22/04/2019 às 11h04min - Atualizada em 22/04/2019 às 11h12min

One Laudos explica como o raio-x ajudou a fotografar um buraco negro

Artigo da empresa One Laudos explica a relação entre o raio-x e a fotografia do primeiro buraco negro

DINO - http://www.onelaudos.com.br


A radiografia é um dos laudos mais solicitados aqui na One Laudos. Comum em salas de emergência foi essencial para contextualizar as imagens do buraco negro. Você conhece a história dele?

As primeiras fotos de um buraco negro correram o mundo nas últimas semanas.
Utilizando ondas de rádio captadas por uma rede de telescópios aqui na Terra, as imagens do Projeto Event Horizon surpreenderam a todos. O que poucos sabiam, entretanto, é que a Nasa vem estudando a mesma galáxia por quase 20 anos. Utilizando quatro telescópios, o Chandra X-ray Observatory coletou, do espaço, a radiação emitida pela M87. As imagens, reunidas, mostram a maravilhosa vizinhança do buraco negro. Uma mancha de mais de 1.000 anos-luz de radiação, coletada sem interrupções por mais de 8 horas, há alguns anos.

Quando percebeu cristais brilhantes perto de um tubo de raios catódicos, o professor universitário alemão Wilhelm Conrad Röentgen não podia imaginar a importância da descoberta. Ao perceber que, mesmo protegidos por papéis escuros, o brilho dos cristais ainda podia ser percebido, deduziu que alguma forma de energia estava sendo transferida para eles pelo tubo. Deu a esses raios invisíveis o nome de "radiação X" e continuou seus estudos. Percebeu a importância do experimento quando percebeu que a radiação ultrapassava o corpo humano e produzia imagens em placas fotográficas.

A imprensa teve um papel essencial em massificar a descoberta. Os raios x se tornaram personagens de diversos artigos e histórias, verdadeiros ou não, que cativaram o público e chamaram a atenção da comunidade científica. Essa, por sua vez, ficou muito entusiasmada com a novidade. Os tubos catódicos eram equipamentos comuns e a facilidade de replicar o experimento fez com que muitos pesquisadores abandonassem linhas de pesquisa anteriores para experimentar com os raios.

A demonstração de um comprimento de onda mais curto que a luz alterou a maneira de pesquisar a estrutura da matéria e expandiu as possibilidades de estudo na Física. A medicina, no entanto, conseguiu encontrar utilização prática para os raios x de maneira quase imediata. Após o anúncio da descoberta, radiografias foram apresentadas nos Estados Unidos e Europa. Logo após, médicos em campos de batalha passaram a usar a técnica para localizar balas em soldados feridos.

Os raios X nunca deixaram de ser pesquisados e novas utilidades surgem todos os dias. Eles são utilizados para investigar células cancerígenas, componentes estruturais de construções, como medida de segurança em aeroportos e empresas de logística. A utilização dessa tecnologia em projetos de pesquisa espacial demonstra que estamos bem longe de descobrir todas suas aplicações.

Em 1901, Röentgen recebeu o primeiro Prêmio Nobel de Física, em 1901. Certamente não imaginou a que distâncias sua descoberta levaria o conhecimento humano e sua importância para todos nós.



Website: http://www.onelaudos.com.br
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Qual sua Rede Social Favorita?

47.5%
28.0%
16.1%
7.6%
0.8%