29/10/2019 às 13h17min - Atualizada em 29/10/2019 às 13h21min

Franquias de tecnologia se destacam e empresário de Limeira-SP aposta no setor

O franchising no Brasil é uma opção cada vez mais atraente para quem deseja empreender. O mercado de franquias segue de vento em popa contrariando a velocidade da economia. No segundo trimestre deste ano, o faturamento cresceu cerca de 5,9% em relação ao mesmo período do ano passado .O ramo de Comunicação, Informática e Eletrônicos merece destaque quando o assunto é franquia.

DINO
https://www.hostnet.com.br/
Franquia online


Investir em franchising no Brasil é uma opção cada vez mais atraente para quem deseja empreender. Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o mercado de franquias segue de vento em popa contrariando a velocidade da economia. No segundo trimestre deste ano, o faturamento cresceu cerca de 5,9% em relação ao mesmo período do ano passado, passando de R$ 40,7 bilhões para R$ 41,1 bilhões.

O ramo de Comunicação, Informática e Eletrônicos merece destaque quando o assunto é franchising. No segundo trimestre de 2019, o segmento alcançou 1,377 bilhões, representados pela taxa de 8,5% na variação de faturamento em comparação com a mesma época de 2018. O número de unidades abertas também é expressivo, chegando a 5.165 empreendimentos entre abril e julho.

Analisando esse mercado, o engenheiro Rochester Rodrigues inaugura, em Limeira - SP, a mais nova unidade da Hostnet e já cogita expansão dos negócios. A nova franquia ajuda outras empresas a conseguir mais e melhores resultados no mundo digital.

A localidade

Limeira é um município brasileiro situado no Centro-Leste do estado de São Paulo. Possui uma área de 581 km² e população estimada, em 2019, pelo IBGE, tem 306.114 habitantes. Faz parte do complexo metropolitano paulista, e constitui um importante polo industrial do interior de São Paulo, destacando-se nas áreas de: metalurgia, metal-mecânica, autopeças, vestuário, alimentos, cerâmica, papel e celulose, embalagens, máquinas e implementos. Recentemente, a cidade (que já foi um grande centro cafeicultor no século XIX) tem foco na produção de jóias, atraindo a atenção de pessoas de todo o mundo. 

O franqueado

Morador de Araras, cidade vizinha, Rochester da Costa Rodrigues escolheu Limeira para abrir a franquia de tecnologia por conta das características do mercado de serviços para Internet na região - o município abriga muitas empresas e profissionais liberais que buscam por ferramentas, facilidades tecnológicas e marketing digital. Limeira oferece uma diversidade de agências e especialistas voltados para soluções online. Contudo, nem sempre disponibilizam hospedagem na web com a segurança do certificado digital SSL, e a alta qualidade que o cliente precisa. 

Formado em Engenharia Elétrica, Rochester trabalhou como engenheiro de automação por sete anos e ministrou aulas em uma escola técnica de automação e mecatrônica por quatro anos. Fora da área de formação acadêmica, ele atuou, por cinco anos, no ramo de vendas de diversos produtos como representante na empresa Embracon. Outra faceta profissional foi ter trabalhado 10 anos na Nestlé Refrigerados, na área de garantia da qualidade.

Empreendedorismo no DNA

O novo franqueado conta que nasceu em uma família de empreendedores. Boa parte dos seus parentes é comerciante e atua nas seguintes áreas: vestuário, farmácia, imobiliária, entre outras. Seus pais sempre tiveram loja e Rochester foi proprietário de uma representação e vendas de produtos para massagem e fisioterapia. Mais do que ter o perfil para serem empresários, ser empreendedor está no DNA da família Rodrigues.

Essa é a primeira vez que o empresário abraça uma franquia. O investidor optou por este modelo de negócio por já ser testado, validado no mercado e contar com suporte da franqueadora. Rochester já vinha estudando e procurando por uma oportunidade de negócio em franchising e a Hostnet apareceu em boa hora.

Economia brasileira e o mercado

Apesar da economia brasileira estar praticamente estagnada, o franqueado acredita que a área de marketing (no seu caso, marketing digital) se desenvolve com mais força em momentos como esse que o Brasil atravessa. “É na crise que estão as oportunidades. É nessa hora, que tudo fica parado, que o comércio mais precisa investir ”, lembra Rochester e acrescenta que o brasileiro se dá muito bem com tecnologia e a Internet é um caminho sem volta no mundo todo, e cada vez mais surgem nova formas de usar a web para negócios. “Quero fazer parte disso que ainda vai crescer muito”, completa.

Por que uma franquia de tecnologia?

Foi a paixão que motivou o empreendedor a investir em tecnologia. Afinal, depois de estudar eletrônica; engenharia com ênfase em eletrônica; programação; hardware de computadores; microcontrolador Arduino etc., era chegada a hora de transformar conhecimento em negócios. Assim, procurou por um empreendimento que unisse tecnologia web e vendas.

Ao buscar a franquia certa e analisar a proposta, o empresário sentiu-se atraído pela possibilidade de crescimento e pela diversidade de produtos e serviços a serem comercializados. O custo inicial da franquia (R$ 25 mil) viabilizou a aquisição da Unidade Hostnet Limeira - SP

Rochester participou, em agosto, do treinamento para novos franqueados, durante três dias de imersão na matriz, no Rio de Janeiro. Segundo ele, foi fundamental conhecer a empresa; colaboradores e os diretores de perto. Durante esse período, pôde absorver informações relevantes para iniciar suas atividades voltadas para o marketing digital. Além da capacitação presencial, o empreendedor realiza diversos treinamentos online proporcionados pela franqueadora.

O franqueado de Limeira mal acabou de inaugurar a sua unidade, está otimista, e  já se vê, mais adiante, expandindo a sua atuação na região. Sua primeira meta é tornar o negócio sustentável o mais rápido possível; pretende “empatar” despesas com receita já no início de 2020. E, no máximo, em quatro anos, quer abrir outras unidades; em Rio Claro e Araras.



Website: https://www.hostnet.com.br/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Qual sua Rede Social Favorita?

47.5%
28.0%
16.1%
7.6%
0.8%