25/05/2023 às 19h27min - Atualizada em 26/05/2023 às 00h00min

Microbiota intestinal: Conheça os benefícios dos probióticos para a saúde digestiva

Diretora de Assuntos Médicos e Acesso da Danone Brasil explica a importância dos probióticos para o equilíbrio da microbiota intestinal

SALA DA NOTÍCIA FleishmanHillard | Assessoria de imprensa
Grande contribuinte para a conservação e promoção da saúde intestinal, a microbiota é composta por uma população de microrganismos que desempenham funções no trato intestinal, como proteção contra patógenos, estimulação da resposta imunológica e produção de vitaminas.

O equilíbrio da microbiota é constantemente desafiado por muitos elementos, tais como fatores ambientais (idade e estresse), doenças (por exemplo: gastroenterite infecciosa), medicamentos (antibióticos e antiácidos), e muitos outros fatores.

De acordo com Ana Grubba, Diretora de Assuntos Médicos e Acesso da Danone Brasil, felizmente existem os probióticos para exercerem uma influência benéfica sobre a microbiota intestinal. “Os probióticos são microrganismos que resistem à digestão para chegarem vivos ao intestino, e que, quando consumidos em quantidades adequadas, têm um efeito positivo sobre a saúde, especialmente sobre a saúde digestiva,” explica.

Segundo a especialista, o consumo de probióticos são benéficos para o alívio de sintomas como intestino preso, gases, inchaços e dores abdominais. Além disso, outros benefícios relacionados a esses microrganismos são a estabilização da microbiota intestinal após o uso de antibióticos; resistência gastrintestinal e a diminuição de microrganismos que causam doenças no corpo; e a promoção da digestão da lactose em indivíduos intolerantes.

Os leites fermentados e os iogurtes são os principais produtos comercializados no mundo, contendo probióticos. “A Danone produz alimentos fermentados contendo probióticos há quase 100 anos e, durante esse tempo, coletamos e preservamos 4.000 cepas de bactérias. Em 2019, abrimos nossa coleção de 1.800 cepas exclusivas para fins de pesquisa, com o objetivo de compartilhar nosso legado para o benefício de todos”, comenta Grubba.

Por fim, a especialista orienta que a adoção de um estilo de vida saudável e uma alimentação equilibrada são extremamente benéficas à saúde. “A microbiota é influenciada por nosso estilo de vida, então adotar o consumo de probióticos na rotina ajuda a proporcionar o equilíbrio necessário para o alcance de uma microbiota saudável.”

Sobre a Danone - A Danone é uma empresa global líder em alimentos e bebidas, operando em categorias com foco em saúde, tendências e rápido crescimento. No Brasil, oferecemos produtos Lácteos, à Base Vegetal e Nutrição Especializada. Com uma missão de levar saúde por meio da alimentação ao maior número possível de pessoas, a Danone visa inspirar práticas alimentares e de consumo mais saudáveis e sustentáveis, comprometendo-se a alcançar um impacto mensurável em nutrição, no social e ambiental. Desde 2021, a Danone se tornou a primeira grande empresa alimentícia no Brasil a obter a certificação B Corp™ para todas as suas marcas no país. Globalmente, a Danone definiu sua estratégia Renew para restaurar o crescimento, a competitividade e a criação de valor no longo prazo. Com 100.000 funcionários e produtos vendidos em mais de 120 mercados, a Danone gerou € 27,7 bilhões em vendas em 2022. O portfólio da Danone inclui marcas líderes internacionais (Actimel, Activia, Aptamil, Danette, Danonino, YoPRO, Nutricia, entre outras). Listada na Euronext Paris e presente no mercado OTCQX por meio de um programa ADR (American Depositary Receipt), a Danone faz parte dos principais índices de sustentabilidade, incluindo os administrados pela Vigeo Eiris e Sustainalytics, bem como o Ethibel Sustainability Index, o MSCI ESG Índices, o FTSE4Good Index Series, o Bloomberg Gender Equality Index e o Access to Nutrition Index. Até 2025, a Danone pretende se tornar uma das primeiras empresas multinacionais a obter a certificação global B Corp™.  

 
Link
Notícias Relacionadas »