24/05/2023 às 12h32min - Atualizada em 25/05/2023 às 00h00min

Tecnologia traz benefícios a empresas brasileiras do mercado de celulose

Brasil é o segundo produtor do mundo respondendo por mais de 11% do volume mundial, atrás apenas dos Estados Unidos

SALA DA NOTÍCIA Multiconceito Comunicação
Divulgação - assessoria de imprensa
A indústria brasileira de celulose e papel está entre as 10 maiores potências globais, com 220 empresas distribuídas entre 540 municípios de 18 estados do País, segundo a Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel (ABTCP).  Como em qualquer setor industrial, a gestão de trabalhadores e fornecedores é um aspecto crítico para a manutenção e sustentabilidade das companhias.

Pensando nisso, a Clever Global, empresa de serviços tecnológicos, especializada no gerenciamento de fornecedores e terceiros, orienta a utilização de tecnologia adequada para esse processo que envolve segurança no local de trabalho, bem-estar dos funcionários, treinamento e desenvolvimento, remuneração e benefícios, saúde e segurança ocupacional e relações sindicais. “Dados do Ministério de Minas e Energia (MME) dizem que o Brasil é o segundo maior produtor de celulose, respondendo por mais de 11% do volume mundial, atrás apenas dos Estados Unidos. Esse setor nos indica uma oportunidade promissora de mercado no país e manter toda essa gestão organizada é um grande interesse das empresas de celulose”, explica Otávio Pepe, diretor Brasil da Clever Global.
 
Algumas empresas do setor de celulose no Brasil possuem programas de incentivo à educação e desenvolvimento profissional dos funcionários, o que inclui treinamentos técnicos e comportamentais, programas de liderança e gestão de equipes, além de oportunidades de promoção interna. Para Pepe, a gestão de fornecedores no setor de celulose é igualmente importante, já que as empresas precisam garantir que a matéria-prima utilizada na produção de celulose e papel seja de alta qualidade e também sustentável.

Além disso, é necessário garantir que os fornecedores cumpram as normas ambientais, trabalhistas e de saúde e segurança ocupacional. “Outra prática comum no setor é a adoção de certificações ambientais, como o FSC (Forest Stewardship Council) e o PEFC (Programme for the Endorsement of Forest Certification), que atestam que a produção de celulose e papel é realizada de forma sustentável e responsável. Essas certificações podem ser utilizadas como um critério de seleção de fornecedores, visando garantir a qualidade e sustentabilidade da matéria-prima utilizada na produção de celulose e papel. Podemos fazer e garantir essa gestão documental por meio da nossa tecnologia na Clever Global”, salienta o executivo.
 
A gestão de documentos inclui a manutenção de registros relacionados à contratação, salários, benefícios, férias, horas trabalhadas, avaliações de desempenho, treinamentos e quaisquer outros documentos relacionados ao emprego. Já a gestão de documentos para fornecedores inclui a manutenção de registros relacionados à qualidade da matéria-prima, certificações ambientais, trabalhistas e de saúde e segurança ocupacional, contratos, pedidos, faturas e outros documentos relevantes. Conheça a plataforma SerCAE, 100% criptografada, de acordo com a LGPD, que auxilia na gestão documental, minimizando os riscos associados à subcontratação de serviços.

Acesse:
Clever Global
http://clever-global.com
 
Sobre a Clever Global
A Clever Global minimiza os riscos associados à subcontratação de serviços por meio da Gestão de Fornecedores e Terceiros. A empresa espanhola, com o conceito SaaS (Software como Serviço), trabalha com plataforma online e app de gestão com foco nos fornecedores e em auditoria documental. No Brasil, desde 2012, é referência em auditoria de documentos de Saúde e Segurança do Trabalho em: Engenharia Civil – construção e obras de infraestrutura – energia renovável, distribuição de energia, mineração, indústrias, operação e manutenção de Usinas Hidroelétricas, Termo Elétricas, Barragens, Parques Eólicos ou Usinas Fotovoltaicas Solares. Para saber mais sobre os serviços visite: www.clever-global.com
Link
Notícias Relacionadas »