29/10/2019 às 11h11min - Atualizada em 29/10/2019 às 11h21min

Franquia de tecnologia é negócio de família em São Paulo

O mercado de franquias continua em expansão. A Associação Brasileira de Franchising (ABF) afirma que o crescimento do setor chegou a 5,9% no segundo trimestre de 2019. Um dos segmentos que mais impulsiona o franchising no Brasil é o de Comunicação, Informática e Eletrônicos. Acompanhando as tendências mercadológicas, casal de São Paulo decide investir em franquia especializada em tecnologia e marketing digital.

DINO
http://www.hostnet.com.br
Franquia de Internet


O mercado nacional de franquias continua em expansão. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o crescimento do setor chegou a 5,9% no segundo trimestre de 2019, com mais de duas mil marcas em diferentes segmentos, em serviços e produto.

Um dos segmentos que mais impulsiona o franchising no Brasil é o de Comunicação, Informática e Eletrônicos. Particularmente, o mercado de TI no país tem crescimento previsto para 10,5% e dentre esse percentual, 6,8% está relacionado ao uso de softwares e serviços sem a necessidade de hardware (equipamentos), segundo a previsão do IDC Brasil. 

De olho nesses dados promissores, o casal Noberto Kicuti e Dulce Mary Mangueira inaugurou a Unidade São Bernardo do Campo - SP, o mais novo endereço da Hostnet, e trazem para essa empreitada, o filho Erick Kicuti. Trata-se de uma franquia de serviços de tecnologia online e marketing digital que ajuda outras empresas a conseguir mais e melhores resultados na Internet.

A localidade

São Bernardo do Campo está localizado na Mesorregião Metropolitana de São Paulo e pertence a Zona Sudeste da Grande São Paulo. É a maior cidade do ABC, uma região tradicionalmente industrial de São Paulo e que se destaca no turismo por abrigar o Parque Estadual da Serra do Mar, onde é possível ter contato intenso com a natureza; a Cidade da Criança; e a Rota do Frango com Polenta, consagrado polo gastronômico.

A história da cidade, ligada às das vizinhas Santo André e São Paulo, começou com a primeira ocupação da região em 1550. São Bernardo do Campo recebe investimento constante e é campo para grandes indústrias e renomadas instituições de ensino. 

Os sócios

Noberto Kicuti atua na área de TI há mais de 30 anos, já percorreu cargos técnicos, operacionais e de gestão. Ele é formado em Análise de Sistemas Contábeis com pós-graduação em Governança de TI. A sócia Dulce Mary Mangueira, também graduada no mesmo curso acadêmico, seguiu a trilha da área de análise de processos de negócios operacionais e administrativos. 

O analista de sistemas contábeis sempre prestou atenção nas boas oportunidades da vida e desejou, desde cedo, ter o seu próprio negócio. Como empreendedor, abriu uma empresa de consultoria de desenvolvimento de sistemas em TI em meados de 1995, trabalhou por 15 anos como gestor em duas seguradoras americanas. Recentemente abriu a  Procesys Tecnologia que tinha o foco em vendas de software de ERP (Enterprise Resource Planning) e BPMS (Business Process Management System), e que hoje adicionou ao seu portfólio, o marketing digital, área na qual desenvolveu extremo interesse.

O franqueado conta que o empreendedorismo ganhou força em suas mãos quando participou do Empretec do Sebrae, em 2015. A partir daí, Noberto abriu os olhos para novos horizontes em termos de negócios e desenvolveu maturidade administrativa e objetividade. 

Devido a sua vivência em TI, Noberto Kicuti já conhecia a franqueadora pelos serviços de hospedagem. Mas por conta do interesse no marketing digital, o empreendedor conheceu outro serviço oferecido pela rede: a automação de marketing. Com as pesquisas sobre configuração e utilização da ferramenta de automação, o Mautic, ele acabou assistindo aos os cursos online do professor Guanabara e Kauê Linden (diretor de marketing da Hostnet).

Os empresários apostam nos produtos e serviços da franquia porque eles aumentam o leque de soluções de TI para os seus clientes que só têm a ganhar. “Temos a combinação perfeita. Os projetos de implantação de software são geralmente de médio e longo prazo, já os projetos da Hostnet são de curto prazo e esse desenho enxuto de negócios nos interessa muito. Além disso, outro diferencial que  encontramos na Hostnet foi o da receita recorrente”, explica Noberto. 

Essa é a primeira vez que os sócios investem em uma franquia e esperam que seja a única. O motivo? Eles acreditam na seriedade e expertise da marca e no crescimento do negócio. Veja, a seguir, o panorama do empresário que mudou sua opinião sobre sistemas de franchising.

Não estava nos meus planos abrir uma  franquia, mas, durante o curso de Mautic, comecei a me interessar neste modelo de negócio em função do que os especialistas falavam durante o curso. E aí resolvi buscar mais informações e acabei onde estou, franqueado Hostnet.  A minha adesão como franqueado é outra prova de que a automação de marketing funciona. A minha sócia Dulce Mary é responsável pela área administrativa e de processos. Acredito que em breve o meu filho, Erick, também se dedicará aos projetos em tempo integral, uma vez que trabalha como suporte técnico e faz o curso de Desenvolvimento de Sistemas na FATEC”.

O mercado  

Sempre haverá novas oportunidades para quem quer empreender. O momento delicado que a economia do país atravessa assusta um pouco as pessoas que desejam inovar. Contudo, se inovar parece ousado demais, essa é a hora certa para investir em áreas com demanda contínua, como tecnologia da informação, e transformar e aperfeiçoar produtos e serviços preexistentes.

A franquia Hostnet é um exemplo que se enquadra bem nessa situação. Em vez de trabalhar com revendedores, a empresa de hospedagem e serviços web optou por uma expansão baseada em franchising, criando um vínculo muito rico entre a matriz e os franqueados. Um trabalho feito com seriedade, responsabilidade e comprometimentos entre as partes, que foi iniciado em 2017 e já reúne mais de 30 unidades de franquia por todo o país.  

 O custo inicial da franquia, segundo os sócios, é perfeitamente justo. E esta opinião se fortaleceu quando conheceram todos os recursos técnicos que a empresa oferece aos franqueados, como: infraestrutura, software, treinamentos, suporte, entre outros.  

A Unidade São Bernardo do Campo - SP da Hostnet acabou de ser inaugurada e já tem sonhos e metas para o futuro. O objetivo da franquia é focar em projetos de automação de marketing e daqui a quatro anos ser referência na região do ABC.



Website: http://www.hostnet.com.br
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Qual sua Rede Social Favorita?

47.5%
28.0%
16.1%
7.6%
0.8%