobressair.

Portanto, para atrair clientes e aumentar os lucros do seu estabelecimento de alimentação, é preciso antes investir em novas estratégias capazes de fazer com que os consumidores se sintam convidados a entrar e apreciar um serviço de qualidade, de modo que façam questão do retorno.

Presença on-line

Hoje, por meio da internet, as pessoas, de modo geral, buscam por diversas informações, realizam suas compras, fazem seus pedidos, dentre uma infinidade de outras coisas. Por esse motivo, os restaurantes, bares, lanchonetes e outros estabelecimentos devem fazer uso das redes sociais como uma forma de divulgar o seu produto e serviços e melhorar o relacionamento entre marca e consumidor.

As redes sociais são ótimas opções para que os proprietários de restaurantes conheçam a opinião das pessoas, como um todo, em relação ao seu estabelecimento. Além disso, é possível criar promoções e outras vantagens para atrair os clientes.

Programas de fidelidade

Os programas de fidelidade podem ser ótimas oportunidades para motivar as pessoas que visitam um estabelecimento a voltarem. Criar ações para aquecer o retorno do consumidor é uma estratégia fundamental para o crescimento de um negócio.

Cardápios personalizados

Os cardápios personalizados também se tornam ferramenta importante para os estabelecimentos explorarem maior praticidade e design no momento da oferta para o consumidor.

Considerando o ambiente, é possível adaptar o cardápio para seguir o tema do restaurante ou estabelecimento alimentício, além de preparar cardápios exclusivos para diferentes finalidades, como cartas de vinho e estilos de alimentação, como orgânico ou vegano. Junto com isso, é possível entregar uma organização otimizada e clara ao que é disposto no cardápio ao cliente no momento da escolha.

A Menuart é uma empresa pioneira na produção e elaboração de cardápios personalizados.  Por esse motivo, a empresa disponibiliza soluções que aliam a criatividade e eficácia, além do design que é empregado em cada peça, o que torna os cardápios dos clientes exclusivos e totalmente adaptados ao tema ou característica do local.



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