29/10/2019 às 13h12min - Atualizada em 29/10/2019 às 13h21min

As 6 estratégias que toda loja virtual precisa adotar para aumentar as vendas

Se antigamente uma loja física tinha como preocupação o preço praticado na região, hoje quem tem um e-commerce compete em escala nacional, tornando a tarefa mais complexa pela enorme quantidade de concorrentes que batem de frente com o público-alvo. Para isso, seis dicas de ouro mostram quais são os melhores caminhos para ganhar e fidelizar clientes, aumentar as vendas e destacar uma loja virtual no mercado.

DINO
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Se antigamente uma loja física tinha como preocupação o preço praticado pelos mesmos produtos vendidos nas lojas de sua região, hoje quem tem um e-commerce também precisa ficar de olho no que está acontecendo com os concorrentes, mas desta vez em escala nacional, tornando a tarefa mais complexa pela enorme quantidade de lojas que batem de frente com o público-alvo apresentando preços atrativos, porém a situação ainda é contornável com tecnologia e inteligência.

As melhores formas de se posicionar competitivamente em um mercado disputado envolvem fatores como o preço de custo da mercadoria, o valor do marketing feito para impulsionar as vendas, a estrutura interna da empresa (que precisa ser eficiente com o menor custo possível) e o frete. Não adianta negociar uma quantidade enorme de sapatos com um fabricante para se obter um menor custo de aquisição se a estrutura interna da empresa é onerosa ou se o marketing não está entregando resultados eficientes. O menor valor não chegará ao consumidor, tornando a oferta apenas mais uma possibilidade de compra dentre vários no mercado.

Mas uma vez com os ponteiros acertados, pode-se pensar em estratégias realmente competitivas e com reais possibilidades de ação. Leonardo Alonso do Lounge A listou algumas que são praticadas pelos empreendedores digitais e que fazem muita diferença no dia a dia das empresas.

1 - Monitoramento de preços

Como exemplo, pode-se considerar uma loja com cinquenta peças de roupas de marca e uma concorrência direta de cinco e-commerces. Para que os produtos dessa loja custem R$ 10,00 a menos que o melhor preço concorrente, os ajustes manuais diários e a navegação pelas lojas dariam um bom trabalho. E um e-commerce com mil peças e cem concorrentes? Seria impossível praticar monitorar tudo manualmente.

Neste caso, a melhor alternativa é procurar tornar a tarefa automática. Solicitar o serviço a uma empresa especializada ou a um buscador de produtos é uma excelente alternativa, pois com a automatização deste processo pode-se realizar a tarefa instantaneamente, deixando o responsável livre para se focar em outras funções. “O ambiente digital proporciona um ganho de escala na análise da informação, dando uma enorme vantagem de mercado para quem vai por esse caminho”, complementa Leonardo.

2 - Desconto no frete por valor de compra

Quem nunca comprou algo a mais na internet para ganhar aquele frete grátis? Essa estratégia funciona muito bem se o preço dos produtos estiver competitivo com o mercado. Quando o lojista parte para essa estratégia, o ideal é ter em mente que o objetivo é elevar o ticket médio (o valor médio gasto por cliente) através de um desconto em frete que faça com que o lucro adicional ao menos cubra o frete, que ficou a cargo do e-commerce. Portanto deve-se prestar atenção ao valor que deve ser aplicado a tal bonificação para que a campanha não seja prejudicial.

3 - Pontos Acumulados

Outra estratégia que bombou anos atrás no mercado de maquiagens e cosméticos e que agora está crescendo no mercado de roupas, calçados e acessórios é a fidelização do cliente por meio do acúmulo de pontos por compra realizada. O cálculo é simples, pois a loja virtual sabe que, para cada R$ 500,00 em vendas, o cliente pode levar um produto de R$ 100,00 (mas que teve um custo de R$ 50,00 de aquisição por parte do lojista). Ou seja, isso no fundo se transforma em algo próximo a um “10% de desconto” com uma roupagem voltada à fidelização.

“Ações conjuntas com e-mail Marketing são necessárias para lembrar as pessoas que elas estão próximas de um benefício incrível, mas para isso elas precisam realizar uma comprinha a mais”, completa Leonardo.

4 - Estoque x Preço

Estratégia muito utilizada por grandes lojas, a prática de um preço menor está associada à aquisição de um grande estoque, pois tal manobra permite a compra no atacado a um melhor preço. Já na situação contrária (que é quando existem poucos itens remanescentes de um produto ou este já está saindo de moda ou da estação), uma liquidação do mesmo é algo natural, pois como ele se traduz em capital parado, vale mais a pena vender o mesmo com pouco lucro e partir para novas peças com a quantia de volta ao caixa.

Uma estratégia para isso é sugerir tais produtos como compras associadas dentro da própria plataforma enquanto o usuário navega e compra os itens de interesse. Claro que o e-mail marketing e a entrada de tais itens em uma promoção relâmpago também é algo a ser feito.

5 - Promoções-Relâmpago

Aquelas promoções surpreendentes de 24 horas (e em muitos casos com um cronômetro dentro do layout do site) são excelentes para queimar estoques e subir as vendas no final de um mês parado ou de uma estação, dando fôlego para que a loja possa inovar e trazer novos lançamentos ao público.

6 - Diferenciação no Mercado

Uma estratégia para quem deseja fugir um pouco da competição acirrada por preços está na diferenciação do que é oferecido e como é oferecido. Produtos que passam por algum processo artesanal já saem na frente nesse quesito, podendo ter características que não podem ser obtidas de outra forma. Assim, roupas únicas e com um acabamento superior podem atrair um público disposto a pagar mais pela exclusividade - desde que a loja apareça para os consumidores com a propaganda correta e ainda com tudo alinhado, como a comunicação, layout e atendimento qualificado.

Misturando as estratégias e entrando em ação

Agora que as principais estratégias foram expostas, pode-se observar que muitas lojas atacam em várias frentes em campanhas verdadeiramente atrativas e sedutoras para o cliente. Pensar em uma promoção relâmpago de produtos diferenciados e que ainda dão mais alguns pontinhos (para uma troca por mais produtos na próxima compra), além do frete grátis na compra é algo a ser praticado a todo momento.

No fim das contas, o grande objetivo é conquistar o cliente na compra atual e torná-lo recorrente. Para isso, nada como quebrar a cabeça e aprender o que funciona melhor para um e-commerce, ajustando as pontas na estratégia e adquirindo experiência dia a dia.



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