24/05/2023 às 14h34min - Atualizada em 25/05/2023 às 00h00min

Solve For Tomorrow Brasil: relembre alguns dos projetos de destaque da iniciativa, que chega à 10ª edição em 2023

Programa de educação da Samsung premiou projetos de todo o Brasil ao longo dos anos

SALA DA NOTÍCIA Edgard Moreira

O Solve For Tomorrow, programa global de cidadania corporativa da Samsung, está com as inscrições abertas para a sua décima edição no Brasil. A iniciativa é conhecida por desafiar alunos e professores de escolas públicas a desenvolverem protótipos inovadores por meio da abordagem STEM (sigla em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática), com o objetivo de estimular os participantes a buscarem soluções para desafios reais das localidades em que vivem. Desde seu início no Brasil, já impactou mais de 168 mil estudantes, 36 mil professores e 6 mil escolas públicas.

Para celebrar a décima edição e estimular os jovens estudantes brasileiros a participarem, a Samsung relembra alguns dos projetos inovadores que marcaram a trajetória do programa nos últimos anos em temas que abordam sustentabilidade, saúde, educação e infraestrutura urbana. Confira abaixo:

 

Projetos de destaque do Solve For Tomorrow Brasil

Há oito anos, mais precisamente na edição de 2016, o Solve For Tomorrow Brasil premiou um projeto que tinha como objetivo reflorestar a mata atlântica e gerar renda para a aldeia indígena Itapuã-Tupi Guarany, no Vale do Ribeira. Para isso, a equipe utilizou a implantação do cultivo de palmito juçara e pupunha pela cooperativa dos alunos.

Três anos depois, em 2019, o Solve For Tomorrow contemplou projetos de nove países da América Latina, entre eles o Brasil. A equipe brasileira, composta por alunos do terceiro ano da escola EEMTI Marconi Coelho Reis, em Cascavel, Ceará, ficou em primeiro lugar na premiação com um protótipo que une sustentabilidade e saúde. O projeto ganhou destaque com um biofilme criado a partir de folhas de goiaba (Psidium), e que pode utilizado em curativos para vítimas de queimaduras ou pessoas com lesões cutâneas.

A edição brasileira do Solve For Tomorrow em 2021 premiou equipes dos estados de São Paulo, Ceará, Pernambuco, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Naquele ano, os protótipos de maior destaque tinham relação com sustentabilidade e saúde, devido ao período de pandemia da Covid-19. A equipe da Escola EEB Bom Pastor, em Chapecó (SC), ficou entre os mais votados do Júri Popular graças ao protótipo criado para contribuir com a recuperação pulmonar de pacientes com sequelas respiratórias do vírus.

Naquele mesmo ano, a equipe da Escola Estadual Professor Sebastião de Oliveira Rocha, em São Carlos (SP), ficou em 1º lugar entre os vencedores nacionais com um protótipo desenvolvido para a produção de biogás a partir de resíduos orgânicos, visando a redução de desperdício de alimentos em ambiente escolar. Na ocasião, a professora orientadora da equipe, Barbara Guedes Rodrigues, comentou sobre a importância do programa para o sistema educacional no Brasil. “É importante não só para nós, mas para outras escolas e estudantes que precisam de um estímulo em suas jornadas acadêmicas”.

Por fim, na nona e mais recente edição brasileira do programa, realizada em 2022, o tema de sustentabilidade foi o mais abordado pelos projetos apresentados. Entre os vencedores estavam equipes do Ceará, Rondônia, Maranhão, Amazonas, Santa Catarina e Bahia. Alunos da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) Marconi Coelho Reis, em Cascavel (CE), foram os vencedores nacionais da edição com um protótipo criado para combater arboviroses e a proliferação do mosquito Aedes Aegypti. Essa mesma instituição já esteve no pódio do programa em outras edições, com equipes orientadas pela mesma educadora: Heloina Lopes Capistrano. Para ela, “O prêmio segue instigando os jovens da instituição a buscarem soluções sustentáveis para problemas reais da nossa comunidade”.

Também na nona edição, a equipe de alunos do Centro de Ensino de Tempo Integral Dom Ungarelli, em Pinheiro (MA), venceu em duas categorias do programa com um protótipo de Horta Magnética.

“Ao longo dos anos, o Solve For Tomorrow Brasil se estabeleceu como uma iniciativa responsável por estimular e dar visibilidade aos esforços científicos e acadêmicos de alunos e professores do ensino público no País. E para além disso, os projetos apresentados também promovem impactos positivos para a sociedade, sendo eles soluções inovadoras que contribuem com áreas como sustentabilidade, saúde, educação e até infraestrutura urbana”, afirma Anna Karina Pinto, diretora de Marketing Corporativo da Samsung Brasil. “Estamos muito empolgados para conhecer os projetos inscritos nessa 10ª edição, que promete ser marcante para todos os envolvidos”.

 

“A cada edição, conhecemos projetos criativos, inspiradores e conectados com os desafios do presente e do futuro. São grupos de docentes e estudantes engajados em novas experiências educativas e na busca de soluções sustentáveis”, afirma Beatriz Cortese, Diretora Executiva do Cenpec, organização responsável pela coordenação geral do Solve For Tomorrow no Brasil. “Ao reconhecer essas iniciativas e oferecer mentoria para as equipes, o programa contribui para a promoção de equidade e qualidade na educação pública brasileira”.

Inscrições para a 10ª edição do Solve For Tomorrow Brasil

Os interessados em participar da décima edição do Solve For Tomorrow podem se inscrever até o dia 12 de julho através do site https://solvefortomorrowbrasil.com.br/. É necessário que as equipes inscritas sejam compostas por no mínimo 3 e no máximo 5 estudantes do ensino médio. Clique aqui ou acesse https://solvefortomorrowbrasil.com.br/como-participar para mais detalhes sobre as inscrições.

A edição brasileira do Solve For Tomorrow conta com uma rede de parceiros, como a representação no Brasil da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO no Brasil), da Todos pela Educação e da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), além do apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e a coordenação geral do Cenpec.

Para saber mais sobre o programa, acesse o site oficial ou acompanhe o Solve For Tomorrow nas redes sociais. A iniciativa está presente no Facebook, Instagram e YouTube. Essas e outras novidades sobre a Samsung também podem ser acessadas na Samsung Newsroom Brasil.


Link
Notícias Relacionadas »