18/10/2019 às 09h35min - Atualizada em 18/10/2019 às 09h42min

Eventos reúnem universidades, mercado e consumidores de jogos e tecnologia no Rio de Janeiro

SIBGRAPI, SVR e SBGames trazem atrações internacionais, campeonatos e mesas redondas sobre computação, jogos e tecnologia.

DINO
http://www.sbc.org.br


Vista quase como magia no início dos anos 1990, as ciências da computação estão hoje permeando a sociedade em todos os níveis. Desde os mais complexos processos às mais cotidianas operações de Inteligência Artificial estão permeadas pela presença das ciências da computação. Não à toa, já há mais de 30 anos eventos no Brasil reúnem pesquisadores, cientistas e empresários para discutir os rumos do setor.

Os números colocam o Brasil sempre entre os 10 maiores mercados de consumo de tecnologia do mundo - não raro ocupando o "top 3" -, mas poucos sabem que aqui não só se consome muita tecnologia, mas também se pesquisa e se produz com muita qualidade e inovação.

Este mercado de mais de US$ 90 bilhões anuais de faturamento traz uma série de oportunidades e uso de mão de obra qualificada em áreas como arte, design, computação, cultura, educação e assuntos corporativos e, no Brasil, encontra espaço para ser discutida em simpósios como o SIBGRAPI, o SVR e o SBGames.

São eventos realizados anualmente pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e serão realizados conjuntamente no Rio de Janeiro (RJ). Neles, cientistas, pesquisadores, desenvolvedores e empresários se encontram para apresentar resultados dos trabalhos realizados nos últimos anos e buscar desenvolver a ciência no Brasil.

Expandindo fronteiras

Essa reunião visa expandir as fronteiras do conhecimento nas ciências da computação, especialmente no que tange à Computação Gráfica e Processamento de Imagens, Realidade Aumentada, Mista e Virtual e também na área de Games.

Segundo José Ricardo Júnior, responsável pelo SBGames, a diversão é apenas parte do processo de trabalho com jogos: - "Não há a menor dúvida sobre o quanto o poder de diversão dos jogos é fundamental, mas durante o Simpósio podemos ver as melhores práticas de desenvolvimento e como o jogo tem sido utilizado como ferramenta em áreas tão diversas quanto saúde e educação, por exemplo."

"Esse compartilhamento de vivências com outros colegas de várias localidades do Brasil e das Américas, com palestras internacionais e compartilhamento dos resultados de pesquisas e trabalhos desenvolvidos gera novas possibilidades de uso e aprimoramento naquilo que já trabalhamos em nossas pesquisas.", complementa Sinésio Pesco, organizador do SIBGRAPI (Conferência sobre Computação Gráfica e Processamento de Imagens).

É justamente a possibilidade de se conectar com outros desenvolvedores e pesquisadores que faz com que haja um "arejar" destas pesquisas e ideias, algo fundamental para o futuro da ciência e com impacto direto no dia-a-dia da população, em todos os níveis.

"Sem dúvidas, hoje as aplicações - sempre tão imersivas no entretenimento - estão ajudando no avanço de campos diversos. Dos clássicos treinamentos de pilotos de avião em caros simuladores, hoje chegamos ao ponto de aplicar a realidade virtual sobre procedimentos médicos, ajudando médicos a diagnosticar de maneira mais assertiva", revela Alberto Raposo, organizador do SVR (Simpósio de Realidade Virtual e Aumentada).

Conectando mundos

Algo que torna o encontro destas três conferências tão interessante e oportuno é a preocupação que se tem de possibilitar a experimentação dos resultados destes trabalhos de ponta desenvolvidos pelos empreendedores e universidades direto para o público final.

Para isso, a Feira 3CS Kids & Teens ocorre simultaneamente aos Simpósios, trazendo um espaço de exposições com diversas atividades para o público consumidor, permitindo conhecer os resultados daquilo que vem sendo produzido nos laboratórios acadêmicos e dentro das empresas.

Uma das principais atrações é o Festival de Jogos Independentes. Depois de uma seleção de mais de 160 jogos, o júri técnico selecionou 35 jogos que estarão sendo demonstrados ao público durante o evento. Ou seja, o público poderá experimentar jogos inéditos em primeira mão.

"É uma oportunidade única de se divertir com toda a família. Jogos em Realidade Virtual, para celulares, para computadores, para consoles e jogos de tabuleiro estarão disponíveis, muitos deles ainda nem lançados! É diversão garantida para todo mundo!", se empolga Márcio Filho, Diretor da GF Corp, empresa coorganizadora dos eventos.

Na Feira de Jogos outras atrações ainda estarão disponíveis, como a Mostra de Artes - com dezenas de trabalhos autorais sendo apresentados -, competições de games e sorteios de brindes tecnológicos.

Os quatro dias de evento devem reunir mais de 1 mil pesquisadores e empreendedores de diversas partes do mundo, além de receber mais de 10 mil visitantes no espaço aberto dos Simpósios.

Serviço

Feira 3CS Kids & Teens
De 28 a 31/10/2019
De 9h às 19h
Local: CINCO (Centro Integrado de Convenções) do Rio Centro - Avenida Salvador Allende, 6.555 - Barra da Tijuca - Rio de Janeiro - RJ
Ingressos custam R$ 40 (meia) e R$ 80 (inteira) e podem ser comprados nesse link www.bit.ly/3CSKT19

Simpósios acadêmicos SIBGRAPI, SVR e SBGames
De 28 a 31/10/2019
De 9h às 19h
Local: CINCO (Centro Integrado de Convenções) do Rio Centro - Avenida Salvador Allende, 6.555 - Barra da Tijuca - Rio de Janeiro - RJ
Os simpósios são exclusivos para estudantes e profissionais, que devem se cadastrar a partir do link http://bit.ly/3CSRJ19



Website: http://www.sbc.org.br
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